dezembro 12, 2014

FINAL DE ANO.

Quando chegamos ao final do ano, geralmente somos assolados por textos e profetadas acerca do futuro e tendemos a ficar aprisionados por estes vaticínios acertados ou não. Mas não devemos, primeiro, nos encher de vatícinios futurísticos e sem embasamento bíblico, tampouco sensatos de homens e mulheres sem noção de passado, presente ou futuro, mas que são aproveitadores de oportunidades de passagem.

Portanto, ao aproximar-se o final do ano, antes de tentarmos olhar para o futuro, olhemos para o passado. Se o fizermos com sinceridade veremos, também com clareza os acertos e erros da caminhada. Pelos erros e acertos de nossa história podemos mudar o presente e projetar o futuro com mais acertos que erros. Chamo sua atenção neste texto para o nosso presente, que deve ser analítico. Uma análise sincera poderá nos levar aos próximos passos com a certeza de sucesso.

Olhe para o ano que termina e veja se ele foi positivo ou negativo para sua vida. Se foi positivo, que bom, espelhe-se nos acertos e aprimorando-os continue caminhando rumo aos alvos e objetivos de sua existência. Se negativo, que bom também, espelhe-se igualmente nos erros e mude o rumo de sua história de modos que estes não voltem a acontecer. Porque aprendi que nós nos orientamos pelos erros e acertos acerca dos rumos a se seguir a partir de hoje.

Assim, neste final de ano veja a sua própria vida e acerte-se por ela. Vamos tentar fazer nosso presente melhor que o passado e projetar o nosso futuro de acordo com o aprendizado até aqui. Aprendamos que felicidade a qualquer custo não existe, que fracassos não nos impedem de ser melhores hoje, que acertos não nos levam rapidamente aonde desejamos ir. Entendamos que viver apaixonadamente cada período da vida faz toda diferença, pois o amanhã não existe e o ontem já se foi. Portanto, o hoje é mais importante que tudo na faixa de tempo que vivemos. Nele lemos a história e sonhamos com o amanhã.

Final de ano é tempo de reflexão, não por ser fim de ano, mas por termos na mente que assim é, pois creio que todo dia é tempo de reflexão. Veja o que tem feito Deus em sua história. Veja o positivo e o negativo. Veja que em toda e qualquer situação você tem ao seu lado um companheiro que jamais lhe decepciona e que leva você no colo quando suas forças lhe deixam. Assim, abra o coração e olhe para dentro dele, você encontrará aí o único companheiro que lhe dá tudo que precisa sem te cobrar nada, exatamente nada. Ele só quer que você acredite, e acreditando o acompanhe por onde quiser te levar. 

Este é o companheiro do ano todo, e no final do ano, Ele continua com você te mostrando que o melhor de tudo é viver hoje sob a graciosa oferta do Senhor e Salvador Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus que veio ao mundo para mudar a nossa história e escatologicamente no remeter ao futuro promissor e alvissareiro ao Seu lado para sempre. Mas, ao mesmo tempo Cristo nos ensina que devemos viver cada dia fios de Sua obra maravilhosa e graciosa, e assim mostrarmos ao mundo que Ele é real.

Fim de ano, não é tempo de presentes, não é tempo de misticismos frívolos e folclóricos, tampouco de eternizar a infância de Jesus Cristo, mas de viver a realidade do Cristo Jesus que veio ao mundo para salvar a humanidade que nEle acreditar. Somos abençoados todos os dias, somos agraciados com misericórdia e amor todo tempo. Então, reconheçamos tudo isso e sejamos gratos ao Pai do céu, a Seu Filho Jesus Cristo e ao Espírito Santo que habita nossos corações em todo momento. Vamos seguir adiante conscientes da presença dEle em nossa vida. Vamos viver cada dia fazendo o melhor que podemos fazer para glorificar ao Senhor em todos os nossos atos, se não até aqui, a partir daqui vivendo os trezentos e sessenta e cinco dias do ano olhando pra cruz e desfrutando da beleza de Cristo em nós.

Nosso futuro está nas mãos do Senhor. Nosso passado foi vivido sob a graça dEle. Portanto, nosso presente precisa ser vivido debaixo da graça divina, cada momento.

(Rev. Maurício Ferreira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário