julho 01, 2011

DEUS É SOBERANO

Nosso Deus é soberano. Esta é uma afirmação reformada. É uma afirmação daqueles que acreditam que nada, absolutamente nada foge da vontade de Deus. Deus tem Sua vontade atributiva e permissiva, e tudo que se passa na criação está sob uma destas características da vontade do Criador, Senhor e Rei do mundo.

Pensar em Deus como o Soberano Senhor de todas as coisas não é nenhum absurdo. Basta olharmos para a Santa Palavra e veremos em cada detalhe dela o Deus Soberano a passear por suas paginas. 

Na criação vemos a ordem imperativa de Deus e tudo ser criado do nada. O "Barah" é unicamente divino, nenhum outro criador, seja ele humano ou instituição espiritual teve, tem ou terá a mesma capacidade criativa de Deus. Ele criou tudo do nada, absolutamente nada.

Quando Deus olhou para a humanidade perdida humana e espiritualmente, Ele dissolveu esta humanidade para recomeçá-la através de uma família. Mas antes Ele falou através de Noé por cento e vinte anos sobre paciência, longanimidade e necessidade de mudança e arrependimento. Nada revolveu o coração do homem e Deus destruiu a terra com o dilúvio.

Quando Deus olhou para a terra e o subversivo ser humano estava construindo uma Torre absolutamente pretensiosa, Ele simplesmente os envolveu com uma confusão linguística e espalhou-os pela face da terra, fazendo assim com que todos os cantos da terra criada estivesse habitado.

Quando Enoque e Elias, servos fiéis ao Senhor estavam para deixar este mundo, o Senhor os tomou para si, premiando-lhes a justiça e serviço configurado na fé e dependência dEle.

Olhando para o servo Jó vemos Deus em Sua Soberania permitir que Jó fosse tentado e provado em sua humilde e humana fé pelo Seu arquiinimigo e ao mesmo tempo tomando conta da vida de Seu servo de forma clara. 
 
Ao olharmos para Israel, pronto a receber o Messias. Roma com suas estradas e domínio político e a Grécia com sua cultura formando o Império Greco Romano, tendo no centro a vida religiosa monoteísta de um povo formado no Egito, apurado no deserto e herdeiro de uma terra que não era sua. Jesus nasce em Belém. Nasce em Judá. Nasce no centro do Império Romano. E começa a estabelecer o Reino de Justiça divino para a eternidade. 

Para realizar plenamente seu plano salvífico, Ele criou um povo para si e o conduziu até a cruz, através de Jesus Cristo. Toda história está sob a égide do Deus criador, Senhor, Salvador da humanidade. Nossas vidas da mesma maneira. Deus é Soberano, ponto final.
 
Portanto, vemos o Deus soberano agir em cada detalhe na existência da humanidade. Assim, vemos também Deus agir em cada detalhe da vida humana. Ele nos criou, nos sustentou e nos salvou. A cruz torna-se realidade na vida do salvo por amor e misericórdia e passa a motivar, estimular o cristão a continuar a como servo falar das virtudes do Senhor e Rei Jesus. 
(Rev. Maurício Nascimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário