dezembro 28, 2016

DOIS MIL E DEZESSETE...

Chega mais um ano em nossas vidas. Chega mais uma etapa de trezentos e sessenta e cinco dias de nossas vidas. 365 é uma unidade de tempo denominada ano para nós ocidentais e cristãos. Foi-se as festividades natalinas, também já foram as festividades de transição do ano. Dois mil e dezesseis terminou, uma nova etapa começa. O que vai mudar? Sempre ouço isso dos previsionários. Eu, particularmente creio que nada, pois na minha concepção o tempo só passa. Se fizermos a pergunta, em que irei mudar para o futuro, talvez a resposta fosse diferente.


Então, quem pode mudar alguma coisa é você, não muda o seu futuro, este só pode ser projetado através do presente, do hoje, do agora. Faltam poucos dias para chegarmos em janeiro, mais especificamente quatro dias para entrarmos em um novo ano. O dia de "hoje" a cada dia ficará mais longe em nossa caminhada. Pergunta que se levanta: você caminha para onde? Qual será seu destino final? Daqui há exatamente 365 você sabe onde estará? Certamente não sabe. Daqui até a eternidade, você sabe onde estará? Aqui a resposta já fica mais fácil, pois o homem só tem dois destinos eternos: o Céu ou o inferno.

Chamo a sua atenção para o futuro, embora não queira que se viva no futuro que ainda não é, mas é preciso viver bem o hoje para que tenhamos uma perspectiva de futuro alvissareira. Podemos pensar assim para os próximos 365 dias como também para o porvir, para o dia de Deus, a volta do Senhor Jesus Cristo e o grande julgamento. Olhemos para a cruz hoje e vivamos a certeza de Romanos 8.1 “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”.


 
 {Rev. Maurício Ferreira}

dezembro 22, 2016

DUAS VIDAS, DOIS DESTINOS...

Mais um post escrito em 2009. Quando da morte do Michael Jackson em 25 de junho de 2009. Consiste em uma comparação de vidas, valores e destinos, leia-o é interessante. Abraço!

Hoje ao chegar em casa, na volta da comemoração de um aniversário de quinze anos, deparei com a notícia da morte do "mega star" Michael Jackson. Fiquei triste, como é natural ante a morte de um ser humano! As notícias dizem que ele foi levado ao hospital já sem respirar, com parada cardíaca, aonde chegou já em coma e não retornou! Morreu! Dia 25 de Junho, aos cinquenta anos, o cantor e dançarino, um "ídolo pop mundial", mas morreu! Vendo este fato me lembro de outro ser humano, que também nascia há cinquenta anos.
Dois homens, duas vidas, dois destinos diferentes. A vida é mesmo um mistério incognoscível ao próprio ser humano. Dois homens nascem, crescem em universos diferentes, tomam rumos diferentes e chegam a alvos diferentes, na maioria das vezes. Mas, interessantemente tudo depende do começo, dos primeiros passos, da base ética virtuosa dada pelos progenitores ou tutores de cada ser humano, ou de um coração aberto a mudanças no trajeto da vida, sempre existe esperança para quem vive. Diz a psicologia que uma criança apreende nos três primeiros anos de sua vida uma gama de conhecimento tão intensa que jamais no mesmo período irá adquirir na vida. Os pais de um menino brasileiro, nascido nas Minas Gerais, o ensinaram a ser um homem simples, que nunca poderia ter tudo que desejasse, mas que era feliz com aquilo que tinha. Os pais do menino americano, Michael, logo descobriram, nele, um potencial artístico exuberante e o exploraram, exigindo dele mais do que poderia dar como um garoto de seis anos.
Enquanto o adolescente com catorze anos brasileiro estudava e se preparava para a vida, o adolescente americano com a mesma idade, fazia sucesso pelo mundo, vendia discos aos milhões, conquistava a fama e se celebrizava no mundo inteiro. O adolescente brasileiro estava entre seu fã clube espalhado pelo mundo.
Na transição para a mocidade continuavam, cada um seu trajeto; o jovem brasileiro tentando uma faculdade e o jovem americano enriquecendo e se celebrizando cada vez mais. Vinte e quatro anos o auge da fama do jovem americano, Thriller foi seu álbum mais célebre, vendeu cento e nove milhões de cópias até hoje. O jovem brasileiro ingressava numa faculdade, já casado e com filhos. Bad, Dangerous e Invicible foram outros álbuns, que fizeram do homem americano uma "lenda viva" conforme os ditames da mídia contemporânea.
Quando olhamos para esta carreira, na verdade ainda hoje existem muitos milhares de fãs, e sempre existirão, mas ela, na realidade, terminou aos trinta e três anos, com o último e esplendoroso sucesso de vendas e mídia. Depois foi viver da fama adquirida, da celebridade conquistada até princípio da década de noventa. Mas ele já estava morrendo através da desilusão com a vida que levava, foi para a "Neverland" literalmente.
Estima-se que setecentos e cinquenta milhões de cópias foram vendidas por este artista de repercussão mundial. Neste trajeto, o jovem, moço de meia idade, brasileiro, deixou de lado seus ídolos humanos, incluindo Michael entre os vários que tinha, e passou a partir dos vinte anos a seguir somente um Senhor, JESUS CRISTO. Casou-se, teve três filhos, ingressou em uma carreira profissional e hoje vive com sua família. Seus filhos tem já uma vida independente e não moram mais com ele, mas juntos, unidos pelo Espírito divino formam uma família feliz e cristã. Está vivo!
E o outro? Morreu cedo! Embora tenha angariado muito dinheiro, a mídia diz que morreu sem nada, teve que dilapidar seu patrimônio para tentar quitar dívidas milionárias. Estava em franca e visível decadência! Morreu aos cinquenta anos no dia vinte e cinco de Junho de dois mil e nove. A ele podemos juntar outros como John Lenon, Jimmy Hendrix, Janes Joplin, Bob Marley, Elvis Presley, que não souberam viver, isto é, lidar com a própria fama.
O homem brasileiro, não é famoso, não vendeu discos, não é conhecido fora de seu pequeno universo, não é dono de sua própria vida, pois um dia a recebeu voluntariamente aquEle que é Senhor de todas as coisas: pois é soberano: JESUS CRISTO.
Duas vidas, dois caminhos, uma já acabou, a outra continuará enquanto Deus continuar colocando os "pontos e vírgulas" ou as "vírgulas", como pausas nas fases de sua vida. As bases foram colocadas, uma "rocha", outra "areia", (Mateus 7.24-29). Para a segunda a casa caiu!
A pergunta que me vem à mente numa hora assim é: e você meu querido e querida leitora, como sente que está sua vida? Está ruim? Eu quero lhe dizer que ainda existe esperança para você! Está boa, ainda tem muito a melhorar! Nosso futuro pode ser projetado agora, volte-se para Jesus Cristo e coloque a sua vida em Suas divinas mãos e viva para sempre, mesmo que morra fisicamente (João 5.24-29).

Você que está vivo ainda tem a oportunidade de mudar seu futuro, faça-o agora, pois amanhã pode não ser mais, para você ou para mim. Mas seja como for, se Jesus estiver na condução de nossas vidas, certamente não temeremos a chuva, os rios transbordantes, os ventos impetuosos, tampouco as tempestades, pois estaremos firmados na rocha eterna. Abra seu coração para a Palavra de Deus e descubra nela seu real seguro de vida: JESUS CRISTO. Ele quer te salvar e te diz: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14.6). Michael Jackson morreu! Mesmo com toda fama. Ficarão suas músicas, alguma influência que esmaecerá como o tempo. Mas ele não existe mais. Você está vivo, e pode se imortalizar, não por causa de obras feitas por mãos humanas, mas pela obra redentiva da cruz, eterna! E dai? (SDG)

{Rev. Maurício Ferreira}

DESDE QUE O MUNDO É MUNDO!

Este é um post meu escrito em dez de novembro de 2009, quando ainda pastoreava a Igreja Presbiteriana Manancial. Gostei de reler e repasso aos meus novos leitores.
Nós vivemos num mundo que está em pleno desenvolvimento, numa corrente sempre adiante, que nunca para. Isto nos faz ver que a dinâmica projetada por Deus não deixou de ser executada, automaticamente pela sua criação desde que o mundo é mundo. 

Desde quando o mundo é mundo? O mundo é mundo desde o dia primeiro em que o Senhor Deus no princípio o criou, céu e terra, tudo disforme, tudo vazio. Uma esfera imensa solta no ar, sem sustentação alguma, a não ser a mão divina, que eternamente a segura, conduz e cuida dela. 

O homem tenta explicar o mundo a partir de suas teorias, teorias estas que tentam excluir um criador extraterreno. Uma grande explosão. Uma distribuição dos fragmentos solares espalhados pelo universo afora. Uma terra, colocada num lugar estratégico, em distância, clima, vegetação propicias à existência do ser humano. Este veio de uma evolução natural dos seres e têm uma origem semelhante à dos primatas. Tudo isso, o homem tenta explicar, mas não consegue provas, portanto fica na teoria simplesmente e faz um enorme exercício de fé para crer nesta teoria. Pergunto, não é mais fácil crer que Deus criou o mundo, tudo que nela há e todos os que nele habitam? Certamente, sim!
 

Mas o homem não quer acreditar nisso, por quê? Porque ele não deseja que no mundo haja alguém mais elevado que ele. Mas há! E este é Deus, o Criador, sustentador e salvador do homem que vive sobre a terra.


Muitos creem também em seres que vivem fora daqui. Embora digam que é egoísmo humano supor que só exista vida na terra. Eu não me constranjo em dizer que só há vida humana na terra. Em nenhum outro planeta, até hoje, e nunca, terá as condições de vida para o homem, e até mesmo para a natureza criada por Deus. Por quê? Porque quando Deus criou "bará" do nada, Ele criou a terra sem forma e vazia para a Sua criação, e não o universo, mas a terra. Dai minha inferência de que a terra foi criada para o homem viver e ponto final.


Você já pensou que desde que o mundo é mundo, a história cumpre seus ciclos, e irá de ciclo em ciclo até que Jesus volte. Ninguém muda a história de Deus, ninguém acresce a ela qualquer cousa, ou retira dela qualquer detalhe. Deus a tem em Suas mãos, e a conduzirá sem alteração até o dia final.

Você é criatura de Deus, que bom! Já tem uma proximidade. Agora tome uma decisão, de ser filho, olhe para a criação divina, e veja como Ele é poderoso para criar, forte para sustentar e amoroso para reverter o caminho do homem que está indo para o inferno, desde que o mundo é mundo.
 

Agora faço a você um convite, venha a Cristo, receba-o como seu Senhor e Salvador e tenha uma nova visão, mais simples, mas ao mesmo tempo mais crível do que qualquer teoria bolada pelo ser humano.

A questão é simples: Jesus te ama desde que mundo é mundo e quer salvar você desde que o mundo é mundo, mas também desde agora e para sempre! Deus criou o mundo para que você dele usufrua, e deseja que você o faça desde já da melhor forma possível. O mundo é para ti, com tudo que contém. E você é para Deus com tudo que és! Pense nisso! Desde que o mundo é mundo, Deus te ama, Deus te protege, Deus te ampara, Deus te cuida e Deus deseja salvar você, eleito do amor dele! SDG!

{Rev. Maurício Ferreira}

ENTÃO É NATAL...

Então é Natal e o Ano Novo também. Uma frase muito repetida nestes dias pelos quais passamos. Véspera de Natal e proximidade do ano 2017. Eu não sei como você caro leitor vê estes dias, mas eu tenho a opinião de que nestes últimos dias do ano vivemos como se fosse um sonho, ou mesmo uma ilusão de que tudo irá mudar, e muito para o melhor. Será? uma questão que surge em minha mente. Será? sim, vivemos um pequeno grande sonho ilusório e lúdico acerca da vida. Não é desfazer prazeres, mas na verdade gosto muito da realidade. As vezes vejo gente vivendo dois mil e dezessete no meio de dezembro, sem a noção de que nada está em nossas mãos, nada podemos fazer e principalmente quanto aos tempos a nossa frente.

Assim, nestes dias que antecede o Natal, faltam três dias, hoje é vinte e dois de dezembro, quero lhe dizer que se curtimos cada um de nossos dias, se cumprirmos cada um de nossos compromissos, se abraçarmos cada um de nossos amigos próximos, se amarmos com excelência aqueles que Jesus mandou que amassemos, se detectarmos cada uma de nossas falhas, se desativarmos cada uma de nossas defesas, certamente seremos felizes em cada um dos dias que vivemos e estaremos cônscios de que estamos alegremente recebendo o amor de Deus em cada detalhe do que Ele nos dá como presente, sim exatamente o presente.

Leitores deste Blog, quero aqui deixar minhas felicitações quanto ao Natal e desejos de que seu futuro esteja nas mãos do Senhor e Criador nosso, de modos que seremos felizes, que cada dia será de muita paz, que as vitórias já conquistadas acontecerão no momento certo de Deus em nossa vida. "Não temas" nos fala o Senhor para cada um de nossos dias, fala-nos Ele por trezentos e sessenta e cinco vezes na Palavra: "Não tenha medo". Assim, vamos olhar nossos dias e vivê-los na dependência total de Jesus. Curtindo cada dia com alegria, cumprindo nossos deveres e compromissos com dedicação, abraçando forte aqueles que nos são e estão próximos, amando como Jesus amou, se ao percebermos nossas falhas nos voltarmos para as promessas divinas e nos arrependermos e recomeçarmos, se vivermo com nossas defesas arriadas para entender o outro como vítima da intempéries maldosas do mundo natural, nossa felicidade será muito mais esfuziante. Portanto, meu caro leitor, te convido a nestes dias festivos e comerciais olhar para cima, ou mesmo olhar para a Cruz no Calvário.

Certamente, se assim o fizermos veremos tudo que nos foi enunciado e prometido desde antes da fundação do mundo. Deus nos promete vida eterna, nos promete absolvição do segundo pecado, o pecado humano, nos conduz em cada vereda com a certeza de que somos mais que vencedores, mas lembre-se da promessa: por meio daquele que nos amou, morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia. Comemorar o Jesus que nasce é interessante, mas comemorar o Cristo Jesus que redime é muito mais agradável e entusiasmante. Viva com, para, de e em Jesus Cristo todos os dias. Só assim seu Natal será realmente feliz e grato àquele que nos amou de tal maneira. SDG!

{Rev. Maurício Ferreira}

dezembro 17, 2016

O TEMPO PASSA, NÓS VOAMOS...

Interessantemente nos referimos ao tempo como um bálsamo ou remédio anti-inflamatório ou mesmo antibiótico que irá curar-nos de nossas neuras (mau-humor acompanhado de irritabilidade), traumas (choque emocional), complexos (autoacusação de inferioridade ou de superioridade face aos outros) e conflitos críticos, sejam eles quais forem. Então muitas vezes ficamos passivos ante o encaminhar dos dias, horas, minutos e segundos. Esperamos, sem nenhuma perspectiva, mas esperamos.

O salmista roga a Deus que o ensine a contar os seus dias para que alcance sabedoria (Salmo 90.12). Ele olha para o passado, para as muitas vitórias engendradas e comandadas por Deus em seu ministério. Ele olha para o povo que saiu do cativeiro egípcio como um punhado de famílias e chegou à terra prometida como uma nação. Ele vê o povo de Deus, agora renovado, tudo novo, todos novos e sabe que se não fora o Senhor nada disso teria sido realidade. Ele sabe, e havia afirmado isso em sua caminhada, que sem Deus, não podemos continuar na caminhada, não existirá mais promessa, nem plano, nem objetivo de vida. Então ele pode dizer, continua a nos ensinar a contar uma pequena unidade de tempo, e vivendo o presente do Senhor a cada dia iremos alcançar a sabedoria.

Nós vivemos hoje sem conhecimento de Deus muitas vezes. Caminhamos com os olhos num passado histórico de nossa existência, pensando num vicioso círculo que “poderia” ser a vida. E nas hipotéticas e impossíveis repetições de um passado alvissareiro e promissor, que nos trouxe até aqui. Assim, vivemos de fatos ocorridos e esperando uma absurda repetição do passado. Outras vezes caminhamos com os olhos tão, mas tão distantes à nossa frente que acabamos tropeçando no nosso presente. Vivemos o amanhã, sem projetá-lo através do hoje. Perdemo-nos na história, pois não a vivemos realmente, só sonhamos. Cuidemos para que o nosso presente seja o que viveremos a cada dia.

Estamos nos aproximando do final do ano 2016. Tem muita gente que já está vivendo em 2017. Teremos ainda que viver mais catorze dias este ano, não os desperdice. Não olhe para trás e tente resgatar a história bonita ou feia que já se foi. Não fique a vislumbrar um futuro que ainda não é, como nos diz a Escritura. Viva um dia de cada vez, tente de forma bem sensível ouvir a voz do Senhor em cada um destes próximos dias. Veja o quão mais sábio poderá chegar ao próximo ano, se entender que devemos vive o agora. O hoje.

O mesmo salmista que nos leva a solicitar que Deus nos ensine a contar cada um de nossos dias, também nos fala que o “tempo passa e nós voamos” (Salmo 90.10). Nossa vida é muito curta, nossos dias são muito poucos. Claramente, assim avaliamos ante a eternidade que Deus nos propiciará. Portanto, vamos aprender a curtir cada instante presente de nossa vida, vamos entender que não podemos esperdiçar nem um momento, nem um átimo de segundo de nossa efêmera vida. Lembremo-nos que o tempo passa, docemente passa, morosamente passa, tranquilamente passa, mas também e ainda fragrantemente passa. Somos reféns do tempo, mas ao mesmo tempo temos uma eternidade pela frente. Mas para que a eternidade seja viável como vida, precisamos voar hoje, agora, e viver a vida que Deus tem para cada um de nós, hoje, agora.

Portanto, cumpra seu dia porque cada um foi o Senhor Deus que fez para que nos alegremos e nos regozijemos nele (Salmo 118.24). Aprenda a viver bem agora, e seja feliz agora, e realize-se agora, mas olhe para a cruz agora, veja o amor de Deus agora, receba a expressão deste amor divino imensurável e inefável agora. Amanhã, pode ser muito tarde, dois mil e dezessete talvez nunca exista. É hoje, é agora, sim, neste instante caro leitor que Jesus quer te salvar. Ele te chama à Sua graça. Então!


{Rev. Mauricio Ferreira}