junho 22, 2010

O QUE REALMENTE DIGO QUANDO DIGO "OBRIGADO"!

"No Português, Obrigado é um adjetivo que significa: forçado, coagido por lei, norma, necessidade ou uso; obrigatório, inevitável. Podemos recorrer a exemplos como: Somos obrigados a trabalhar para sobreviver. Somos agradecido, grato, ficamos em dívida, assumimos obrigação, ou ainda - Obrigada, fiquei encantada com a prenda. Pode ser ainda simplesmente uma interjeição: obrigado, agradecido: O meu obrigado! Em Moçambique é "kanibambo". Em Alemão é "danke" (de). Em Finlandês : kiitos (fi). Em Francês : merci. Em Inglês : thank you, thanks, etc. Etimologicamente, obrigado é o particípio passado de obrigar. No sentido de grato, agradecido, terá resultado da simplificação e redução de uma expressão semelhante a: Fico obrigado a (= sinto-me na obrigação de) retribuir o favor. Daí a flexão que se mantém: obrigado, obrigada, obrigados, obrigadas. Contudo, cada vez mais há quem defenda que obrigado evoluiu para interjeição, sendo então invariável." (pt.wiktionary.org/wiki/obrigado).

Busquei esta pesquisa para ver o que significa este é um outro termo que para nós, como alguns defendem tornou-se somente uma interjeição, mas que na verdade se aprofundarmos veremos que a origem nos leva a uma obrigação real quando dissermos o termo "obrigado!".

A gratidão, é uma dádiva qualificativa daquele que reconhece a ação de alguém por si e o torna cativo de uma obrigação de responder de alguma forma ante seu benfeitor.

Pensando assim, me volto para o nosso relacionamento com Deus, nosso Criador, Senhor, Pai e Salvador. Aquele que não poupou Seu próprio Filho, levando-O à cruz em lugar do pecador apartado de Deus e sem norte existencial. Deus que em Sua infinita e maravilhosa Graça nos olha com um amor indizível e inefável e compassivamente nos atende em nossa maior necessidade, pedão e reconciliação com Ele para sempre.

Dai, ficamos certamente com a obrigação de responder a Deus com nosso louvor, adoração. E em gratidão coloquemo-nos na posição de libação ante o trono de graça: "Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus." (Romanos 12.1 - NTLH).

OBRIGADO em uma relação natural é nos dipormos a devolver ao favor a nós oferecido. Diante de Deus, olhando para tudo que Ele fez pela humanidade, e consequentemente por mim e por você, só temos uma forma de viver: obrigados!

Fiquemos, pois com a obrigação de nos voltarmos para a cruz, para o ato remissivo de Jesus e vivamos uma vida de louvor, adoração como seres gratos àquEle que nos amou desde antes da criação do mundo.

Portanto, amado e amada vamos nos colocar diante do Trono com a consciência da vida eterna, e assim conscientes de que nossa vida eterna, nossa salvação e nosso futuro estão garantidos porque alguém nos amou de forma muito graciosa, Deus, fazendo por nós tudo que o Excelentíssimo Pai desejou fazer para a coroa de Sua Criação, porque Ele nos criou para nos salvar, para nos redimir. Agradeçamos ao Senhor por tudo que Ele fez, faz e há de continuar fazendo. Obrigados, Deus pelo Seu inefável amor por nós! SDG!
(Rev. Maurício Ferreira) 

junho 14, 2010

O TEMPO QUE FOI, É E NÃO É!

Existe tempo para tudo sob o escaldante sol de nossos dias, lembrando do aquecimento global. E desse modo podemos concluir que existe um tempo chamado presente. A questão é: como você tem vivido esse tempo em sua existência?

O momento presente é extremamente passageiro, bruscamente ilusório e tipicamente desconcertante.

Você já tentou parar o tempo? não dá, não tem jeito. Você já tentou refazer as coisas que o tempo levou? não tem jeito, não podemos fazê-lo. Sempre ouço a frase, se pudesse voltar no tempo eu faria...

Não faria, pois se o tempo voltasse para nós, seríamos as mesmas pessoas, com as mesmas ideologias, como a mesma personalidade, com os mesmos objetivos ou sem os mesmos objetivos.

Precisamos nos conscientizar que só podemos viver o hoje, de verdade, o instante presente, pois o passado se foi e o futuro não é ainda.

Desse modo minha sugestão para você que me lê e acompanha é: por mais que este instante esteja difícil, viva-o plenamente. Por mais que haja alegria em cada ato e fato de sua vida agora, curta-as com integridade. Por mais que a vida seja inconstante e que este momento te faça lembrar o passado, olhe para a vida que você está vivendo agora. Por mais que o futuro prometa muitos deleites ou felicidade e alegria, lembre-se que neste momento o futuro é somente uma ilusão etérea, não existe. Sugiro, pois que vivamos bem o instante presente e usufruamos o máximo que pudermos dele porque o Senhor do Universo nos diz que ficar ansioso com o que comer, vestir ou quanto tempo viveremos é coisa de pessoas insensatas. O futuro está no presente e o passado da mesma forma está hoje em nossa existencia.

Procure aproveitar ao máximo seu presente que nada mais é ou deixa de ser o atual "presente", sim o instante presente.
Só assim, conseguiremos fazer o que nos está proposto definitivamente pelo Senhor de nossas vidas e do universo.
Deus seja louvado!