maio 27, 2013

QUEM SOU EU PRA ESTAR EM TUA PRESENÇA?

Que é o homem para que dele te lembres e o filho do homem para que o visites? questiona o salmista, com grande probabilidade angustiado ante tanta beleza ao seu redor. Como era um homem criativo, então certamente ele ouvia o chilrear dos pássaros, o tilindar das castanhas, o farfalhar das folhas e balouçar das flores belas e com odores maviosos. Percebia o viço das grandes árvores, o verdor das gramíneas, o urro dos animais selváticos, o mugir e o balir dos domésticos e percebia que Deus se agradava de todo este louvor natural. Mas ao olhar para si mesmo, se via pequeno diante de tão maravilhosa criação e também, naturalmente, do Criador.

O salmista, certamente visualizava no Criador de todas esta maravilhas, alguém mais grandiosamente maravilhoso ainda. Alguém admiravelmente estupendo, alguém inigualavelmente glorioso. E, percebe-se que a sua percepção não o deixa calar-se, não o deixa parar de admirar. Mas o contraste entre si mesmo e a grandiosidade do Criador é abismal.

Então ele pergunta, quem somos nós?

Quem são nossos descendentes? 

Meramente mortais, infimamente tacanhos, muito pequenos. Somos nada e produzimos menos que nada. Que merecemos? Nada. 

Mas, o Criador fez o homem, menor que Ele e maior que as demais criações e criaturas. Apesar, da baixa auto estima, o homem percebe que Deus o coroa de glória e honra, o tem e trata com uma deferência graciosa, portanto, somente poderia provir do coração de um Criador, extremamente amoroso e misericordioso. Deus deu ao homem autoridade, e autonomia para governar a terra. Deu-lhe capacidade para fazer o que nenhum outro ser criado pode fazer. Pois, deu ao ser humano a capacidade de saber que sabe e por isso perceber que tudo que faz tem consequências, positivas ou negativas.

Deus tem um grande apreço por você meu caro e amado leitor, será que poderíamos responder a este apreço, pelo menos acreditando que o amor dele por nós vai além de nossa capacidade de entendimento, e por isso ele fez a parte dele e a nossa no processo da reconciliação do Criador, Senhor e Salvador com a criatura pecadora? Abra se coração e deixa a luz do Senhor brilhar e mudar sua trajetória de vida. Esta pode ser a sua última oportunidade.

(Rev. Maurício Ferreira)

maio 23, 2013

NOSSO DEUS CRIADOR, SENHOR E SALVADOR SOBERANO.

Ao abrirmos nossos olhos pela manhã, deparamos com um indefectível e maravilhoso dia que nos espera com todos os seus males e todas as suas promessas. É bom podermos viver mais um dia, é bom podermos caminhar mais alguns passos neste mundo tenebroso, é bom podermos olhar ao redor e visualizar todas as possibilidades de fazermos o nosso trabalho de maneira totalmente positiva. É bom demais saber que mais um dia que o SENHOR fez se vislumbra diante de nós para que dele possamos desfrutar integralmente.

Quando, atentamos para a beleza da criação divina, aos nossos olhos vêm as lágrimas de uma inefável e indizível felicidade. A perfeição de cada detalhe criado, deste a eternidade no coração divino nos deixa boquiabertos ante a formatação de algo inexplicavelmente maravilhoso. A admiração nos enche o cérebro limitado e nos faz quedar genuflexos diante do poder criador de Deus.

Assim, nada mais resta aos corações cheios de paixão pelo Criador, a não ser louvar, bendizer, exaltar e glorificar tudo que flui de seu verbo absoluto e soberano. Onde desejo chegar com esta palavras? Onde pretendo levar-lhe com esta reflexão? Quero somente fazer pensar. Pois o homem tende a viver sem pensar, a viver sem analisar ou avaliar o que se passa ou está a sua volta. Vivemos por viver, não desfrutamos toda beleza de um dia, não temos tempo. Não desfrutamos toda maravilhosa criação, não temos tempo de ficar a observar uma coisa perfeita e perfeitamente criada para nosso regozijo. Que pena!

Pense. Pense, você cristão, servo, e até mesmo você que diz não crer na existência de DEUS. Pense, analise e avalie. Pois se Deus não existir, você nada perdeu, mas se o contrário for verdade e nós sabemos que é, o prejuízo será muito grande, tremendo, inimaginável para aqueles que chegarem ao fim, e mesmo não crendo, vislumbrarem a glória do Senho, Criador, Mantenedor e Salvador da humanidade. Pense, você que crê que toda engenharia do mundo fluiu de uma mente perfeita, e que nada fica fora do seu lugar, e nada sai fora do controle. O mundo não se adapta, ele foi criado para ser perfeito. Do perfeito é que se gera o caos, e nunca, mas nunca mesmo o contrário. O homem, deturpa, adultera, agride, ofende a natureza criada e gera o caos, pois o perfeito cobra o preço alto por causa do desequilíbrio em sua existência. Até por isso é perfeito.

Agora, querido e querida, pense no Criador de tudo, que no princípio criou, do "nada" tudo que se fez e analise avaliativamente tudo que está a seu redor. Até mesmo seu próprio corpo. E veja se o mundo estivesse se adaptando, se encaixando dia a dia, se estaria como está, se seria como é? Não seria, não é! Portanto, abra seu coração e creia em Deus, creia nele como Criador de todas as coisas, creia nele como o misericordioso, amoroso e gracioso Senhor da vida, que está sempre te dando uma nova oportunidade. Deixe seu coração em suas mão e descanse eternamente no verdadeiro "berço esplêndido" que é o colo de Deus.

(Rev. Maurício Ferreira)

maio 16, 2013

JOVENS... TENDES VENCIDO O MALIGNO

Antônio (IPB Conceição da Barra)

O mundo é velho, nós somos jovens, nossos pais também foram jovens como nós, e o evangelho continua o mesmo desde sempre e para sempre. A vida segue seu curso, o homem cada dia mais e mais degenerado. E eu e você, jovens do século 21, olhando tudo isso acontecer, o relativismo da pós-modernidade reinar. E nós, o que estamos fazendo?

Quando Deus através de João deixou o ditame de que o jovem estaria vencendo o maligno, por isso lhe dirigia palavra tão motivadoras, Ele não espera muito e logo, um pouco depois ele diz: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.” (João 2.13, 14). Isto significa, caríssimo jovem, que a batalha continua a ser travada, que a sua vida ainda é usada por Deus, que lhe instruiu e instrui através da Palavra e que com esta arma de ataque nas mãos, a espada do Espírito, a sua vida tem sido usada para que as vitórias sejam constantes, profícuas e verdadeiras.
Daniela e a UCP (Jacundá)

Então, pensemos o que estamos fazendo? 

Estamos vivendo de acordo com o que a Bíblia diz? 

Ou estamos vivendo conforme o mundo sugere? 

Quando penso no jovem, penso no cristão forte, dinâmico, cheio de viço e alegria, festeiro e tremendamente motivador no trabalho eclesial. Ao olhar o jovem, sempre espero uma ação transformadora e restauradora, pois é assim que se vive nesta faixa etária. Caiu! não fique deitado esperando alguém passar por cima, ou mesmo te levantar, por si mesmo,  levante-se, pois a luta continua, a caminhada prossegue  o povo de Deus continua a seguir seu caminho rumo à promessa da vitória no plano pactual divino.

Portanto, jovem presbiteriano, veja que possibilidades você tem de vida. Olhe pra cruz, olhe pra vida em Jesus Cristo. Vamos seguir avante, pregando o mesmo evangelho que nossos pais, neste velho e depauperado mundo, pregaram. Mas, o façamos felizes em podermos servir ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, nos dias hoje, Século XXI. Você é forte, a palavra de Deus permanece em seu coração, por isso você está vencendo certamente o maligno e todas as demais tentações que lhe vierem. Vamos, firmes, valentes, vencendo e por vencer.                                                           (

Pr. Maurício Ferreira)

maio 10, 2013

MÃES, ESPECIALMENTE MÃE - PARABÉNS!


O mundo carece de algumas coisas importantes para uma vida mais agradável. Mas creio eu que mais que importantes, algumas coisas devem ser relevantes. Gosto de brincar muitas vezes com palavras e outras vezes com adágios populares, e um daqueles que gosto de me divertir infantilmente é  "ser mãe é padecer no paraíso". Então brinco mudando as palavras e coloco que "ser mãe é o Pai descer no paraíso". Então vou ao Éden e escuto a voz de Deus dizendo assim à Eva: "multiplicarei grandemente a dor da tua concepã ̄o; em dor darás à luz filhos..." (Gênesis 3.16). O texto nos faz inferir que o papel áureo da vida de Eva,  a mãe da humanidade, da vida de uma mulher, é  o da maternidade.

Não levando em conta as dores, que advieram por causa do pecado, podemos ver que a maternidade é um projeto do Deus vivo. Nascer requer um pacto de amor, e mesmo que doloroso, um pacto de amor entre Deus e o ser humano pecador, e ainda entre o ser humano e o ser humano.

Quero dizer com tudo isso, que na vida do ser humano gregário, familiar, o papel mais relevante que existe é o da mãe. Dentro da visão do afeto, do carinho, e principalmente do processo gestacional e sentimental, ninguém tem maior apego que uma mãe, nem o filhos ou filhas; da gestação e geração da vida até o final dela, mãe é especialmente mãe. Embora a vida surja no encontro dos gametas, ela germina e cresce no bojo do mais valioso vaso criado por Deus para especificamente assumir a bênção maternal.

Mães recebam a homenagem dos filhos, grandes e pequenos, ricos e pobres, bons e maus, alegres e tristes, felizes e insatisfeitos, ou mesmo agourentos, mas todos filhos que sabem exatamente o que é o amor de mãe. As respostas filiais podem não ser positivas, mas nenhum filho pode suspeitar do amor materno, pois as mães foram feitas da essência divina, chamada amor. Mãe, mãe de verdade ama, ponto final. Feliz dia das mães a cada MULHER hoje.

                                      (Rev. Maurício Ferreira)