março 11, 2010

VAMOS VIVER HOJE PROJETANDO UM BELO AMANHÃ!

A senhora Dilma Roussef, foi escolhida pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para concorrer ao pleito presidencial em 2010 e governar, se eleita, de primeiro de janeiro de 2011 a trinta e um de dezembro de 2014. 

De quatro em quatro anos, desde 1985, com surgimento da Nova República, sob a batuta proeminente de homens como Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, Franco Montoro, Leonel Brizola, Teotônio Vilela, José Richa, Mário Covas, Sobral Pinto, Raymundo Faoro e Celso Furtado. Com o movimento "Diretas Já" que acompanhei pela TV, quando estudantes com as caras pintadas se insurgiram e gritaram para o mundo que brasileiro não é palhaço. Estive nesta história. No movimento em 1964, com uma mui tenra idade, nada sabia do mundo e da vida. Depois começando a se abrir os olhos políticos e vendo, e "admirando" o Sr. Emílio Garrastazu Medici, por aparecer muito a TV, eu não prestava atenção ao que ele falava, mas gostava de ver meu presidente quase todos os dias na TV, que eu, eventualmente, assistia na casa dos vizinhos. Evidentemente, quando se abriram totalmente os olhos políticos pude ver que ele nada de bom trazia ao povo brasileiro, pois ele falava da liberdade tolhida e dos atos institucionais impostos arbitrária e hierarquicamente sem a mínima visão democrática. Depois participei de longe da chamada redemocratização nacional, que já citei no princípio deste post.

Outros candidatos surgirão, até mesmo porque fazemos partes dos países democratizados e multipartidários, gente com reais pretensões outros com interesse apenas de aparecer no cenário político nacional, para pleitear algum cargo num patamar mais baixo depois. Isso é democracia. Democracia é Forma de governo na qual o poder emana do povo. É um substantivo feminino conforme definido pelo Michaelis. Por isso, por causa dessa definição da democracia, concluimos incoclusamente que só se poderá mantê-la se cada cidadão brasileiro cumprir o seu papel, escolher, é você povo, é você gente quem escolhe os governantes de seu país, atente para isso. 

O que ouvimos é as pessoas dizerem que estão decepcionadas com os políticos e consequentemente com a política, e isso acaba refletindo no senso político inerente em cada ser. Não podemos nos desiludir com o Ser Humano, pois ele nada tem a nos dar que seja irremediavelmente plausível. O homem é falho, narcisista, egoísta, pragmático quanto ao eterno e se acha autosuficiente. O Ser Humano é egoisticamente individualista. Quando ouvimos este tipo de argumento o que inferimos é que a desilusão se dá por não se ver reverter nada para o desiludido. Sua desilusão não é porque o país está sendo subtraído em seus numerários pela corrupção descabida e institucionalizada. Não é também porque exista uma grande desajuste social, tampouco porque nossas reservas naturais estão sendo negligenciadas. Assim, a desilusão se dá por um ato egoísta do desiludido. Com isso chego ao ponto de pensar em inveja, por falta de competência ou por falta da oportunidade de estar lá no lugar daqueles que usufruem positiva ou negativamente com o que temos de pecúlio patrimonial diverso.

Que pena!

Gostaria de ser ouvido em meu clamor para poder pensar que ainda existe esperança para o povo brasileiro. Clamo para que o povo, o povão, que exerce sua cidadania através do voto, VOTE. Vote com sensatez; vote com a certeza de que seu voto poderá fazer diferença no futuro do país; vote pensando em seus filhos, na sustentabilidade de nossas reservas e na sua conscientização de que política não é feita para si, mas para o coletivo. Clamo para que nossos políticos, independente de quem seja eleito voltem seu olhar para seu ofício como um ministério dado por Deus. Pelo Deus que ama o mundo criado, tudo que nele há e todos os que nele habitam. E exerçam bem o seu mandato, olhando para o país, para as pessoas, para o ministério (serviço) que está em suas mãos para ser bem administrado, com a sua vida e com aquilo que não lhe pertence. Rogo para que cada brasileiro reconheça, que não sabe em que país vive, não sabe o que seu país defende o cenário político mundial, não sabe para onde estamos indo como país instituído e formado hoje, perceba o quão importante ele será se buscar saber cada uma das verdades acima exaradas. Rogo para que cada brasileiro cumpra seu papel político neste ano e em sua vida cotidiana de forma a saber que um voto, o "seu voto" faz diferença, embora pareça que não.

Por isso meu irmão e minha irmã, não deixe de exercer a sua cidadania, ainda temos algum tempo para pensar e analisar, muito bem, cada candidato, cada pessoa envolvida na política, para que a nossa decisão seja tomada com sensatez e não simplesmente a loucura politizada e inconsciente do hoje em que vivemos, vamos nos politizar da forma correta. Pense, você tem liberdade de escolha política, para sempre? ou ainda? Vamos viver o hoje projetando uma belo e mavioso amanhã, uma vida melhor para nossos filhos e netos, mas para que Deus se agrade de nós! SDG!
Deus continue a te abençoar! 
(Pr. Maurício Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário