Interessantemente, a algumas centenas de anos atrás um sábio pensador, chamado Carl Marx, disse ser a religião o ópio do povo. Ele acusava a alienação que supostamente, muitas vezes, a religião parece promover. Pensava naqueles que olham para a religiosidade como a salvação da humanidade. O cristão geralmente não admite isso, mas em algumas vidas alienadas, num mundo alucinantemente ativo, isto é uma realidade. Agora vemos o cristão combatendo estas festas seculares. Acham que são alienantes, contra a cultura que edifica o homem. o que você acha?
Eu concordo que estas festas, sim, são o ópio de um povo descerebrado. Elas alienam o ser humano comum não pensante que esquece da vida para curtir o carnaval, ou para assistir ao BBB, seja ele que número for ou até mesmo a uma partida de futebol. O interessante é que no Brasil estes programas vão indo adiante porque dão ibope, geram altas receitas para quem os promove, salários astronômicos num mundo miserável. São milhões de ligações a cada semana para a emissora que promove o BBB. São milhões de centavos que caem sobejamento nos cofres da central telefônica e da rede que comandam o programa. Mas também são milhões e milhões de olhos e mentes engessadas que assistem-no diariamente, perdem, literalmente, seu tempo sem nenhum benefício para sua mente ou vida. Carnaval tem a mesma conotação. Tem pessoas que vivem dele. E tem gente que vive para ele. Se anulam, deixam de olhar ao redor, deixam de crescer na vida, deixam de viver completamente para viver para o carnaval. Pagam milhares ou talvez milhões de reais para dele participar. Passam o ano todo trabalhando para gastar no carnaval, viver quatro dias e morrer na quarta-feira de cinzas como a fictícia "Maria" do samba do poeta. Será que é mesmo a religião a alienar o povo, dando-lhe uma esperança de vida para um futuro próximo ou remoto? ou não serão esta festas, incluindo o futebol, que tiram do ser humano a real esperança de vencer e ganhar um prêmio que pode durar a vida toda ou acabar em alguns anos se não for bem administrado? Não serão estes fatos que mudam a história da humanidade para pior? não será o desejo ávido e extremamente ganancioso pelo dinheiro o que atrapalha o caminho do homem? Não será o fato de se tornar fã de um sujeito que nada faz, que se enclausura numa casa e realiza os atos mais vis para suplantar o adversário, tornando-se até mesmo seu inimigo, que desfavorece o ser humano de nossos dias?
Eu sinceramente, penso que o pensador do passado tinha uma parcial razao, não pelo fundamento religioso em si, mas pelo homem incauto que se adere à religião. Precisamos aprender a ponderar. Ponderar sobre tudo que nos caia nas mão, ou nos penetre os ouvidos. Ponderar sobre a vida, sobre a dádiva de existir que recebemos desde a criação do mundo. Mas, também, penso que o homem hodierno vive a fugir da realidade contemporânea. Quando não se afunda nas drogas, quando não se envolve com uma desenfreada vida sexual, ele busca o voyerismo, e fica "espiando" os outros fazerem o que ele gostaria de fazer, mas nao tem coragem, de fazer ou assumir.
Por isso me vejo em meio a festas que nada produzem de bom na vida do ser humano. Você que tem massa cinzenta, seja esperto, tente não se envolver com o que nada pode trazer-te de bom. Seja inteligente e fuja da aparência do mal. Seja esperto e pense bem nas suas opções de vida, e opções de escolha e nas consequências de toda e qualquer decisão que tomar. Lembre-se você tem o comando de seus atos, de seu corpo, de seu coração, e nunca o contrário. Quero lembrar-te que tens uma ponte a ser transposta em sua existência, a ponte da sabedoria (Leia Provérbios 9.10)! SDG!
(Pr. Maurício Ferreira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário