novembro 29, 2022

NATAL...

 Natal...

     Dezembro, independente das convicções humanas e discussões acerca de tempos, locais quanto ao nascimento de Jesus Cristo. O mundo comemora a encarnação de Cristo Jesus, que veio ao mundo para mostrar um amor inefável e perfeito que no-lo legou para a salvação dos homens. Dezembro se comemora, querendo ou não, o Cristo Senhor e Salvador dos povos.

     Quando Jesus Cristo nasceu da virgem Maria, Ele estava vindo por causa do amor de Deus, e também do pecado do homem, pois havia uma falta de sintonia entre a santidade divina e pecaminosidade do ser humano desde o Éden. Havia uma problemática a se resolver na existência do ser humano criado e colocado no mundo para glorificar ao Senhor. Natal significa simplesmente dia do nascimento de alguém. Para o cristão denomina o dia do nascimento de Jesus Cristo.

     Vamos pensar no natal de 2022 com uma certeza única e especial: Jesus nasceu. Jesus veio ao mundo. Jesus, o Filho Unigênito que Deus o Pai nos presenteou para que possamos viver abundante e eternamente, se nEle crermos. Devemos sempre nos lembrar que o Natal é a festa da salvação, não de presentes somente.

{Rev. Maurício Ferreira}

novembro 24, 2022

FIM DE ANO...

FIM DO ANO.

     Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom. Estamos nos estertores do ano 2022. 2023 vem aí. Devemos avaliar nossa vida e entender que depois de dois anos de uma pandemia que ceifou muitas vidas, de muitos dias bons e ruins, estamos vivos e em prontidão para continuarmos a batalha pelo Reino todo tempo. Fim de ano não é tempo de se fazer promessas, e sim tempo de se fazer balanço. Precisamos pensar no que fizemos de bom e nos erros que cometemos.

     Por isso devemos nessa avaliação rever conceitos, valores e nos movimentarmos para desfazer, fazer e refazer o melhor, não no próximo ano, mas a partir de já, do momento em que tomamos consciência de nossos acertos e erros, melhorarmos ou mudarmos. O que não podemos fazer em tempos de análise é ficar estagnados, parados na mesmice de vidas sem sentido ou noção.

     2022 foi um ano bom. Devemos entender que ser pensarmos na muitas e ricas bênçãos divinas, além de nos esquecermos do que foi ruim ou negativo, nos surpreenderemos com tudo que Deus fez em e por nós em cada um dos dias do ano. Olhemos para frente e cheios de esperança no coração digamos Ebenézer. 

{Rev. Maurício Ferreira}

novembro 21, 2022

COPA...

Puro glamour...

Como é interessante pensar em festas regadas a muito dinheiro. Pararmos para pensar traz ao nosso coração muitos e agonizantes desconforto. Mas olhando para esta festa esportiva que acontece a cada quatro anos vemos o mundo parar para assistir pelas variadas mídias a jogos memoráveis e gloriosos que fascinam os corações. É bom e interessante, mas a vida segue seu curso, nosso país está em polvorosa por causa das últimas eleições, a vida está complicada socialmente, os homens estão cada dia mais e mais predadores. E nós fugimos para um evento glamouroso.

Que a copa do mundo no Qatar seja algo que traga para as vidas pelo menos o alento do nada, pois entre muitas seleções somente uma vencerá, as demais serão perdedoras. Mas que se aproveite o espetáculo de bons jogos com um fair play e respeito, pelo menos entre os atletas. 

Quanto ao assistente, aquele que viajou para o local da competição e aquele que assiste nas variadas mídias que temos hoje, só aprecie o espetáculo, não o projete para sua vida, você tem contas a pagar, tem trabalho a fazer, tem família para zelar, e o evento dura aproximadamente trinta dias. Apreciar faz parte, mas viver é mais importante. Respeitemos nosso próximo, aquele que não pensa da mesma forma que nós, que anda em rumos diferentes do nosso.

Jesus nos ensina e ordena a amar. Amar a Deus acima de todas a forças, pensamentos coisas e do mesmo modo olhar ao lado a amar ao próximo, como amamo-nos a nós próprios. Assim, que os resultados sejam somente valorizados como em qualquer disputa, pois nelas ganha um e perde o outro. Mas no final de tudo ficará a história do glamour de tudo isso, e daqui a quatro anos outra vez acontecerá, e na visão puramente humana o círculo vicioso se repete. 

Portanto, concluo pensando com você que devemos ser mais profundos em nossos corações pensadores ou não. Eventos são efêmeros a vida é eterna. E na visão da eternidade, podemos passar esta eternidade completos e felizes ou completos, mas infelizes, eternamente. Quero dizer que existe céu e inferno, que estão preparados para receber os penitentes filhos adotados por Deus ou aqueles que jamais creram na Cruz, no sacrifício do Filho Unigênito de Deus, Jesus Cristo, que nos diz ser "o caminho, e a verdade, e a vida, e que ninguém vai ao céu, ao Pai a não ser por intermédio dEle". Portanto, apreciemos o efêmero, mas vivamos o perene.

{Rev. Maurício Ferreira}

novembro 16, 2022

GRATIDÃO.

 Ação de graças.

      Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom. Ordens bíblicas que nos fazem olhar para o Trono e entender o quão maravilhosa é a graça do Senhor para conosco. Gratidão é viver consciente de que nossa vida não seria o que é se não tivéssemos graciosamente a mão divina na condução da história e misericordiosamente nos sustentando a cada passo que damos rumo ao grande dia do Senhor.

Próximo dia 24 de novembro, que será a quarta quinta-feira do mês de novembro, comemoraremos o dia de ação de graças. É um dia consagrado na América do Norte, e para nós mais uma celebração, pois não coincidem os motivos. Mas, devemos comemorar com o coração ternamente grato por tudo que Deus faz por nós. Mas, principalmente devemos render graças a Deus por quem Ele é: nosso santíssimo, poderoso, glorioso, magnânimo, bondoso, benigno, gracioso, misericordioso e amoroso Deus.

Assim, vamos adorar, louvar, exaltar o nome santíssimo de Deus Todo Poderoso que nos salvou, sustentou e desde a criação nos ama de modo perfeito. Deus é, Deus faz, Deus cuida, Deus conduz, Deus ama, Deus perdoa, Deus olha para nós com muita perfeição; perfeição tal que nos legou Jesus Cristo, o Seu Filho Unigênito para morrer por nós na cruz e salvar todo aquele que nEle crer, dando-nos vida abundante e eterna. Sejamos gratos, pois Deus surpreendentemente nos abençoa!

{Rev. Maurício Ferreira}

novembro 12, 2022

UMA PROCLAMAÇÃO ÍMPAR.

 Proclamação da república.

      Desde 1808, o Brasil passou a viver uma monarquia com a vinda da família real para o Brasil até 15 de novembro de 1889 quando foi proclamada a república no país. Esse ato tornou o Brasil uma república federativa presidencialista, que se localiza na América do Sul, formada pela união de 26 estados federados e pelo Distrito Federal. Estamos na semana dos 133 anos da proclamação da República.

      A proclamação mais relevante da história foi “no princípio criou Deus os céus e a terra”. Ali era estabelecida a única forma de governo de todo universo, independente de quem governe os países, estado, município ou qualquer sociedade que se forme na terra, a Teocracia. O governo Teocrático é a forma de governo universal, pois o Criador de tudo e todos é também proclamado: “Rei dos reis e Senhor dos senhores”. Nada sobre a terra, nenhum movimento de lideranças, seja ele positivo ou negativo, passa sem que Ele, o Senhor Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente governa, gere, tudo e todos que foi por Ele criado.

      Hoje somos povo de Deus, que vivemos sob uma república federativa chamada Brasil, mas por pertencermos ao Reino eterno do Rei dos reis, somos aqui embaixadores deste Reino. Estamos no mundo, mas não somos mais do mundo, pois já vivemos o Reino divino eternamente, mesmo que não ainda em sua plenitude. Proclame o senhorio de Cristo pelo amor. Somos filhos de Deus que estamos neste mundo para pregar.                

 {Rev. Maurício Ferreira}

novembro 01, 2022

SAF - Sociedade Auxiliadora Feminina

 Dia nacional da SAF

     Próxima sexta-feira, dia 11 de novembro comemoraremos o dia Nacional da SAF. São 138 anos de trabalho desta força de integração da Igreja Presbiteriana do Brasil. A primeira SAF no Brasil surgiu no dia 11 de novembro de 1884 no Recife em Pernambuco. Depois veio a segunda associação em 1885 no dia 8 de janeiro em Rio Claro, São Paulo. A partir de então não mais parou de crescer. Muitos outros acontecimentos relevantes e fortes se realizaram a partir do coração de SAFIRAS (Pedras valiosas nas mãos de Deus) abençoadas e abençoadoras.

     Em 1920 iniciou-se a dividir em departamentos, em 1921 surge a primeira federação do presbitério Sul de Minas, que se reúne em congresso em Lavras, Minas Gerais. Em 1926 começa um processo de expansão nacional e a SAF torna-se então uma sociedade que cobria todo o território nacional.

     A SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) é uma pujante associação dentro da Igreja Presbiteriana do Brasil, como força de Integração, sociedade interna que caminha ao lado auxiliando para o sustento da oração, vida de evangelização e uma força que se conduz sob a direção pastoral no intuito de promover a paz, o crescimento e a união eclesial. A SAF foi a primeira sociedade interna e nunca deixou seu papel sem cumprir a contento.

{Rev. Maurício – compilado}