maio 27, 2009

A MULHER DO SÉCULO XXI

Entrei neste sitio, link abaixo, que me foi indicado por uma irmã, missionária e estudante de turismo lá de Belo Horizonte e achei muito interessante os resultados a que chegou o instituto de pesquisa, indico-o para você e analiso-o sob o prisma de uma observador da vida.
Por que se chega nestes resultados, numa pesquisa entre mulheres de 30 a 39 anos? Por que as mulheres solteiras são mais produtivas, mais consumistas, praticam mais o lazer, se divertem mais que as casadas? Por que as mulheres solteiras leem mais que as casadas? por que cuidam-se mais? http://br.pfinance.yahoo.com/25052009/22/financas-mulheres-solteiras-compram-revela-pesquisa.html 
Falando com minha irmã e amiga missionária analisava estas pesquisas e lembrei-me de um livro que li chamado "La Femme de Trente Ans", de Honoré de Balzac, motivo pelo qual as mulheres nesta faixa de idade 30 a 39 anos são chamadas balzaquianas. Ele fez uma apologia a estas damas falando de suas apreensões e dúvidas, e também de seus desejos e frustrações, principalmente no casamento. Antecipando em centenas de anos os acontecimentos como uma profecia contemporânea. 
Por que as mulheres mudaram seu foco hoje, contrário ao que era há tempos atrás? Hoje elas são mais ambiciosas, mais focadas em alvos que vão além do casamento, que vão além de uma vida caseira e focada somente em viver ao lado de um companheiro, depender dele e ter filhos, muitos ou poucos, mas viver para cria-los. A mulher da pósmodernidade é uma mulher mais dinâmica do que nos tempos de minha mãe. Embora eu veja minha mãe como uma mulher com a visão a frente de sua época. 
Hoje, a mulher tem objetivos de vida mais altos que antigamente, por isso ficou mais independente! Olha mais para si do que para o outro, como era criada antigamente, quando a mulher nascia para se casar ter filhos e criá-los. Hoje, mesmo a mulher que se casa cedo tem uma visão diferente da vida, mais independente, a mulher dirije, trabalha, estuda e vive sua própria vida, e isso é bom, para ela e para o marido. Mas, independente do fato da mulher ser solteira ou casada e das diferenças entre ambas, o fato é que a mulher de meia idade de hoje está mais evoluída que a trinta anos atrás, e evoluirá mais ainda. A mulher se descobriu definitivamente, e foi muito além dos anseios feministas do século passado, isso é bom!
A mulher hodierna chega aos vinte anos e não busca o casamento, como prioridade, mas sim a sua realização pessoal, portanto quando e mesmo que se casem mais cedo ou mais tarde, quando chegam à idade balzaquiana, já estão totalmente realizadas social, profissional e emocionalmente. Assim, a quantidade de casamentos diminuiu, o que não é muito bom, mas a satisfação feminina aumentou, o que é muito bom. A mulher do século XXI é mais feliz que a de séculos anteriores. Tudo isso por que? Porque a mulher tem investido mais em sua vida, o que aumentou suas expectativas, e a fez descobrir-se como Ser Humano, e não, simplesmente, uma opositora, tampouco um ser subserviente em relação ao homem. E com isso está diminuindo a guerra dos sexos, basta um pouco mais de respeito, o que é bom. Pois, quando Deus criou-nos, Ele criou o Ser Humano! Portanto, mulheres lembem-se, vocês são a coroa da criação divina. Invistam em si mesmas tudo que puderem, sejam prósperas e felizes, pois para isso o Ser Humano foi criado pelo Criador divino! (Voltarei a este tema em outra ocasiaão).
                                                                                                                                (Rev. Maurício)

3 comentários:

  1. Pr. Maurício Gostei muito da sua mensagem sobre as mulheres. Obrigada pela sua sensibilidade! como o seu mestre Jesus, sempre visionário!
    Nós mulheres solteiras temos tido muitas coisas a fazer e muitos planos a executar, mas não podemos perder o nosso foco e a nossa fé em Deus, pois Jesus foi quem começou tudo isto desde a Bíblia, ele sempre nos valorizou, não apenas as mulheres
    solteiras, mas também as casadas...ele era o apoiador das mulheres e sempre nos honrou,A ELE TODA A GLÓRIA!
    Rute Elias - Contagem - MG.

    ResponderExcluir
  2. Relato muito Legal.
    Não posso duvidar que a mulher esta avançando cada vez mais no mundo do trabalho.E um fenomeno mundial ocorrido em paises com ou sem desenvolvimento.O grande desafio dessa mulher dessa geração é provocar mundanças na historia.Ao começar pela familia, além de cozinheira, mãe, esposas,podem ser grandes profissionais, podem ser aquilo que desejar ser quem ousa impedir?

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto deste novo perfil do mundo em que vivemos, vejo-o mais democrático e mais justo para com toda a criação divina. Deus nos abra sempre os olhos para fazermos o que é certo!

    ResponderExcluir