junho 22, 2010

O QUE REALMENTE DIGO QUANDO DIGO "OBRIGADO"!

"No Português, Obrigado é um adjetivo que significa: forçado, coagido por lei, norma, necessidade ou uso; obrigatório, inevitável. Podemos recorrer a exemplos como: Somos obrigados a trabalhar para sobreviver. Somos agradecido, grato, ficamos em dívida, assumimos obrigação, ou ainda - Obrigada, fiquei encantada com a prenda. Pode ser ainda simplesmente uma interjeição: obrigado, agradecido: O meu obrigado! Em Moçambique é "kanibambo". Em Alemão é "danke" (de). Em Finlandês : kiitos (fi). Em Francês : merci. Em Inglês : thank you, thanks, etc. Etimologicamente, obrigado é o particípio passado de obrigar. No sentido de grato, agradecido, terá resultado da simplificação e redução de uma expressão semelhante a: Fico obrigado a (= sinto-me na obrigação de) retribuir o favor. Daí a flexão que se mantém: obrigado, obrigada, obrigados, obrigadas. Contudo, cada vez mais há quem defenda que obrigado evoluiu para interjeição, sendo então invariável." (pt.wiktionary.org/wiki/obrigado).

Busquei esta pesquisa para ver o que significa este é um outro termo que para nós, como alguns defendem tornou-se somente uma interjeição, mas que na verdade se aprofundarmos veremos que a origem nos leva a uma obrigação real quando dissermos o termo "obrigado!".

A gratidão, é uma dádiva qualificativa daquele que reconhece a ação de alguém por si e o torna cativo de uma obrigação de responder de alguma forma ante seu benfeitor.

Pensando assim, me volto para o nosso relacionamento com Deus, nosso Criador, Senhor, Pai e Salvador. Aquele que não poupou Seu próprio Filho, levando-O à cruz em lugar do pecador apartado de Deus e sem norte existencial. Deus que em Sua infinita e maravilhosa Graça nos olha com um amor indizível e inefável e compassivamente nos atende em nossa maior necessidade, pedão e reconciliação com Ele para sempre.

Dai, ficamos certamente com a obrigação de responder a Deus com nosso louvor, adoração. E em gratidão coloquemo-nos na posição de libação ante o trono de graça: "Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus." (Romanos 12.1 - NTLH).

OBRIGADO em uma relação natural é nos dipormos a devolver ao favor a nós oferecido. Diante de Deus, olhando para tudo que Ele fez pela humanidade, e consequentemente por mim e por você, só temos uma forma de viver: obrigados!

Fiquemos, pois com a obrigação de nos voltarmos para a cruz, para o ato remissivo de Jesus e vivamos uma vida de louvor, adoração como seres gratos àquEle que nos amou desde antes da criação do mundo.

Portanto, amado e amada vamos nos colocar diante do Trono com a consciência da vida eterna, e assim conscientes de que nossa vida eterna, nossa salvação e nosso futuro estão garantidos porque alguém nos amou de forma muito graciosa, Deus, fazendo por nós tudo que o Excelentíssimo Pai desejou fazer para a coroa de Sua Criação, porque Ele nos criou para nos salvar, para nos redimir. Agradeçamos ao Senhor por tudo que Ele fez, faz e há de continuar fazendo. Obrigados, Deus pelo Seu inefável amor por nós! SDG!
(Rev. Maurício Ferreira) 

2 comentários:

  1. I am extгemelу impressed with your ωriting
    ѕkillѕ as well aѕ with the layout on your wеblog.
    Is this а paid theme or did yοu сustomize it yourself?

    Anyωay kееp up the exсellent qualitу writing, it is
    raге tо ѕee a nice blog like thiѕ οnе tοday.


    Also vіsit my page: Http://Www.Sfgate.Com/Business/Prweb/Article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-Or-4075176.Php

    ResponderExcluir
  2. Wynette filed crisis management firm for divorce in 2001.
    Editors receive about 300 press releases a day, sharing the workload
    and remembering to carry out their mission ethically and professionally.
    The public relations firms have to let the public know
    that crisis management firm the good outweigh the bad, and they have to ensure what one their clients are not marred by scandal.
    As his views would place him comfortably in front of him.


    My web site - crisis management firms

    ResponderExcluir