outubro 20, 2011

SOMOS REFORMADOS...

Nós somos reformados. Somos um povo que crê na soberania divina, e que por isso não vacila na vida cristã, pois sabemos que nosso Deus é fogo consumidor. Toda vez que levantamos, o fazemos com a convicção de participarmos de mais um dia de misericóridas maravilhosamente renovadas. E isso são todas as manhãs. Pois sabemos que o nosso Deus, o Deus dos reformados é tão grandiosamente soberano, majestoso, glorioso que misericórida para ele são inesgotáveis. É tão grandiosamente majestoso que olha e vê o mesmo mundo que foi criado por ele e ama este mundo do mesmo jeito que amava quando prometeu a redenção através da descendência da mulher. Tão grandiosamente amoroso que antes de olhar para nossos pecados, ele olha para a cruz, e ali vê o unigênito filho dele como prêmio por eles e então ao olhar para nós nos vê sem culpa, pois nos olha através do amor, do grande amor com que nos amou.

Somos reformados, e como reformados cremos numa Igreja além do que os olhos podem ver, do que os homens podem criar ou conceber. Vemos uma Igreja orgânica, viva, santa, una, espiritual, que de tão amada, foi comprada por um alto preço. O preço da cruz, o preço da morte. Não qualquer morte, mas da morte da morte na morte de Cristo. O preço do amor inefável que extrapola nossa compreensão, vai além de nossos poderes e de nossos propósitos.
Somos reformados. Somos um povo que crê que existe um só corpo, e um só Espírito, e uma só esperança, para a qual Deus chamou-nos. Também que há um só Senhor, uma só fé e um só batismo. Ainda cremos que nosso soberano, glorioso, gracioso, amoroso Deus é Pai de todos, é o Senhor de todos, age por meio de todos e está em todos. Cremos que fomos eficazmente chamados e por isso somos parte de um corpo que celeremente caminha para o céu, salvo para sempre em Cristo Jesus. 
 
Por sermos reformados cremos num povo sempre em processo de renovação. Vivemos uma vida contextualizada, norteados por uma Palavra única, inerrante, infalível e eficaz, e num Deus imutável e eterno.

Somos reformados. Na verdade, antes de reformados por sermos frutos da Reforma Protestante do Século XVI. Somos reformados porque um dia o Senhor amoroso, misericordioso Deus, sendo nós ainda pecadores, nos deu vida nova, abundante e eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Somos reformados totalmente porque tudo que erámos e tínhamos teve que ser mudado, trocado ou restaurado pelo Senhor Onipotente, Onisciente e Onipresente.

Sou reformado, comemoro 494 anos de uma volta para as Escrituras. Comemoro um tempo de reforma religiosa. Mas vivo uma vida de 2000 anos de graça, paz e de transformações nas mãos daquele que pode tudo em todos. Sola Gratia! Sola Fide! Sola Scriptura! Solo Christus! Soli Deo Gloria!
(Rev. Maurício Ferreira)

outubro 14, 2011

HORARIO DE VERÃO

Começa neste fim de semana o horário de verão em estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A mudança ocorre à zero hora de domingo (16). A população terá que adiantar o relógio em uma hora e a mudança segue até 26 de fevereiro de 2012. Neste ano, o horário de verão abrange também a Bahia.
RELÓGIO DE SOL DO REI ACABE
Segundo o governo federal, o período do horário de verão será o mais longo desde 1985 e terá 133 dias de duração. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê uma economia para o Brasil que pode variar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões durante o período. No período, a ONS prevê a diminuição da demanda em 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts (MW).

Com os dias mais longos, o objetivo é reduzir o consumo de energia e aproveitar mais a luz do sol durante o verão. A decisão de utilizar o horário é de cada estado e, neste ano a Bahia resolveu aderir. A inclusão do estado era reivindicada por empresários do estado. Eles queriam sincronia com o expediente bancário, horário de funcionamento de escritórios e sede de empresas do Sul e do Sudeste.
Período
Desde 2008, com a edição de um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.
Quando houver coincidência entre o domingo de Carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte. É o caso de 2012, quando o Carnaval será comemorado entre os dias 18 e 21 de fevereiro. O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia. (Do G1, em São Paulo - 14/10/2011)

outubro 10, 2011

EU TAMBÉM SOU EVOLUCIONISTA


Eu creio na evolução. E dou muitas graças a Deus porque ela existe. Não estou parado no meio do caminho. Nem estou andando para trás. Sigo em frente. Cada vez mais perto da perfeição física, da perfeição ambiental, da perfeição social, da perfeição ética. Estou dentro de um processo irreversível. Estou sendo empurrado ou carregado por esse processo. O hoje é incomparavelmente melhor do que o ontem e o amanhã será incomparavelmente melhor do que o hoje. Não estou me enganando. Não estou desviando a minha atenção de um pesadelo para um sonho, de uma realidade para uma utopia. Estou acordado, com olhos bem abertos.

Não sei exatamente em que altura da evolução me encontro. Há muito tempo deixei o Egito. No momento estou sob a coluna de nuvem durante o dia e sob a coluna de fogo durante a noite. Todos os dias me alimento com o pão do céu. O cheiro dos alhos e das cebolas diminui a cada dia e a cada dia aumenta o cheiro do leite e do mel. Canaã não está muito longe. A noite está quase acabando, as trevas estão indo embora e o sol começa a surgir no horizonte. Jesus está reinando e colocando todas as coisas debaixo dos seus pés. Estou esperando que Ele remova, que Ele destrua, que Ele reduza a pó a morte — o último inimigo a ser vencido.

A evolução compreende três processos subsequentes, aos quais se dá o nome de justificação, santificação e glorificação. Já passei pela justificação, estou passando pela santificação e vou alcançar a glorificação. No primeiro processo fui liberto da culpa do pecado. No segundo, estou sendo libertado do poder do pecado. E no terceiro, serei libertado da presença do pecado dentro de mim e dentro da estrutura na qual vivo. Não há nenhuma razão para eu parar no meio do caminho.

Estou indo de degrau em degrau, de glória em glória. Estou caminhando do paraíso perdido para o paraíso recuperado, de Gênesis para o Apocalipse, do primeiro céu e da primeira terra para os novos céus e nova terra. Pois “a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv 4.18). A evolução independe de mim.

A evolução é tal, que me dará um corpo novo, sem pecado, sem enfermidade, sem lágrima, sem morte. Ao final do processo da evolução, eu serei igual a Jesus.

Estou tranquilo, muito tranquilo, pois aquele que começou essa obra toda em mim, a levará a bom termo. Aleluia