abril 26, 2012

Família, Ainda Uma Realidade? (I)


O que é uma família? A sociologia responde a esta pergunta com a seguinte definição: “Grupo de indivíduos, constituído por consanguinidade, ou adoção, ou por descendência dum tronco ancestral comum.”. O termo é um substantivo feminino que significa “Conjunto de ascendentes, descendentes, colaterais e afins de uma linhagem. O pai, a mãe e os filhos”.

Isto posto, vamos pensar em família de acordo com a criação de Deus: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne.” (Gênesis; Mateus 19.5; Marcos 10.7-8 e Efésios 5.31). Deus começa a família no casamento, desde o Éden. Para o povo judeu o casamento era uma ligação perpétua.

No testamento da graça o Senhor usa Paulo para falar sobre o casamento à Igreja de Éfeso. Ele fala do papel da esposa, do esposo, dos filhos, dos pais e estende isso aos agregados de uma Casa. A base de todo relacionamento familiar na linguagem paulina é sempre o respeito.

A submissão, o amor, o não levar os filhos a ira, a obediência são todos sinônimos de respeito. O que deve reinar no seio da uma família é o respeito um pelo outro. Respeitar o espaço, as idéias, opiniões do outro. Marido é esposa são uma só carne, portanto a ordem é a regra áurea da Palavra de Deus para vivermos bem com todos, principalmente com o cônjuge: “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas.”   
                                 
(Rev. Maurício Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário