dezembro 31, 2022

2023 GERA ESPERANÇA.

 Faltam 365

     Estamos iniciando hoje o ano 2023. Primeiro dia de um novo ano, a partir de hoje teremos 365 dias para viver mais uma etapa de nossas vidas, mais um tempo a ser marcado, vivido, contado detalhadamente para que daqui a 365 dias tenhamos a consciência de que vivemos sob a tutela do Espírito Santo e certamente alcançamos sabedoria. Se contarmos cada dia regressivamente, iremos caminhando e pensando faltam dias para encerrarmos mais um ano.

     O Salmo 90 versículo 12 é um clamor ao senhor para que nos ensine a contar cada um dos dias que virão. Nos mostra a Bíblia que se contarmos, vivermos cada dia que o Senhor Deus fez para que nos alegremos e regozijemos nele, alcançaremos sabedoria. Contar os dias é viver com fé e fervor cada um deles submissos ao Senhor para que possamos lutar as batalhas de cada dia, resistindo ao tentador que irá fugir do crente submisso ao senhor.

     Vamos viver 2023 com toda fé de nossos corações e conscientes de que Deus é o Senhor da vida e consequentemente Senhor de cada um dos 365 dias que faltam para encerrar o ano. Vamos contar cada um?                           

       {Rev. Maurício Ferreira}

dezembro 21, 2022

NATAL...

 Natal, encarnação de Cristo

     Estamos comemorando o Natal. Uma época que podemos olhar como data ou como marca. Natal é um momento especial, para a Igreja de Jesus e para o mundo em si. Por isso devemos olhara para esse dia como marca e não como data. Prestemos a atenção para esse dia, pois ele deve marcar indelevelmente nosso ano.

     Se olharmos o Natal como data, veremos muitas luzes, muitos presentes, muita bebida e comida, se pensarmos assim, tudo acaba no dia 26 de dezembro e voltamos a vida normal.. Mas, se pensarmos no Natal como marca, veremos o “menino que nos nasceu, o filho que nos foi dado, cujo nome é maravilhoso conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz”. Cristo, nosso Senhor e Salvador, foi o nosso maior presente, e a nossa luz que brilha em corações ávidos por estar sob o cuidado do Deus, conselheiro, forte, eterno e nossa paz. Se entendermos o Natal como uma marca em nossas vidas, veremos a eternidade graciosa de Deus por todos os dias.

     Continuemos a comemorar o Natal como marca em nossas vidas. Deus nos deu o melhor presente da e para a vida: Jesus Cristo, recebamos e vivamos Jesus Cristo todo dia.

{Rev. Maurício Ferreira}

dezembro 14, 2022

17 DE DEZEMBRO - DIA DO PASTOR PRESBITERIANO.

 Pastor também chora.

     Já pensou que seu pastor é um homem normal como todos os demais? Muitas vezes ouço coisas como: - nunca pensei que pastor fizesse isso; ou isso não é coisa de pastor; ainda você é um servo de Deus. Tudo bem, muitas coisas reprováveis também fluem do coração do pastor. Pastor, ama, gosta, não gosta, sente raiva, sente desgosto, fica triste, chora, lamenta, murmura. Sente desejos, vontades, como qualquer um de nós.

     Mas quero pensar no tema: pastor também chora. Chora de saudade, chora de tristeza, chora por falta de gente na Igreja, chora por ser um homem sensível, chora por causa do peso da responsabilidade de seu ofício, chora porque seu Senhor chorou ante a morte do amigo Lázaro, muitos amigos estão morrendo ao lado do pastor, por isso ele chora. Pastor chora principalmente quando ele vê o descompromisso do cristão com a Palavra de Deus. Vê que está pregando para muitos que não querem ouvir, que estão na Igreja só por causa da tradição, que não se envolvem porque sua vida é mais importante que a obra divina, que não tem tempo para Deus.

     Sim, pensemos nisso ao comemorarmos o dia do pastor presbiteriano.

{Rev. Maurício Ferreira}

dezembro 08, 2022

BÍBLIA.

 Escrituras Sagradas

     Bíblia é a Palavra de Deus para todo aquele que crê, obedece e ama a Jesus. Olhamos a Bíblia como apenas um livro, ou mais um livro. Mas não é, se pensarmos nela apenas como livro, veremos uma biblioteca composta de 66 livros, de aproximadamente 36 autores diferentes, escrita num período de aproximadamente 16 séculos. Compilada integralmente por volta do século 4º da era cristã e fechada nesse período.

     Hoje temos nas mãos essa Palavra escrita por Deus através de muitos servos inspirados. Hoje temos de Deus a iluminação para podermos interpretar e discernir essa mensagem Santa a corações ávidos por conhecer a Jesus Cristo. Hoje temos nas mãos a melhor notícia que poderíamos receber em toda nossa existência: Jesus Cristo o filho do Deus vivo.

     Então, hoje estamos comemorando o Dia da Bíblia. Como fazer isso? Pregando genuinamente essa Palavra Santa de Deus à Sua Igreja. Nada mais que isso, pois o que necessitamos é fidelidade na exposição da Sagrada Escritura. Louvemos a Deus pela dádiva de podermos ter nas mãos a Sua Santa Palavra, e saber através dela a Sua Santa Vontade.                            

      {Rev. Maurício Ferreira}

novembro 29, 2022

NATAL...

 Natal...

     Dezembro, independente das convicções humanas e discussões acerca de tempos, locais quanto ao nascimento de Jesus Cristo. O mundo comemora a encarnação de Cristo Jesus, que veio ao mundo para mostrar um amor inefável e perfeito que no-lo legou para a salvação dos homens. Dezembro se comemora, querendo ou não, o Cristo Senhor e Salvador dos povos.

     Quando Jesus Cristo nasceu da virgem Maria, Ele estava vindo por causa do amor de Deus, e também do pecado do homem, pois havia uma falta de sintonia entre a santidade divina e pecaminosidade do ser humano desde o Éden. Havia uma problemática a se resolver na existência do ser humano criado e colocado no mundo para glorificar ao Senhor. Natal significa simplesmente dia do nascimento de alguém. Para o cristão denomina o dia do nascimento de Jesus Cristo.

     Vamos pensar no natal de 2022 com uma certeza única e especial: Jesus nasceu. Jesus veio ao mundo. Jesus, o Filho Unigênito que Deus o Pai nos presenteou para que possamos viver abundante e eternamente, se nEle crermos. Devemos sempre nos lembrar que o Natal é a festa da salvação, não de presentes somente.

{Rev. Maurício Ferreira}

novembro 24, 2022

FIM DE ANO...

FIM DO ANO.

     Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom. Estamos nos estertores do ano 2022. 2023 vem aí. Devemos avaliar nossa vida e entender que depois de dois anos de uma pandemia que ceifou muitas vidas, de muitos dias bons e ruins, estamos vivos e em prontidão para continuarmos a batalha pelo Reino todo tempo. Fim de ano não é tempo de se fazer promessas, e sim tempo de se fazer balanço. Precisamos pensar no que fizemos de bom e nos erros que cometemos.

     Por isso devemos nessa avaliação rever conceitos, valores e nos movimentarmos para desfazer, fazer e refazer o melhor, não no próximo ano, mas a partir de já, do momento em que tomamos consciência de nossos acertos e erros, melhorarmos ou mudarmos. O que não podemos fazer em tempos de análise é ficar estagnados, parados na mesmice de vidas sem sentido ou noção.

     2022 foi um ano bom. Devemos entender que ser pensarmos na muitas e ricas bênçãos divinas, além de nos esquecermos do que foi ruim ou negativo, nos surpreenderemos com tudo que Deus fez em e por nós em cada um dos dias do ano. Olhemos para frente e cheios de esperança no coração digamos Ebenézer. 

{Rev. Maurício Ferreira}

novembro 21, 2022

COPA...

Puro glamour...

Como é interessante pensar em festas regadas a muito dinheiro. Pararmos para pensar traz ao nosso coração muitos e agonizantes desconforto. Mas olhando para esta festa esportiva que acontece a cada quatro anos vemos o mundo parar para assistir pelas variadas mídias a jogos memoráveis e gloriosos que fascinam os corações. É bom e interessante, mas a vida segue seu curso, nosso país está em polvorosa por causa das últimas eleições, a vida está complicada socialmente, os homens estão cada dia mais e mais predadores. E nós fugimos para um evento glamouroso.

Que a copa do mundo no Qatar seja algo que traga para as vidas pelo menos o alento do nada, pois entre muitas seleções somente uma vencerá, as demais serão perdedoras. Mas que se aproveite o espetáculo de bons jogos com um fair play e respeito, pelo menos entre os atletas. 

Quanto ao assistente, aquele que viajou para o local da competição e aquele que assiste nas variadas mídias que temos hoje, só aprecie o espetáculo, não o projete para sua vida, você tem contas a pagar, tem trabalho a fazer, tem família para zelar, e o evento dura aproximadamente trinta dias. Apreciar faz parte, mas viver é mais importante. Respeitemos nosso próximo, aquele que não pensa da mesma forma que nós, que anda em rumos diferentes do nosso.

Jesus nos ensina e ordena a amar. Amar a Deus acima de todas a forças, pensamentos coisas e do mesmo modo olhar ao lado a amar ao próximo, como amamo-nos a nós próprios. Assim, que os resultados sejam somente valorizados como em qualquer disputa, pois nelas ganha um e perde o outro. Mas no final de tudo ficará a história do glamour de tudo isso, e daqui a quatro anos outra vez acontecerá, e na visão puramente humana o círculo vicioso se repete. 

Portanto, concluo pensando com você que devemos ser mais profundos em nossos corações pensadores ou não. Eventos são efêmeros a vida é eterna. E na visão da eternidade, podemos passar esta eternidade completos e felizes ou completos, mas infelizes, eternamente. Quero dizer que existe céu e inferno, que estão preparados para receber os penitentes filhos adotados por Deus ou aqueles que jamais creram na Cruz, no sacrifício do Filho Unigênito de Deus, Jesus Cristo, que nos diz ser "o caminho, e a verdade, e a vida, e que ninguém vai ao céu, ao Pai a não ser por intermédio dEle". Portanto, apreciemos o efêmero, mas vivamos o perene.

{Rev. Maurício Ferreira}

novembro 16, 2022

GRATIDÃO.

 Ação de graças.

      Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom. Ordens bíblicas que nos fazem olhar para o Trono e entender o quão maravilhosa é a graça do Senhor para conosco. Gratidão é viver consciente de que nossa vida não seria o que é se não tivéssemos graciosamente a mão divina na condução da história e misericordiosamente nos sustentando a cada passo que damos rumo ao grande dia do Senhor.

Próximo dia 24 de novembro, que será a quarta quinta-feira do mês de novembro, comemoraremos o dia de ação de graças. É um dia consagrado na América do Norte, e para nós mais uma celebração, pois não coincidem os motivos. Mas, devemos comemorar com o coração ternamente grato por tudo que Deus faz por nós. Mas, principalmente devemos render graças a Deus por quem Ele é: nosso santíssimo, poderoso, glorioso, magnânimo, bondoso, benigno, gracioso, misericordioso e amoroso Deus.

Assim, vamos adorar, louvar, exaltar o nome santíssimo de Deus Todo Poderoso que nos salvou, sustentou e desde a criação nos ama de modo perfeito. Deus é, Deus faz, Deus cuida, Deus conduz, Deus ama, Deus perdoa, Deus olha para nós com muita perfeição; perfeição tal que nos legou Jesus Cristo, o Seu Filho Unigênito para morrer por nós na cruz e salvar todo aquele que nEle crer, dando-nos vida abundante e eterna. Sejamos gratos, pois Deus surpreendentemente nos abençoa!

{Rev. Maurício Ferreira}

novembro 12, 2022

UMA PROCLAMAÇÃO ÍMPAR.

 Proclamação da república.

      Desde 1808, o Brasil passou a viver uma monarquia com a vinda da família real para o Brasil até 15 de novembro de 1889 quando foi proclamada a república no país. Esse ato tornou o Brasil uma república federativa presidencialista, que se localiza na América do Sul, formada pela união de 26 estados federados e pelo Distrito Federal. Estamos na semana dos 133 anos da proclamação da República.

      A proclamação mais relevante da história foi “no princípio criou Deus os céus e a terra”. Ali era estabelecida a única forma de governo de todo universo, independente de quem governe os países, estado, município ou qualquer sociedade que se forme na terra, a Teocracia. O governo Teocrático é a forma de governo universal, pois o Criador de tudo e todos é também proclamado: “Rei dos reis e Senhor dos senhores”. Nada sobre a terra, nenhum movimento de lideranças, seja ele positivo ou negativo, passa sem que Ele, o Senhor Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente governa, gere, tudo e todos que foi por Ele criado.

      Hoje somos povo de Deus, que vivemos sob uma república federativa chamada Brasil, mas por pertencermos ao Reino eterno do Rei dos reis, somos aqui embaixadores deste Reino. Estamos no mundo, mas não somos mais do mundo, pois já vivemos o Reino divino eternamente, mesmo que não ainda em sua plenitude. Proclame o senhorio de Cristo pelo amor. Somos filhos de Deus que estamos neste mundo para pregar.                

 {Rev. Maurício Ferreira}

novembro 01, 2022

SAF - Sociedade Auxiliadora Feminina

 Dia nacional da SAF

     Próxima sexta-feira, dia 11 de novembro comemoraremos o dia Nacional da SAF. São 138 anos de trabalho desta força de integração da Igreja Presbiteriana do Brasil. A primeira SAF no Brasil surgiu no dia 11 de novembro de 1884 no Recife em Pernambuco. Depois veio a segunda associação em 1885 no dia 8 de janeiro em Rio Claro, São Paulo. A partir de então não mais parou de crescer. Muitos outros acontecimentos relevantes e fortes se realizaram a partir do coração de SAFIRAS (Pedras valiosas nas mãos de Deus) abençoadas e abençoadoras.

     Em 1920 iniciou-se a dividir em departamentos, em 1921 surge a primeira federação do presbitério Sul de Minas, que se reúne em congresso em Lavras, Minas Gerais. Em 1926 começa um processo de expansão nacional e a SAF torna-se então uma sociedade que cobria todo o território nacional.

     A SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) é uma pujante associação dentro da Igreja Presbiteriana do Brasil, como força de Integração, sociedade interna que caminha ao lado auxiliando para o sustento da oração, vida de evangelização e uma força que se conduz sob a direção pastoral no intuito de promover a paz, o crescimento e a união eclesial. A SAF foi a primeira sociedade interna e nunca deixou seu papel sem cumprir a contento.

{Rev. Maurício – compilado}

outubro 25, 2022

UMA MUDANÇA DE RUMO.

 Reforma protestante.

     No Século dezesseis, no dia 31 de outubro de 1517, foram afixadas nas portas da capela do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, noventa e cinco teses baseadas na graça de Deus, para serem debatidas na universidade. Quem as afixou foi o monge Martinho Lutero. Por que o dia 31 de outubro? Porque era a véspera do dia de todos os santos e consequentemente todos os habitantes da cidade passariam por ali, e as leriam.

     Qual a ação divina neste evento? Deus havia preparado o mundo globalizando-o através da invenção da imprensa. Alguns copiaram aquelas teses e levaram para serem impressas, o que fez com que a divulgação se fizesse, antes do debate público e o mundo, praticamente todo daqueles dias conhecesse aqueles escritos que conduziam o povo a pensar na graça soberana de Deus. Isso mudou o mundo a história eclesiástica, que embora tivessem opositores que foram martirizados em fogueiras, estava vinculada a uma única denominação.

     Assim, Deus providencia uma mudança radical nas bases da Igreja, tirando-a das mãos humanas e trazendo de volta à Sua Palavra Sagrada, as escrituras. Desta forma, nos vemos enredados pelo amor divino pela Igreja e reformando-a para que esta olhe e sirva exclusivamente a Ele.

{Rev. Maurício Ferreira}

outubro 18, 2022

NOSSAS DECISÕES.

Tempo de decisões.

     Estamos vivendo no nosso país um tempo de decisão. A cada dois anos, vivemos de modo nacional este tempo. Tempo em que as pessoas tomam partidos, alguns literalmente, outros ideologicamente, outros por asco e até mesmo “ódio”. Mas devemos entender que decisões fazem parte inerente à nossa existência. Todos os dias, tomamos decisões, importantes, relevantes e sem importância também.

     Você já pensou nisso, fala-se que existem três decisões relevantes em nossas vidas que define quem somos e o que desejamos: o que vai nos sustentar na vida? Decisão profissional, que nos leva a estudar, crescer intelectualmente para termos uma profissão que nos seja à base de sustento; com quem viveremos até o final da vida? Decisão que nos faz olhar ao redor e nos envolvermos com pessoas com quem vamos nos casar. E por fim, mas não menos importante, que valores sustentarão todas as demais decisões de nossa vida? Nossa decisão de vida espiritual, de vida sustentada em nosso relacionamento com Deus em Cristo Jesus.

     Pensemos nisso, se tivermos tomado a direção de nosso relacionamento de vida com Cristo, todas as demais serão direcionadas pelo Espírito Santo que habita nosso coração. 

{Rev. Maurício Ferreira}

outubro 14, 2022

MAIS QUE VENCEDORES.

 Mais que vencedores.

     Romanos 8.37 nos fala assim: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”. Precisamos entender que o amor divino faz de nós mais que vencedores, o amor de Deus. Como Ele faz isso?

     Olhemos para a cruz, e entenderemos este ato gracioso do Senhor. Vislumbremos o deserto e o cativeiro e veremos o Senhor conduzindo de forma vencedora um povo rebelde. Caminhemos por Canaã e entenderemos o que é depender totalmente do Senhor dos senhores, Rei dos reis e Senhor do seu exército abençoado. Não temamos, esta é uma exortação exaustiva do Senhor para seu povo em toda história, pois Ele esteve, está e estará com seu povo: Israel, Judá, Israel-Judá e a Igreja desde sempre e para sempre.

     Por tudo aquilo que Deus faz e por quem ele é, devemos nos satisfazer e descansar na providencia de Deus em toda e qualquer situação existencial. Deus nos quer vivendo para glorificá-lo todo dia de nossa vida fugaz, para depois o glorificarmos eternamente diante do seu trono de graça, misericórdia e amor perfeito. Creiamos em Deus, descansemos em Deus, louvemos e exaltemos o nome eterno de Deus, hoje, pois sabemos que por seu amor, somos vencedores.       

{Rev. Maurício Ferreira}

outubro 06, 2022

VIVER É CRISTO.

 Viver é Cristo.

     Sobre viver. Viver é simples. Essa é a opinião que temos quando pensamos em vida apenas neste mundo, nas coisas hodiernas, pragmáticas e no hedonismo humano concupiscente. Precisamos pensar em vida como dádiva divina, como vida só tem aquele que crê na vida, que está junto ao caminho e a verdade (João 14.6).

     Jesus é o caminho, e a verdade e a vida, única trilha que nos conduz até Deus. Ele nos diz que ninguém vai ao Pai se não for através dEle. Por isso chamo a atenção para a verdadeira vida, não teremos vida se não for em Cristo, o resto é vegetar. Viver é restaurar a imagem e semelhança com que fomos criados pelo Senhor Deus desde o princípio. Viver é ter em nossos corações a presença viva do Senhor Jesus Cristo. A Bíblia nos diz que todo aquele que crê em Jesus Cristo, que morreu na cruz por nós, como legado do Pai, por um perfeito amor, não morre mais, mas sim tem a vida eterna.

     Vamos viver Cristo, vamos viver cheios da graça de Deus, por isso creiamos, confiemos e obedeçamos ao Criador e Senhor nosso, para que a vida a vida que Ele nos dá seja eterna e não efêmera e vegetativa.

{Rev. Maurício Ferreira}

DEUS, NOSSO PASTOR.

 Pastor Supremo.

     Quando pensamos em Supremo Pastor, pensamos no pastor do Salmo 23, mas também no pastor de João 10 e Zacarias 11. Precisamos entender que este pastor está cuidando de seu rebanho todo tempo, de forma justa, intensa, amorosa e graciosa. Deus é o Senhor de toda terra, Deus é o soberano sobre todo universo criado.

     Deus é o Pastor de todos, de cada ovelha, com ministério ou leiga, como costumamos chamar. O Senhor cuida de toda sua criação desde o Éden e o faz com esmero gracioso, misericordioso e amoroso. Ele não descansa, dorme ou cochila. Deus está sempre atento, e por isso escolhe pastores auxiliares para cuidar de seu rebanho. Deus vocaciona, e caminha ao lado, como fez com todos os seus escolhidos desde sempre e para sempre. Nosso supremo pastor está aplanando nossos caminhos, para andarmos sem tropeços, basta olharmos para a cruz, onde se manifesta nossa redenção plena.

     Nós como ovelhas do Senhor Deus. Desta forma devemos nos envolver sob a graça e em união mútua. Não negligenciemos nossas vidas a ponto de vermos quebradas as varas da graça e da união com que Ele nos envolve na restauração de nossa morte nos delitos e pecados.    

{Rev. Maurício Ferreira}

setembro 25, 2022

SOBRE MORRER...

Sobre morrer...

     Sobre morrer é um pensamento que geralmente tentamos evitar. Não gostamos de falar em morte, mas sempre precisaremos pensar e falar nela, pois todos nós estamos susceptíveis à morte. Morrer é uma incógnita para o ser humano, pois nada entendemos desse mistério divino, imaginamos muitas coisas, temos algumas teorias filosóficas, mas nada sabemos de fato.

     A teologia nos coloca ante três tipos de morte: uma é a morte física, que significa uma separação entre espírito e corpo físico. O Espírito ou alma deixa o corpo que volta ao pó como era. Outra é a morte espiritual, que significa estar separado, apartado de Deus, o Senhor da vida. Portanto aquele que não tem a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador vegeta sem rumo por este mundo. E por fim a morte eterna, que significa a separação eterna entre o ser criado e o seu Criador, pois viveu espiritualmente morto no hoje, e viverá eternamente morto após o juízo eterno.

     Assim, teologizando sobre a morte, a pergunta essencial é: já cremos em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador? Se sim, viveremos eternamente, se não, estaremos eternamente mortos. Céu ou inferno, tem a vez com o que cremos (João 3.16 e 14.6)?                                   

{Rev. Maurício Ferreira}

setembro 13, 2022

CERTEZA DA VIDA?

 Certeza da vida?

     Morreremos, é uma delas. Eclesiastes 12.1-7 nos afirma isso. Todos nós morreremos, o que gera as incertezas é o como? e o quando? Mas é certo que nossos corpos serão depositados de volta a terra como era e nossa alma imortal votará a Deus que deu. Se vamos morrer nesta caminhada terrenal, que devemos fazer então em cada passo que damos rumo a morte física?

     Primeiro devemos estar convictos de que nosso tesouro está guardado no céu, sem traça para roer, ferrugem para corroer ou ladrão para roubar. Isto significa que devemos viver sob a égide do criador, sustentador e Senhor nosso: o Deus eterno e real. Segundo, trilhando este único caminho, verdade e vida, aguardarmos confiantemente no Senhor Deus. Terceiro, lembrarmo-nos do nosso criador hoje, para jamais duvidarmos ou nos arrependermos de viver a vida real, verdadeira, eterna e sem sofismas.

     Portanto viver hoje de acordo com a vontade divina e sermos obedientes ao Deus Triúno, nos faz valorizar a vida, hoje, pois amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de nós. Deus é fiel, nós infiéis, mas ainda existem misericórdia e graça amorosa, pensa nisso, hoje!

{Rev. Maurício Ferreira}

setembro 09, 2022

EIS A QUESTÃO...

 Eis a questão!

     “To be or not to be?” frase axiomática de Hamlet na dramatização com o mesmo nome, escrita em 1063 por William Shakespeare, um dramaturgo e ator inglês, cuja obra mais famosa foi o clássico: “Romeu e Julieta”. A frase traduzida significa “Ser ou não ser” complementada pela pergunta: “Eis a questão!”.

 Para nós hoje “Eis a questão”, Ser ou não ser?”. Por que é uma questão básica na vida cristã, neste caminho precisamos primar pela radicalidade, pois não existe meio termo, não há meio crente ou meio não crente. Cristão ou se é, de fato e de verdade, ou não se é. Sou ou não sou cristão? Já se fez este questionamento? As vezes podemos responder que sim, mas a questão é, o quão radicalmente cristão somos?

     Minha exortação para você hoje é que nos voltemos para Deus e sejamos radicais em amá-lo, glorificá-lo, exaltá-lo e louvá-lo. Que o primeiro mandamento seja a tônica em nossos corações e que vivamos para Deus, somente para Deus, radical, geral, totalmente. Tudo que vivermos a mais seja acréscimo, venha desta original adoração, e não o contrário. Religiosidade somente é idolatria crassa diante do trono.             

{Rev. Maurício Ferreira}

setembro 01, 2022

ESPERANÇA E DECEPÇÃO...

 Esperança e frustração?

     Conversava com alguém acerca dos variados jogos que temos em nossas cidades, com prêmios maiores e menores, que quando se joga nosso coração tem esperança e depois frustração. Primeiro cria-se a esperança, e quando se perde vem a decepção ou frustração. Mas interessantemente se joga para perder. Pois todo jogo significa um ou poucos ganharem o que milhares estarão perdendo.

     Na vida espiritual podemos viver também estes sentimentos: esperança e frustração, pois para alguns Jesus irá falar claramente: “nunca vos conheci” apesar dos vários e variados feitos na vida religiosa. Para outros Ele dirá: “vinde benditos...” apesar de seus vários e variados pecados. Por que acontecerá assim na volta de Jesus, muitas esperanças hoje se tornarão frustração ou decepção. Mas, não precisa ser assim, pois há uma realidade de vida eterna.

     Esta realidade fará parte daquele que crer em Jesus Cristo, o Cristo de Deus, Filho Unigênito que nos foi dado com base no amor perfeito do criador e Senhor de toda a criação (João 3.16). Assim, nosso sentimento de, hoje esperança, poderá tornar-se alegria e felicidade da vida eterna em Cristo Jesus, creia e viva!

Rev. Maurício Ferreira}

agosto 31, 2022

DEUS É SOBERANO, OU NÃO?

 Infelizmente o mundo vive o efeito pendular. Isto é, de ação e reação. Por isso a algum tempo, e isso digo porque muitos cristãos enveredaram por este caminho e se tornaram defensores do Brasil, o que fazem agindo da mesma forma que o mundo individualista, anarquista e relativista faz. O cristão, independente do que este mundo apresenta precisa ser bíblico, servo de Deus, cidadão do Reino e consequentemente embaixador neste mundo em que estamos, mas do qual não somos. Este mundo jaz no maligno, mas Deus continua sendo Senhor de tudo e todos que nele habita (Sl 24.1). Quando jesus nos fala no sermão da montanha sobre nosso relacionamento com o próximo, ele fala da "segunda milha; da outra face e da capa", nos lembrando que o crente, cristão, servo dEle é diferente (Mt 5.38-42). Assim, vamos deixar a política nas mãos do Criador e Senhor, vejamos o que Ele nos fala nos salmos "Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança." (Sl 33.12), ainda "Bem-aventurado o povo a quem assim sucede!  Sim, feliz é o povo cujo Deus é o Senhor!" (Sl 144.15). Para terminar, precisamos saber de nosso enganoso e desesperadamente corrupto coração (Jr 17.9-10). Nosso coração realmente é de Deus ou não? Sabemos em quem temos crido e estamos certos de que Ele é poderoso para guardar o nosso tesouro? (II Tm 1.12). Lembremos que o Senhor Deus, em quem cremos, nos fala que Ele tem o controle da história do universo, mas queiramos ou não, também de nosso país, estado, município etc. Leiamos Romanos 13.1 que diz: "Que todos estejam sujeitos às autoridades superiores. Porque não há autoridade que não proceda de Deus, e as autoridades que existem foram por ele instituídas." Concluo, dizendo, vamos orar e pedir a Deus discernimento, para o MEU voto, de cada um de nós, que somos FILHOS DE DEUS, CIDADÃOS DO REINO, CRENTES EM CRISTO JESUS. Deus tem o controle de todas as coisas, não somos nós que iremos resolver a política mundial, nacional, estadual ou municipal, será sempre Deus, nós somos instrumentos. Vote, e esteja consciente de seu voto, de que ele foi segundo a orientação bíblica do Senhor. O que eu quero não é mais importante do que o que Deus deseja.

(Pr. Maurício Ferreira)

agosto 25, 2022

VERDADEIROS SERVOS E FILHOS DE DEUS! (1)

 Quem sou eu no corpo de Cristo?

     Atentemos para esta questão. Ela é para nós um desafio. Um desafio profundo. O hino 270 do Hinário Novo Cântico nos diz no seu estribilho: “Morri, morri na cruz por ti, que fazes tu por mim?”. Alguns até discutem a teologia do cântico, mas o relevante é entendermos que em nossa história houve uma cruz. Que nesta cruz morreu o “Filho Unigênito” do amoroso Deus e Senhor de toda criação, nosso Redentor e mestre. Que o requisito divino é que todo aquele que nele crer viverá a eternidade.

     Assim, nosso desafio é descobrir de modo pessoal quem “sou eu” neste corpo vivo de Jesus Cristo chamado, hoje de Igreja? Será que nós temos consciência de quem é Deus? E de quem somos nós? E humildemente nos colocarmos não só dispostos, mas disponíveis neste Reino, para glorificar a Deus com a plenitude de nosso ser e nos alegrarmos em Deus para sempre.

     Convido-os para vir comigo e pensarmos um pouquinho, de forma superficial, mas elucidativa sobre a função de cada um de nós no reino de Deus, que está se estabelecendo a cada dia através da ação divina em cada coração genuinamente cristão. Nós?                           

    {Rev. Maurício Ferreira}

agosto 18, 2022

UM RENOVADO ADORADOR

     Depois de entendermos que o Novo Culto nasce em corações penitentes que se apresentam submissos o Senhor Deus e Pai nosso de forma racional, chegamos ao ponto de olharmos para nosso coração. Então Paulo nos fala assim sobre renovação de corações obedientes e adoradores que se aproximam do trono: “E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2).

     Para conhecermos a vontade boa, perfeita e agradável do Senhor, precisamos da inconformidade com o mundo, da renovação de nossa mente, pela transformação de nossos corações. Enfim, necessitamos ser renovados, restaurados, regenerados, de acordo com a ação interna do Espírito Santo que habita em nós, que trabalha em nós, e conduz os passos da Igreja de Jesus Cristo.

     Já pensou em seu um Novo Adorador? Se sim, glorifique ao Senhor com todo seu ser. Se não ainda, olhe para a cruz e busque entender o quão grandioso e maravilhoso é o Senhor que deve ser adorado com todo nosso ser e um coração abnegado ante o trono.

{Rev. Maurício Ferreira}

agosto 11, 2022

UM NOVO CULTO

     Paulo em Romanos 12.1-2 nos fala que devemos prestar a Deus um “novo culto”. Não mais o culto judaizante firmado no legalismo exacerbado de regras humanas e pessoais, mas sim um novo culto baseado numa consagração plena de vida e atitudes, numa resposta racional de corações gratos àquele que tudo fez por nós, chegando ao ponto de oferecer seu unigênito Filho para nos substituir no cumprimento total da lei irrevogável do próprio Deus.

     Paulo continua a nos falar deste novo culto que provoca transformação radical, desde nossa mente, espírito e alma, para aprimorarmos a nossa sensibilidade à voz altissonante do Senhor que é boa, perfeita e agradável. Assim, almejemos ser adoradores naturais, cheios do Espírito Santo e que humildemente sabem o quão grande é o Senhor nosso Deus.

     Assim, quando nos prostrarmos para adorar, façamo-lo racionalmente, pois com humildade entendemos exatamente quem é Deus e sabiamente quem somos nós, pecadores. Deixemo-nos ficar ante o Trono de graça e misericórdia do nosso amoroso Deus e Senhor eterno. Tributemos a Deus um novo culto de gratidão.      

{Rev. Maurício Ferreira}

agosto 03, 2022

PURA GRAÇA...

     Jesus caminhando para Cesaréa de Filipe com seus discípulos questiona como era a ideia do povo acerca dEle. Muitas são as respostas, mas ele pergunta acerca do que pensavam eles acerca de Jesus o Cristo. Pedro toma a palavra e responde com seriedade “Tú és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. A esta resposta, não contestada por Jesus, há uma afirmação de que Deus fez esta afirmativa e não a carne ou o sangue.

     Jesus afirma que Ele era o alicerce da Igreja, a pedra angular sobre a qual esta está edificada, que não tem oposição de nenhuma outra entidade ou instituição religiosa qualquer. Jesus é único, ímpar, singular, inigualável, justo juiz, Senhor e Salvador nosso. Jesus é o Filho do Deus vivo, ele é vivo eternamente e é o Filho do Deus que é vivo eternamente. Deus não tosqueneja, não cochila e jamais dorme.

     Por um amor perfeito Deus nos salva em Cristo Jesus, por ser misericordioso e gracioso para conosco. Deus deu Jesus Cristo, Seu Filho Unigênito para que todo aquele que n/ele crer não morra, mas tenha vida eterna. Então, já pensou nisso? Já pensou que sua salvação já está selada em Jesus Cristo, o Filho de Deus, VIVO?    

{Rev. Maurício Ferreira}

julho 29, 2022

FILHOS DE DEUS

     Somos filhos de Deus. Uma afirmação bem agradável de verbalizar, mas que também precisa ser analisada, pois depende de onde ela tem a sua base original. No coração, na mente somente, nos lábios? Às vezes falamos só porque outros falam, e repetimos como papagaio. Outras vezes pensamos ser porque “todo mundo” é filho de Deus, será? Devemos refletir acerca disso biblicamente.

     A Bíblia não nos fala que todo mundo é filho de Deus. Ela nos fala que todos somos criados por Deus a sua imagem, conforme a sua semelhança, e que na caminhada alguns são “feitos filhos” num processo de amor chamado adoção. Deus adota entre as suas criaturas os filhos, que são todos os que creem em Jesus Cristo, seu Unigênito Filho dado para expressar seu perfeito amor (João 3.16).

     Assim, devemos refletir esmeradamente sobre se somos ou não somos “filhos de Deus”. Primeiro porque após o pecado nenhum de nós tem com Deus a mesma relação que tinham Adão e Eva antes de pecar. Nascemos pecadores, portanto, apartados de Deus (Isaías 59.2) e somo inserido na família divina quando ele nos regenera, perdoa e salva durante a caminhada que vivemos dia a dia para o céu.                            

  {Rev. Maurício Ferreira}

julho 26, 2022

FILHOS DE DEUS.

     Somos filhos de Deus. Uma afirmação bem agradável de verbalizar, mas que também precisa ser analisada, pois depende de onde ela tem a sua base original. No coração, na mente somente, nos lábios? Às vezes falamos só porque outros falam, e repetimos como papagaio. Outras vezes pensamos ser porque “todo mundo” é filho de Deus, será? Devemos refletir acerca disso biblicamente.

     A Bíblia não nos fala que todo mundo é filho de Deus. Ela nos fala que todos somos criados por Deus a sua imagem, conforme a sua semelhança, e que na caminhada alguns são “feitos filhos” num processo de amor chamado adoção. Deus adota entre as suas criaturas os filhos, que são todos os que crêem em Jesus Cristo, seu Unigênito Filho dado para expressar seu perfeito amor (João 3.16).

     Assim, devemos refletir esmeradamente sobre se somos ou não somos “filhos de Deus”. Primeiro porque após o pecado nenhum de nós tem com Deus a mesma relação que tinham Adão e Eva antes de pecar. Nascemos pecadores, portanto, apartados de Deus (Isaías 59.2) e somo inserido na família divina quando ele nos regenera, perdoa e salva durante a caminhada.    

  {Rev. Maurício Ferreira}

 

julho 20, 2022

ESPERANÇA...

     “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, e a convicção de fatos que não se veem” (Hebreus 11.1). Este versículo chama a atenção para nossos corações crentes. Certeza do que esperamos, será que já pensamos neste nesta certeza? Muitas vezes nem mesmo pensamos nisso, pois somos muito pragmáticos, hedonistas e se não for para o agora, não nos importa.

Mas, olhando para o Deus que nos conduz a cada passo e etapa da vida numa aliança eterna, não podemos deixar de vivermos a esperança viva de uma fé em promessas infalíveis e inadiáveis do Deus que não falha e nem tarda. Por Deus ser Deus, enchamos nosso coração de esperança, e creiamos nas infalíveis palavras dele. A promessa mais relevante para nós cristãos é o retorno do Senhor Jesus Cristo. “Homens da Galileia, por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o céu virá do modo como vocês o viram subir” (Atos 1.11).

Enchamos, pois nosso coração de esperança porque o Senhor Jesus, que está assentado a destra do Pai e intercede por nós, há de voltar, conforme prometido. Vivemos cada dia certos de que a promessa irá se cumprir e enquanto caminhamos sejamos crentes na inerrante Palavra.             

{Rev. Maurício Ferreira}

julho 16, 2022

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

      O dia mais importante de nossa vida é o hoje, nos diz o Senhor quando nos exorta a aprender a contar cada um de nossos dias, pois assim alcançaremos sabedoria (Salmo 90.12) e combina com o salmo 118.24 que nos mostra que cada dia que vivemos é um dia que o Senhor Deus fez; exultemos e alegremo-nos nele.

     Mas, será que já pensamos que este dia importantíssimo para vivermos é o futuro de nosso passado, um tempo que já vivemos uma história que realizamos, mas, mais do que isto nosso importante e relevante dia se torna o passado do futuro que o Senhor nos diz que ainda não é, pois futuro não existe se não vivermos nossos “hoje” cheios da graça divina, da visão e entrega total àquele que nos comprou por alto preço na cruz do calvário: Jesus Cristo.

     Hoje, pois devemos viver com plenitude e alegria. Porque é hoje que alcançamos sabedoria, que curtimos o nosso próximo, que cuidamos amorosamente de nossos filhos, nossos pais, nossos pares próximos e remotos. Enfim, é somente hoje que podemos viver, com Cristo, não o podemos fazer ontem, e tampouco fazer amanhã. Hoje é nosso dia de viver tudo que podemos para demonstrarmos o amor que temos por Jesus Cristo, que obedecemos a Deus, que amamos o próximo como a nós mesmos.

{Rev. Maurício Ferreira}