agosto 19, 2009

IURD OU EDIR MACEDO???

O que se encontra na mídia estes dias são as ações da liderança da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus). Toda a mídia está falando muito disso, das transações "escusas" de uma parte da liderança da igreja para com o modo de gerenciamento dos dízimos e ofertas que nela são recolhidos. Paraísos fiscais, empresas fantasmas, lavagem de dinheiro, tudo consequência de uma denuncia do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) à Justiça paulistana.
Nós somos igreja, de algum modo tudo isso nos alcança, a todas as instituições religiosas protestantes, através da generalização, quando se comentam os fatos, principalmente, fora dos meios de informação do país. Estes por sua vez estão sendo caprichosos no trato, sem generalidades, sem colocar todas as denominações envolvidas. Uma coisa é a instituição, outra coisa são as pessoas que com ela estão envolvidos. Cada igreja tem sua forma de gerenciar-se, e isto faz diferença, cada igreja tem seu jeito de se manter e manter seus investimentos, que realmente devem ser voltados para a pregação do evangelho e assistência social junto a sociedade em que está inserida.
Ao mesmo tempo que achamos que isso nada tem a ver conosco, precisamos, também, nos manifestar no sentido de esclarecer as coisas, e nos colocarmos na posição que nos compete tomar. Sou pastor presbiteriano, nosso sistema de governo e administração é totalmente diferente do sistema da IURD, em outro post falaremos disso. Como, também, precisamos dizer que, hoje, a IURD não é o Bispo Edir Macedo, embora haja uma identificação muito grande por ser ele o fundador dela há 32 anos atrás, e seus companheiros. O que ocorre é que, Ele e mais nove bispos, hoje, denunciados pelo MP junto à justiça de SP, encontram-se na condição de réus e precisam provar que as denuncias contra si são infundadas. Mesmo, ainda, que a Revista Veja fale do grupo, denominando-o como "A Universal" referindo generalizadamente a instituição, e mesmo que os documentos estejam em nome da IURD, quem estaria conspurcando o nome evangélico são os homens, que não são a instituição, mas membros dela, líderes, mas não acima do bem e do mal, que punidos por seus atos, devem ser punidos também pela instituição religiosa IURD. Tudo isto, evidentemente, se comprovadas as denuncias. Esta deverá continuar em detrimento de sua liderança. Os homens passam, a instituição permanece, e permanecerá até a parousia. A IURD hoje é uma instituição religiosa consolidada e independente de seu fundador. Está presente em 172 países, tem mais 4.500 templos espalhados pelo Brasil a fora, tem em seu quadro 9.600 pastores e mais 4.400 obreiros voluntários e congrega aproximadamente 8 milhões de fiéis. Parafraseando o fariseu Gamaliel, se a IURD estiver realmente no coração de Deus, ela há de permanecer e seu fundador humano, Edir Macedo, terá sido apenas um instrumento utilizado pelo Senhor da igreja, Jesus Cristo.
Assim, minha esperança é que esta hoje comprovada instituição religiosa chamada Igreja Universal do Reino de Deus, independentemente de sua liderança, que, infelizmente hoje provoca tantos escândalos ao meio evangélico, permaneça em sua missão de alcançar aqueles que Deus tem como seus no mundo. Fazendo a obra da evangelização integral, sem estes ranços de homens gananciosos e sem escrúpulos. Falo tudo isso prejulgar, tampouco condenar a ninguém acerca de qualquer ato destes que estão sendo veiculados na mídia de nossos dias. Repito, os homens passam, a igreja permanece. Os membros crédulos, crentes e cristãos que se envolvem com a instituição IURD nada tem com os deslizes, denunciados, das lideranças dela.
Minha esperança ainda é que a instituição amadureça com homens sérios que Deus há de levantar para dar continuidade à sua obra. São trinta e dois anos de um avivamento importante em nosso Brasil. Espero também, que os líderes de igrejas neo-pentecostais tenham a consciência de que a sua participação no mundo evangélico brasileiro é muito relevante, não se deixando, portanto, iludir ou assediar pelo lucro fácil. Deus tem uma grande obra para ser realizada, e todos são importantes nela, por isso a seriedade da vocação exige que nós, pastores, bispos, apóstolos, seja lá que título tenhamos saibamos que o mais importante não são os numerários pecuniários, ou a riqueza que teremos aqui na terra (Mateus 6.19-21), mas as vidas que Deus tem e às quais ele nos envia a pregar o evangelho sério e integral. SDG!
(Rev. Maurício Ferreira)

agosto 12, 2009

SOMOS FRUTO DE UM SONHO MISSIONÁRIO

Hoje um dia muitíssimo especial para nós que pertencemos à plêiade da Igreja Presbiteriana do Brasil. 
Por que?
Ora porque hoje, se completam exatamente 150 anos que aportou na Baía de Guanabara o Rev. Ashbel Green Simonton. Um jovem missionário, idealista, cheio de sonhos, cheios de planos, cheio de esperança. Quiçá pudesse estar hoje aqui conosco para celebrar a concretização de tudo isso, numa igreja pujante e grandiosa, firme no seu propósito que é a pregação da Palavra de Deus e a expansão das boas novas do Reino divino. Reino a ser estabelecido aqui na terra como no céu. Nossa alegria ao completar 150 anos é vermos que somos frutos de um projeto missionário, e que não perdemos e creio eu, tampouco, perderemos a visão missionária divina plantada no seio desta igreja, nascida no coração de Deus e colocada em prática através dos patriarcas reformadores, como Calvino e seus concordes numa evolução extraordinária de uma obra iniciada por Martinho Lutero no dia 31 de outubro de 1517.
Em 1550 chegaram ao Brasil os primeiros missionários que foram expulsos pelo romanismo estatal daqueles dias. Depois foi expulso outro grupo que aqui estava quando da invasão holandesa. E no tempo de Deus, propício, adequado, dia 12 de agosto de 1859 chegou ao Brasil aquele que fora separado por Deus para iniciar o trabalho evangelístico definitivo do Brasil. Já haviam outros cristãos protestantes no país, de outras denominações, mas a primeira igreja a surgir pulsante e retumbante no país foi através deste servo: A. G. Simonton.
Hoje 150 anos depois, festejamos com alegria o início de uma grande obra: A IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil). Hoje com aproximadamente 600.000 membros, não é a maior denominação do nosso país, mas é uma representação muito forte e significativa neste país, por causa de seus pastores, todos com formação básica universitária. Pelos seus líderes leigos: presbíteros e diáconos espalhados por este país e que realizam uma obra especialmente apreciável pelo vigor, e desprendimento nas mãos do Pai em caráter de voluntariado. Pelos seus membros que se gastam na propagação do santo evangelho em cada rincão deste país. Aleluia!
Nada mais a dizer, pois somente a Ele, o " Grande Eu Sou" devemos louvar por tudo que fez, faz e continuará fazendo nesta igreja dEle, e da qual somos partes especialmente eleita, separada para a obra missionária do Deus missionário (Missio Dei). Hallellu-Yah! SDG!

(Rev. Maurício Ferreira)

agosto 10, 2009

GRIPE A (Suína) - PERGUNTAS E RESPOSTAS:

Recebi estas perguntas e respostas sobre a gripe A ou o vírus H1N1 (vulgarmente chamada de gripe suína) da irmã Dra. Regina C. T. Rocha que são altamente esclarecedoras para nós que ainda temos a chance de tentar evitar o contagio e a chegada em alta conta em nossa cidade! Ela mora em Foz do Iguaçu, onde está muito catastrófica a situação. Observem com atenção!

1. Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa?

Até 10 horas.
2. Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos?
Torna o vírus inativo e o mata.
3. Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?
A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia.

4. É fácil contagiar-se em aviões?
Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.
5. Como posso evitar contagiar-me?
Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.
6. Qual é o período de incubação do vírus?
Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.

7. Quando se deve começar a tomar o remédio?
Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%

8. De que forma o vírus entra no corpo?
Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.
9. Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?

Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.
10. A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus?
Não porque contém químicos e está clorada

11. O que faz o vírus quando provoca a morte?
Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte

12. Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?
Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.
13. Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?
De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.

14. Onde encontra-se o vírus no ambiente?
Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o vírus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.

15. O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?
Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.

16. Qual é a população que está atacando este vírus?
De 20 a 50 anos de idade.
17. É útil a máscara para cobrir a boca?
Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.

18. Posso fazer exercício ao ar livre?
Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.
19. Serve para algo tomar Vitamina C?
Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.
20. Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?
A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.
21. O vírus se move?
Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.
22. Os mascotes contagiam o vírus?
Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.
23. Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar?
Não.
24. Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?
As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.

25. O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus?
Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.
26. Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)?
Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.

27. Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas?
Não serve para nada.
28. As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus?
SIM.
29. Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?
NAO.
30. O que mata o vírus?
O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel.

31. O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus?
O isolamento.
32. O álcool em gel é efetivo?
SIM, muito efetivo.
33. Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus?
Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.

34. Este vírus está sob controle?
Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.
35. O que significa passar de alerta 4 a alerta 5?
A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.

36. Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune?
SIM.
37. As crianças com tosse e gripe têm influenza?
É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.
38. Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar?

Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.
39. Posso me contagiar ao ar livre?
Se há pessoas infectadas e que tussam e/ou espirre perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.

40. Pode-se comer carne de porco?
SIM pode e não há nenhum risco de contágio.
41. Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado?
Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.

agosto 04, 2009

A VIDA É UMA CRISE ANGUSTIANTE! MAS...

Eu não sei você, mas as vezes inicio o dia com o coração apertado, com os olhos prontos a receber o lacrimejar de um homem que não sabe o que irá acontecer na hora do almoço, e quando esta hora chega, não se sabe o que será do anoitecer. Sei que na nossa vida existem esquinas que precisam ser dobradas, existem trilhas que não sabemos que existem, pois ainda nem as visualizamos em nossa mente, mas interessantemente existem, pois sem o sabermos fazem parte de nosso destino futuro. Nestes dias, o que a nossa mente faz é nos conduzir pelo desconhecido futuro imaginado e ainda inexistente, mas presente pois já faz parte de nossos pensamentos. Isto é angustiante! Isto é amedrontador!
Será que amanhã estarei vivo? será que daqui a pouco se verá em meus lábios um sorriso? será que posso ver a beleza do mundo criado por Deus agora, se olhar ao redor, ou mesmo se se pensar na criação do boníssimo Pai? parece que a vida está completamente acinzentada.
Daí percebo que nestes momentos minha vida se encontra numa crise. E a crise, embora eu a encare na maioria das vezes como algo positivo pois no stress a que ela nos conduz, somos lançados um pouco mais adiante. Outras vezes como agora, o coração aperta e parece que o mundo vai acabar. E eu não mais terei oportunidade de fazer o que quero fazer, de realizar o que fui criado para realizar. Penso nos filhos, longe! Penso nos parentes, longe! penso no futuro, longe, embora muito mais perto que imagino. Como será o amanhã? como será o agora não tão presente de minha existência? Não sei, sinceramente não sei!
O meu agora está doloroso, o meu presente está doendo muito, o meu dia está ruim! E o seu?
O diconário nos diz que angústia é algo tipo um espaço reduzido; estreito, uma carência ou falta. Nos leva a um estado de grande inquietude que parece apertar o coração. A medicina chama de estenose o estreitamento de um orifício. Isto é, parece que a gente está entrando num túnel apertado e a cada passo fica mais e mais apertado, e não se consegue mudar o rumo para sair, difícil! Então, uma tristeza invade o peito, e provoca uma aflição, o que propicia o sofrimento d'alma, estou angustiado. As crises que provocam tudo isto não são boas para o Ser humano, embora nos façam parar e pensar. E pensar é bom, é benéfico. Pensar nos mostra que vivemos de acordo com o pensamento descartino "Penso, logo, existo", mas dói, e dói muito! Por que tudo isso? não sei!
Mas o bom de tudo isso, de toda essa crise angustiante, desse stress passageiro em meu peito é que, pensando mais profundamente vejo que, creio no Deus que está dentro de mim todo o tempo, e na verdade, permitiu tudo isso, mas já está combatendo os males que poderiam até me conduzir a uma crise depressiva. Quero viver, e viver a cada dia mais feliz, mais cheio de paz, mais tranquilo, porque sei que o meu Deus é Senhor de minha vida, de meu corpo, de meus sentimentos, pensamentos, de minha razão e minhas emoções, enfim do todo no qual me componho, como um servo, um filho, alguém amado ao extremo da mjorte na cruz no calvário. Aqui estou eu, um homem, como outro qualquer que se vê em meio as dificuldades da vida, amparado pelo amor do divino Criador e Senhor de tudo que sou, tenho e estou.
Por tudo isso exarado, não tenho como me esquivar, estou em crise, stressado, angustiado, agora. Mas como disse o servo Jó: "Sei que o meu Redentor vive...", aleluia! E sei que daqui a pouco, ou daqui a algum tempo tudo isso passará e minha alegria voltará, e meu prazer estará novamente diante de mim, pois sei que meus caminhos estão sendo aplanados pelo meu Deus e meu Senhor!
Se você teve a pachorra de ler até aqui, por favor, me entenda. E ore por mim!
Deus continue a abençoar-nos ricamente! Ele vive, Hallellu-Yahweh! (SDG)
(Rev. Maurício Ferreira)