novembro 04, 2009

IGREJA REFORMADA SEMPRE SE REFOMANDO.

A igreja de Jesus começou com Jesus e seus discípulos. Sem templo, sem normas ou regras a não ser comungar e batizar os conversos.

Ela foi crescendo, e depois da morte de Jesus Cristo e sua ascensão aos céus, ela expandiu-se pela graça e misericórdia divina de uma forma inimaginável ao senso humano comum e simples. Três mil, cinco mil e em pouco tempo a pequena igreja apostólica era uma grande comunidade distribuída entre os discípulos de Jesus para uma administração mais consensual, e mais lógica.


Esta igreja foi crescendo, se secularizando, e os homens deram um jeitinho de ilusoriamente pensarem que dirigiam-na em detrimento da vontade do Criador do mundo e da igreja consequentemente. Conduziram-na num rumo controverso, humanizado. Fazendo o que lhes era conveniente. Isso fez com que a igreja entrasse num tempo trevoso.

Mas Deus, sempre na direção de Sua obra eterna e gloriosa, acompanhava tudo, permitindo que os seres humanos tentassem conduzir uma obra que não era sua. E no tempo próprio Deus iluminou o caminho da humanidade, e a trouxe de volta ao Seu santo e soberano caminho. A igreja havia levado séculos para afundar-se nas trevas da secularização e agora Deus usou seis séculos para acender a verdadeira chama de Sua graça sobre a Sua Igreja: verdadeira, apostólica, católica, espiritual, teocrática e celestial.

Homens foram levantados para mudar o coração de um povo oprimido em direção a Palavra de Deus. Quando este povo estava pronto, então Deus levantou um homem chamado: Martinho Lutero.


Martinho Lutero, cresceu e estudou direito. Era brilhante na interpretação das leis, quando resolveu mudar de rumo, e foi para um mosteiro estudar teologia. Foi também brilhante na interpretação da Palavra de Deus. Escreveu noventa e cinco teses sobre a graça divina e afixou-as na porta da igreja do Castelo de Wittenberg no dia 31 de outubro de 1517, para serem discutidas em audiência pública e ele teria o direito de conduzir o debate. Deus agiu antes do homem.


O povo ávido, sedento pelo conforto da graça divina, se satisfez com o que fora afixado e difundiu isso de forma tão rápida que nem precisou debate público e argumentos humanos. A invenção de imprensa apressou a divilgação pela Europa inteira e logo o papa já sabia daquelas idéias que combatiam a venda das indulgências papais comercializadas pelos seus padres. O resultado final foi a excomunhão deste monge subversivo para com "a igreja", mas submisso a vontade divina e consequentemente a formação de uma nova direção para o Igreja de Jesus seguir.

Deus agia, na hora certa, da forma correta e no lugar certo para fazer a Sua Igreja Verdadeira voltar aos caminhos por Ele traçados. Louvado seja Deus.
Outubro se comemora a Reforma Protestante do Século XVI. A Igreja Evangélica se une para agradecer a Deus pela ação constante e pelo cuidado dEle sobre a sua existência. Não somos contra nada, somos a favor de Cristo. E isso precisa ser refletido em cada ato nosso, em cada palavra nossa e em cada pensamento nosso, para sempre.

Louvado Seja Para Sempre O Senhor Jesus Cristo. (SC - SS - SG) SDG!
(Pr. Maurício Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário