outubro 04, 2012

ESTE É O DIA!


Este é o dia que o Senhor Deus fez... O dia que Deus faz é para que usufruamos da alegria e felicidade nele. E por que nem sempre somos felizes, ou alegres de verdade?
Creio eu ser por causa de nosso pessimismo. Somos pessimistas ao extremo. Olhamos a vida, o mundo e as pessoas pelo lado avesso somente. Nunca olhamos pelo prisma positivo. Pois fazê-lo muitas vezes é visualizarmos o sucesso do outro, o que tentamos a todo custo evitar. Queremos ver o mundo, a vida outras pessoas sempre no pior de si. Mas, o mundo, a vida e as demais pessoas que nos circundam têm o seu lado positivo, feliz, alegre e mavioso.
O que nos leva a acreditar que assim fazemos por olharmos as circunstâncias com nossos próprios olhos. As Escrituras nos dizem que “a candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” (Mateus 6.22-23). Deduzo, pois, que o que faz o mundo, a vida e os homens chatos, tristes ou negativos é a forma que olhamos para eles. “São seus olhos”, já ouviu esta expressão adágica? Claro.
Portanto, conclamo hoje a olhar para o mundo com os olhos do Deus que habita o nosso coração, e que nos disse assim: “Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” (Salmo 118.24). Este Deus tem um olhar amoroso, misericordioso e gracioso para o mundo, a vida e os homens, incluídos eu e você. Ame e olhe, alegre-se e regozije-se no dia de Deus!
(Rev. Maurício Nascimento)


julho 19, 2012

UM DIA FOMOS ACHADOS...

Um dia nos fomos achados. Deus sabe de todas as coisas, as guerras acontecem, as crianças são abandonadas, os mendigos passam fome, frio e necessidade, os homens vivem na mais conturbada das eras. A miserabilidade de nosso tempo é inigualável na história. Nunca em nenhuma outra época da história secular ou eclesial a tormenta foi tão intensa. Nunca em nenhum outro tempo passado pudemos ver tanto descaso com a vida, tanto desconforto com a amizade, com a comunhão, com o amor.


Escola Bíblica, nela Deus encontra muitos
que estão ainda perdidos.
Vamos fazer de nossa escola bíblica
 uma agência missionária do Reino de Deus.
Um dia fomos achados. O homem anda num turbilhão de desafetos e falta de amor. Mas ao mesmo tempo em que acusamos o homem de tantos desencontros com a vontade e a lei divinas. Também percebemos, que a máxima de que este mundo jaz no maligno é séria. Satanás continua vivo e ativo no planeta terra, embora já tenha sido aprisionado, mas ainda tem muita força e poder para fazer mal a igreja de Jesus. E este que anda em derredor, rugindo como leão tem feito vítimas por onde anda. Este, tem burlado a vigilância , até mesmo dos que creem. E, assim, tem feito um estrago nas linhas de frente do povo militante. Mas como sabemos também, ele não vencerá no final. Assim, repito, nos desacordos espirituais, culturais, eclesiais em que vivemos, um dia fomos achados.


Um dia fomos achados nas vielas secularizadas de um mundo sofrido e sofrivelmente administrado pelo homem que anda nas mãos do inimigo de Deus. Deus nos olhou e nos tiro deste lamaçal, nos lavando no sangue precioso e poderoso de Seu Filho Unigênito derramado na cruz do calvário. Interessantemente, Ele nos salvou não por nossos méritos, mas o fel por Sua muita misericórdia e por causa do grande amor com que nos amou. Por este amor indizível, inefável Deus, mudou a minha história e a sua história, nos dando vida, e esta em abundância e por toda eternidade. Deus nos livrou da sombra da morte e das trevas deste mundo para nos fazer assentar nos lugares celestiais. Um dia fomos achados, por aquele que nos amou desde antes da fundação do mundo e nos moldou conforme a Sua santa e soberana vontade, para sermos reino e sacerdotes. Um dia fomos achados, por Deus que nos criou e nos manteve desde sempre para nos salvar na cruz.


Um dia fomos achados, e cada um de nós que fomos achados e salvos em Cristo Jesus somos hoje um povo que adora somente a Deus e vive somente para glorifica-lo e usufruir de cada detalhe desta nova vida em Seus caminhos, em Seus braços e em Seu coração. Louvado seja o nosso Senhor e Salvador, que devido a um eterno amor olhou para mim e para você e em meio a tudo que seria negativo mudou histórias que somente Ele pode mudar. Obrigado Senhor por nos encontrar no conturbado mundo que jaz no maligno!


Temos em nossas igrejas, muitas ferramentas para que o homem seja alcançado pelo amor de Deus. Além da Escola Bíblica Dominical, temos os cultos de Estuda da Bíblia e de Oração. Mas a ferramenta mais extraordinariamente eficaz que Deus usará é a sua vida querido leitor(a). Uma vida de oração, de leitura da Palavra, de comunhão cristã e testemunha vivo e ambulante. Viva e mostre que Jesus é o Senhor. Mostre que UMA DIA FOSTE ACHADO! SDG.
(Rev. Maurício Nascimento)

julho 10, 2012

SÓ JESUS CRISTO SALVA!

Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador é o nosso Redentor. Ele veio ao mundo, de forma voluntária, e aqui morreu naquele madeiro com a definida finalidade de salvar o mundo. O motivo, foi puramente o amor. Um amor indizível, inefavelmente gracioso, amoroso e misericordioso.

Sem entra nos detalhes do extremo sofrimento, podemos pensar unicamente no porcesso da crucifixão. Era um doloroso proceso, ali era pregado o réu culpado para morrer. O tempo não era curto, mas longo, o processo consistia em deixar ali o moribumdo até que se exaurissem todas as suas energias, e ainda eram lhe quebrados os braços e pernas para que por hemorragia fosse ele sendo minado internamente.

Por este processo  passou Jesus Cristo. Mas antes disso Ele já se angustiva pelo sofrimento que havia de passar, não propriamente o físico, mas o emocional, psicológico. Jesus sofreu ao ponto de derramar sobre a pedra um suor semelhante a gotas d sangue. Jesus sofreu ao ponto de sentir-se totalmente abandonado naquela cruz. Jesus sofreu ao olhar para os corações ao seu redor, o que o levou a suplicar pelo perdão divino para nós, pois conhecia o nosso enganoso coração. Imagine este sofrer em comparação com o sofrimento físico, muitas vezes retratado em filmes de todas as categorias e estilos. Quem faz um file, nem sempre imagina o sofrimento psicológico emocional de Jesus o Cristo.

Mas, e hoje? HOJE continuamos com a mesma postura dos homens e mulheres de Jerusalém do primeiro século. Insensíveis ante a morte de Cristo, do Filho de Deus vivo. Hoje, nos movemos e existimos totalmente sem olhar para a cruz. Ela é o motivo de nossa paz, mas faz parte do passado, temos que viver o presente. Será? Não olhamos para a cruz porque ela não nos diz mais nada, pois vivemos isentos de um saudosismo, olhando sempre para o futuro. Mas sem o passado, jamais teremos um promissor futuro de vida eterna e abundante. Não olhamos para a cruz, pois sua história é deprimente, aparentemente é uma história de derrotas, e nós somos mais que vencedores. Mazs sem a cruz nossa vitória é somente ilusória e utópica. Não olhamos para a cruz porque ela provoca sofrimento e sentimento de culpa em nós, mas este sentimento nos foi tirado justamente pela cruz, nela foram pagas tods as nossas dívidas, tirado todo peso de nossos ombros e transferidos todos os nossos pecados e enfermidades ao Filho Unigênito de Deus, por uma amor glorioso e graciosos.

Então eu te convido hoje, refletindo nesta realidade, neste olhar para a cruz com a consciência do pecado e a certeza da absolvição graciosa por aquele sacrifício vicário, a dobrar-se ante o amoroso, gracioso e misericordios Deus e deixar que Ele resgate você através do amor redentor. Deus é amoroso e somos sim, mais que vencedores por seu amor. Nada nos poderá separar de tão grnde amor. Nada, absolutamente nada poderá nos tirar das mãos do nosso resgatador, Jesus Cristo.

Portanto, não deixe para depois, deixe o Sol da Justiça brilhar em seu coração, já! 
(Rev. Maurício Nascimento)

maio 16, 2012

A ROCHA É O LUGAR.

Existem muitas bases para que coloquemos nossas vidas. De nossa decisão de vda, quanto aos nossos valores e princípios dependem tudo o mais ao nosso redor. Uma vida colocada em Cristo Jesus certamente redundará num casamento feliz e bem estruturado e numa família cheia do viço virtuoso do coração de Deus. Cristo nos dá magníficas instruções de vida no Sermão da Montanha, mas termina nos dizendo que se desejamos consruir de forma ilusória e utópica, basta fazermos exatamente o contrário de tudo que Ele ensina (Mateus 7.26-27). Isto é construir na areia. Construir para cair, construir para o desperdício, contruir para a calamidade. escutar as Palavras do Senhor Jesus e não as viver é construir na areia.

Você pode construir em muitas bases utópicas e ilusórias sua vida, e no final terá que suportar as consequências, preste atençaõ: Construir sem ter a planta completa, é loucura. Construir a vida sobre as emoções negativas não faz sentido. Trabalhar sobre os fantasmas da dissimulação hipócrita e lúdicos é somente fantasia infantil. Invista sua vida naquilo que faz sentido, lembre-se que nossa pedra de esquina é Jesus Cristo, sobre Ele devemos deixar todas as nossas cargas e sobrecargas para termo uma vida eivada de valores e princípios do reino de Deus.

Deixe Jesus conduzir a sua vida, e Ele estará na dianteira de seu casamento e de sua família. Enfim, deixe que Jesus conduza toda sua vida para que você saiba onde está, de onde veio e para onde irá. Para que você possa como o o apóstolo Paulo dizer: "Não sou mais eu quem vivo, mas Cristo vive em mim..." (Gálatas 2.20). Deixe-se viver a Nova Vida que Jesus Cristo quer te dar, a você e a todos aqueles que se envolverem com você. Vida nova, eterna e abundante! Viva Jesus, e deixe Ele ser teu valor mais precioso e teu princípio mais ativo ante o mundo em que vivemos.
(Rev. Maurício Nascimento)


abril 26, 2012

Família, Ainda Uma Realidade? (I)


O que é uma família? A sociologia responde a esta pergunta com a seguinte definição: “Grupo de indivíduos, constituído por consanguinidade, ou adoção, ou por descendência dum tronco ancestral comum.”. O termo é um substantivo feminino que significa “Conjunto de ascendentes, descendentes, colaterais e afins de uma linhagem. O pai, a mãe e os filhos”.

Isto posto, vamos pensar em família de acordo com a criação de Deus: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne.” (Gênesis; Mateus 19.5; Marcos 10.7-8 e Efésios 5.31). Deus começa a família no casamento, desde o Éden. Para o povo judeu o casamento era uma ligação perpétua.

No testamento da graça o Senhor usa Paulo para falar sobre o casamento à Igreja de Éfeso. Ele fala do papel da esposa, do esposo, dos filhos, dos pais e estende isso aos agregados de uma Casa. A base de todo relacionamento familiar na linguagem paulina é sempre o respeito.

A submissão, o amor, o não levar os filhos a ira, a obediência são todos sinônimos de respeito. O que deve reinar no seio da uma família é o respeito um pelo outro. Respeitar o espaço, as idéias, opiniões do outro. Marido é esposa são uma só carne, portanto a ordem é a regra áurea da Palavra de Deus para vivermos bem com todos, principalmente com o cônjuge: “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas.”   
                                 
(Rev. Maurício Ferreira)

abril 12, 2012

CRISTO É VIDA DE VERDADE.

Outro dia ouvi a seguinte frase: "Sei que não podemos mudar o princípio, mas certamente podemos mudar o final". Esta frase tinha algo que ver com a política de nosso país no nosso tempo, da roubalheira, corrupção. Na verdade vivemos um tempo muito conturbado na área da política. Mas o que desejo não é falar com você de política, mas de vida humana correntemente natural.

Na vida espiritual nós também passamos pelo mesmo dilema de não termos autonomia do quando e onde vamos começar nossa caminhada natural de vida. Podemos viver muito tempo, mas nunca mais controlaremos o ontem, mas sempre o amanhã. Nascemos sem saber em que lar viveremos. Crescemos sem saber onde na verdade chegaremos como pessoas. Passamos pela primeira, segunda e terceira infância e vemos muitas coisas acontecerem, sem a consciência das consequências da nossa história. Adolescemos e vivemos em busca do rumo certo, aquele que nosso coração almeja, sem conseguirmos nos definir em muitas coisas que vemos os outros decidirem por nós. Tornamo-nos jovens e caminhamos para a vida adulta com a certeza de que as vitórias e derrotas nos fazem um pouco melhores pela conscientização empírica, ou piores dependendo de nossas reações ante as dificuldades circunstanciais que vivemos.

A vida é especialmente um processo em que caminhamos cada um de nossos dias sem imaginar que existe um final. Este pode ser trágico se simplesmente seguirmos o curso de nossa existência natural. Mas e ao mesmo tempo pode ser melhorado em nossas perspectivas se olharmos para alguns eventos importantes e extremamente relevantes para a paz de nosso coração hoje e já. Olharmos para o natal e vermos nele o nascimento de Jesus Cristo o Salvador do mundo. Olharmos para a cruz, sofrimento, paixão e morte de Cristo Jesus e vermos nele o Salvador do mundo. Olharmos para a páscoa cristã, para o domingo da ressurreição e vermos no Cristo redivivo nosso amado e suficiente Salvador. Olharmos para o céu e dentro do que é fé, visualizarmos o Cristo vivo assentado a destra do Pai a interceder por nós. Olharmos para o porvir e vermos o nosso Rei Jesus, Rei dos reis, vindo em glória para julgar os vivos e os mortos espirituais. Certamente, nos lembrarmos que o grande Deus disse a Nicodemus que todo aquele que acreditar em seu Unigênito Filho estaria liberto da morte para viver pela eternidade. Sintetizando, se olharmos para Jesus Cristo e sua completa obra redentiva, poderemos ver que realmente nada podemos fazer em relação ao passado, mas em relação ao futuro continuamos passivos em tudo que acontece.

Que desejo dizer com tudo isso, repetindo a frase que anteriormente citei, “não podemos mudar o começo, mas certamente poderemos mudar o final”, nós não ditamos a nossa existência sobre a face da terra, mas se crermos no soberano e grande Deus, certamente nossa vida poderá ser mudada para melhor. Assim, mudo o adágio dizendo assim, amigo, não podemos mudar o começo de nossas vidas, mas se crermos em Cristo Jesus, certamente poderemos vislumbrar um presente cheio de graça e nosso final será mudado com certeza. Não mudamos o começo, mas Deus bendito e eterno muda a nossa vida para sempre nos colocando no caminho da vida eterna. Aleluia. SDG.
(Rev. Maurício Nascimento)

março 10, 2012

Bispo Robinson Cavalcanti e esposa assassinados a facadas. Filho é suspeito

"O bispo diocesano da Igreja Anglicana, cientista político e professor aposentado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Dom Edward Robinson Cavalcanti, de 64 anos, e a esposa dele, a professora aposentada Mirian Nunes Machado Cotias Cavalcanti, também de 64 anos, foram assassinados na casa da família, na Rua Barão de São Borja, número 305, em Jardim Fragoso, Olinda, na noite do último domingo (26).
De acordo com a policia, o autor do crime é o filho adotivo do casal Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 29 anos. O homem morava nos Estados Unidos desde os 16 anos de idade e teria voltado ao Brasil há cerca de 15 dias depois de ter sido preso no país estrangeiro várias vezes por envolvimento com drogas e outros delitos. Eduardo estava passando por um processo de deportação.
Os corpos já foram necropsiados pelos peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) no Recife. Segundo a polícia, o bispo sofreu três facadas e a esposa apenas uma, na altura do peito esquerdo. De acordo com familiares, o corpo do religioso devem ser sepultado na próxima quinta-feira na Catedral Anglicana de Boa Viagem, como pedem os rituais da igreja. Esta tarde, a família tem reunião com os representantes da igreja para tentar adiantar o enterro. Segundo os parentes, a professora Miriam teria revelado o desejo de ser sepultada no Cemitério Morada da Paz, no Paulista.
Segundo o reverendo Hermany Soares, amigo da família, quando Eduardo chegou ao Brasil, ele foi buscá-lo no aeroporto e ainda no desembarque teria perguntado onde poderia comprar uma arma.
Ontem pela manhã, o rapaz saiu de casa, foi beber na praia e voltou à tarde. À noite, foi visto amolando uma faca na frente do portão de casa.
Na noite de ontem, horas antes do crime, o bispo, a esposa e o filho foram juntos ao culto. Na ocasião, o religioso falou aos fieis sobre a alegria em ter o filho de volta à casa, lembrando que aquele era o primeiro culto após a chegada de Eduardo ao Brasil.
Por volta das 22 horas, Eduardo começou a discutir com o pai, pegou a faca e golpeou o idoso. A mãe foi defender o marido e também foi esfaqueada.
O bispo Robinson morreu no quarto. A mãe ainda foi levada para o Hospital Tricentenário, em Olinda, com uma facada no peito esquerdo, mas já chegou morta. Após o crime, Eduardo tentou cometer suicídio ingerindo uma substância ainda não identificada e desferindo vários golpes de faca no próprio peito.
Eduardo foi levado para o Hospital da Restauração (HR) por uma viatura da Polícia Militar e permanece internado na Unidade de Traumas. Está respirando com ajuda de aparelhos. Seu estado de saúde é considerado grave pelos médicos e ele não tem previsão de alta.
Segundo informações de parentes, o bispo Robinson foi o coordenador regional da primeira campanha do ex-presidente Lula para presidente da República, que, inclusive, o teria visitado em casa depois de eleito. O bispo também foi candidato à deputado federal e proferiu palestras na Organizações das Nações Unidas." 
[Extraído da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 27/02/2012 | 07h36 | Tragédia]

fevereiro 22, 2012

JESUS CRISTO VOLTARÁ...

Jesus Cristo está voltando. Uma afirmação que assusta muita gente. Interessantemente, mas ao mesmo tempo alegra aquele que está sob a égide do altíssimo e conduzido em sua vida pelo Espírito Santo, nosso Emanuel. Você já pensou no fim do mundo, dos tempos, da vida? Se sim, amém, espero que com alegria aguarde este grande acontecimento. Se não, cuidado, pode ser que seja pego de surpresa e isto não será bom.


Jesus Cristo irá voltar, do mesmo modo com o viram subir, diz-nos as Escrituras (Atos 1.11). Resta-nos, portanto acreditar que o mesmo Deus de ontem é o Deus de hoje e o será eternamente. Portanto, o mesmo Deus que ressuscitou a Cristo Jesus é o mesmo Deus que nos conduz hoje e nos aguarda no céu, por onde só poderemos ir pelo único, novo e vivo caminho: Jesus Cristo, o Filho Unigênito dele. A parábola do filho pródigo diz que Ele, o Pai está no caminho, o Filho, a nos aguardar. Portanto a expectativa de Deus é encher o seu coração de fé para que você creia e crendo você caminhe por estas trilhas estreitas, mas com destino certo.

Você já pensou na sua morte? Não, é bom pensar. Mas por quê? Morrerei em breve? Pode ser que não, todas as estatísticas dizem isso, mas a morte além de uma grandiosa certeza em nossa existência é também uma tremenda incerteza. Sabemos uma coisa, morreremos, não sabemos uma coisa: quando? Portanto, prepara-te Israel, para te encontrares com teu Deus, podemos dizê-lo para o crente (Amós 4.12), mas o mesmo destino não podemos dizer ao homem natural e ainda sem o céu como destino. Mas o bom deste versículo é que ele nos coloca ante a graça do Senhor, é um alerta, para que o homem se prepare. Ainda existe graça no coração divino. Assim, podemos continuar ouvindo o catador de sícomoros e boieiro Amós em sua profecia exortativa ao povo rebelde: “pois assim diz o Senhor à casa de Israel: buscai-me e vivei.” (Amós 5.4).

Portanto, repito: Jesus Cristo está voltando, enquanto é tempo, volte-se para a graça maravilhosa de Deus e usufrua todas as bênçãos espirituais que dela advém. Olhe para a cruz enquanto é tempo, e receba dela a verdade redentora e libertadora em Cristo Jesus. Olhe para a cruz e creia que nela, o Filho Unigênito foi pregado por você e por mim, expiando todos os nossos pecados e nos reconciliando com Deus. Deus fez a obra e nós só precisamos reconhecer a sua graciosa misericórdia e amor e crermos, pois todo aquele que nele crer... Para que não mais morramos, mas tenhamos vida eterna (João 3.16).

Portanto, mais uma vez repito, a volta de Cristo é iminente, não demore a deixar que Ele encha seu coração do gozo e alegria da salvação, pois não existe outro caminho (Atos 4.12), só Jesus Cristo salva (João 14.6). Ninguém e também nada mais. Prepare-se para receber dele no último dia o tesouro prometido “Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” (Mateus 25.34).

Quero com tudo isto alertá-lo para os tempos! Pode ser que seu esteja acabando, não morra para a morte, mas morra para a vida em Cristo. SDG!

(Rev. Maurício Nascimento)

fevereiro 17, 2012

MORRE UMA FLOR NO JARDIM DE DEUS.

Quanto de vida você já viveu? 80 anos? Um pouco menos, um pouco mais? Podemos ser também radicais do outro lado, perguntando: 18, 19 anos? Menos ou mais? É muito complicada a vida, é muito tormentosa também. A lógica nos diz que os filhos devem enterrar seus pais, os mais novos devem sepultar os mais velhos na linha familiar genealógica. Mas alguns acontecimentos contradizem esta lógica, pois o mundo e a própria vida é ilógica.


Há três dias estivemos numa cidade que foi pastoreada por nós em dois mil e sete e dois mil e oito, nos alegramos, estivemos com famílias muito queridas, revimos gente que lá ficou pré evangelizadas. Estimulamos, reanimamos, exortamos, como é comum os pastores fazerem ao rever gente querida. Tivemos recostadas em nosso colo jovens que eram adolescente adolescentes que eram crianças, crianças que eram mais tenras, irmãos que certamente respondem ao nosso sentimento com os mesmos sentimentos. Como foi bom aqueles três dias que ali passamos. Como foi reconfortante para nosso ministério. Mas...

Sim, infelizmente, neste episódio tem um, mas. E o, mas tem um nome: Allana Lívia, Quinta-feira, dia 16 de fevereiro, por volta das quinze horas, inusitadamente recebemos a notícia de seu falecimento. Deus a havia promovido à Sua glória havia poucos minutos. Não acreditamos, a primeira reação foi confirmar. Confirmou-se. A segunda reação: foram às lágrimas, copiosas lágrimas pela perda. Em nosso coração foi como se uma filha houvesse nos deixado. Sofremos por tudo.

Com este relato o que desejo dizer é: a vida é como a erva que a noite viceja e pela manhã, seca e morre. O tempo passa, nós voamos. Somos passageiros, da vida e nas mãos do Criador. Deus dá e Deus tira. Não podemos viver o amanhã, pois ele é uma incerteza. Perdemos a Allana Lívia, mas Deus a sustem em suas graciosas mãos. Não digo isso por desconhecer a teologia reformada, e que confesso, digo por ternura de um coração de pai emprestado, que está sentindo muito tudo que se passa. Dói, dói muito esta perda, mas ao mesmo tempo em que assim sinto, penso também nas promessas do Criador. Penso na fé que podia sentir no coração da Allana. Penso no conforto que é poder acreditar que Deus é quem levou, pois tudo está em suas soberanas mãos, (João 6.45-59).

(Rev. Maurício Nascimento)

fevereiro 16, 2012

COMO DEVEMOS SER?

Ser cristão é ser servo de Jesus em e com tudo que se requer de um servo. Sempre que pensamos no cristianismo o relacionamos a Cristo e isto quer dizer que o cristão tem uma relação direta com o redentor e salvador Jesus Cristo. Cristo, olhando para o sermão do monte, nos coloca diante de qualificações e direcionamentos ético cristão que devem nortear a vida da Igreja dele, e consequentemente a vida daqueles que são os componentes desta Igreja segundo a seu coração.


Portanto, quando se pensa, por exemplo, nas bem aventuranças o cristão se vê ali qualificado de uma forma que somente aquele que sonda mentes e corações poderia qualificar, ou melhor, direcionar rumo a Sua Santa e Soberana vontade. Jesus conhece tudo acerca do ser humano, e utiliza nesta porção bíblica a sua perspicácia para direcionar, tampouco, sem obrigar, mas didaticamente ensina o caminho que se deve trilhar. Assim, com as bem aventuranças Jesus está dizendo para o cristão como deseja que seus servos o sigam e façam de Sua Igreja um lugar de adoração e oração com o coração.

Ao olahrmos as flores percebemos o quanto Deus nos ama,
cuida e protege.
Como devemos ser é uma questão que todo cristão deveriam levantar para si mesmo. Como devo ser? E olhando o texto em tela poder concluir que Jesus traça o perfil do crente de uma forma sublime e prática. Como devemos ser para com Deus? Humildes de espírito, reconhecendo que somos perdidos pecadores e Deus é amorosamente gracioso e isto faz com que o crente aproxime-se do Senhor com toda humildade do servo. Somos servos não senhores. Deus é o único, suficiente e esplendente Senhor da terra tudo que nela há e todos os que nela habitam. Devemos ser também seres reconhecidos que sabem a situação de vida que vivem como herdeiros e filhos de Adão. Isto faz com que nosso coração gema e sofra, e chore ante ao pecado e da condição de pecadores, o que leva o verdadeiro cristão a confessar seus pecados diante do trono, o qual ele aproxima-se a cada dia. Ou a cada instante de vida, em que nossas mentes viajam até diante do trono do altíssimo. Ainda, devemos ser para com Deus também expectantes confiantes por em tudo dele dependemos. Se vivemos, para o Senhor vivemos, se morremos para o Senhor morremos, quer, pois víamos ou morramos somos do Senhor, diz-nos o apóstolo Paulo. Assim, sejamos em tudo dependentes do Pai e confiantemente aguardemos a promessa dele se cumprir em nossa vida. A mansidão se expressa nesta confiança dependente do Deus de nossas vidas. E por último, devemos ser em relação a Deus ardentemente carentes de Sua glória e justiça. Devemos desejar Deus, querer a presença divina em nossas vidas, anelar pela grandeza, glória e justiça do Criador todo dia e o dia todo.

Somos pecadores, mortos em nossos pecados e delitos, que foram graciosamente redimidos pelo amoroso, Senhor e Salvador na cruz do Calvário. Hoje, conscientes disso, instruídos por Jesus nos aproximamos do trono de graça com humildade, humildes reconhecemos nossa condição de pecadores e confessamos nosso pecado ciente de que a promessa divina se cumprirá expectamos confiantemente seu desenrolar e a cada dia sabedores do amor, misericórida e bondade do nosso fiel Senhor desejamos mais e mais a Sua santíssima e soberana presença em nossa vida. Portanto, querido leitor e querida leitora, caminhemos conscientes de que o Senhor está conosco, abençoando todo dia. Assim, vivamos com a força e o poder do Espírito Santo que habita nosso coração.
(Rev. Maurício Nascimento)

janeiro 01, 2012

2012 - A VIDA CONTINUA...


Nós somos um povo que gosta de esperar. Esperar é olhar para o futuro, um futuro que pertence a Deus, um futuro que nos é somente uma incógnita agora, um futuro que faz parte de nosso subconsciente. Poderíamos viver o amanhã agora? Não! Podemos viver o ontem, hoje? Também não! Portanto, constatamos a cada dia que somente podemos  viver o momento presente. Na verdade o instante presente. Fora disto não existe como vivenciarmos.

Sabe de uma coisa, tudo fica mais fácil quando chegamos a esta conclusão. Pois passamos a viver de acordo com a realidade de cada momento. Talvez um dos grandes males de nossos dias é a velocidade da informação, o que nos faz pensar que podemos adiantar ou procrastinar o tempo. Que nos faz pensar que somos donos do tempo. Não somos e a cada instante que vivemos constatamos isso.

Deus fez tudo perfeito, e neste tudo se inclui o tempo. Cada segundo, minuto, hora, dia, semana e ano. 2012 será um ano bissexto, um ano em que contamos um dia a mais, o que acontece de quatro em quatro anos. Um fenômeno da natureza que o homem não conseguiu mudar. Porque cada dia tem seu tempo, cada ano tem seus dias e assim de forma sucessiva e locupletante. Tudo acontece de acordo com a determinação divina.

Enfim, a cada instante que vivemos, vamos constatando que a vida continua, e sabendo que no próximo instante, como agora, Deus está na dianteira de nossos passos. Nosso próximo passo será de acordo com a vontade de Deus e ele somente acontecerá se for da vontade do Pai. Mesmo para aqueles que não acreditam que Ele exista. Assim, queridos e queridas, vamos começar este ano com uma certeza: se Deus é por nós (Romanos 8.31), então a nós só cabe a expectativa das grandes bênçãos que temos pela frente (Êxodo 14.13).

Assim, amados leitores de nossos posts, vamos olhar para 2012 a partir de agora, vivendo o hoje, dia primeiro de janeiro de 2012. Viva bem o hoje, e espere pelas grandes bênçãos que Deus tem para seus servos e servas. Hoje, vamos ouvir também o que diz Josué, servidor de Moisés, diante do Jordão, prestes a entrar na terra da promessa, ao povo de Deus: “...visto que, por tal caminho, nunca passastes antes... santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.” (Josué 3.4-5). Aleluia!
(Rev. Maurício Nascimento)