setembro 29, 2023

EKKLESIA REFORMATA V

 Uma igreja pensante...

     No passado, antes do dia 31 de outubro de 1517, a Igreja de Cristo já estava incomodada com o andamento da mesma, e por isso surgiram muitos pensadores argutos que olhavam as decisões eclesiásticas com apreensão. Muitos e variados pensadores de diversos países se levantaram, dentro de suas possibilidades, para fazerem colocações que levavam ao fulcro natural da religião, que é a Bíblia Sagrada.

     O tempo passou, a Igreja cresceu, amadureceu e como é natural começou a seguir sua vocação humana deixando assim de olhar para os ditames da palavra de Deus, portanto se desviando do caminho correto. Deus tem a sua Igreja na mão, mesmo que pensemos o contrário. Deus continua no comando de sua Igreja, mesmo que assim não queiramos. Deus é para sempre o autor e consumador da fé do crente.

     Portanto, vamos entender que para sermos verdadeiros cristãos se faz necessário pensar, e pensar com a Bíblia. Cristão tem que pensar, pois o Novo culto que ele tributa a Senhor é racional. Pensar faz com que nosso coração entenda quem é Deus e quem somos nós. Assim, sejamos humildes diante do Trono sempre, pensemos.  

{Rev. Maurício Ferreira.}

setembro 22, 2023

EKKLESIA REFORMATA IV

 Uma igreja crente...

     No mundo em que vivemos, pleno de idas e vindas, de mudanças, renovações e transformações, temos a igreja, que Deus formou desde sempre. Após o pecado humano, Deus levantou Enos: “A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo que se começou a invocar o nome do Senhor.” (Gênesis 4.26).

     Vemos que após o pecado do homem, Deus levanta novamente seu remanescente. Reinicia a dupla linhagem no mundo entre aqueles que invocariam ao Senhor e aqueles que continuariam sem invocá-lo. O piedoso e o ímpio seguiriam junto, como o trigo e o joio, até que Cristo volte. Vivemos a crise espiritual no cosmos e assim caminharemos até a parousia.

     Pensando em tudo que Deus já fez, imaginemos o que Ele continua a fazer e como Deus continua na condução constante da Sua Igreja. Portanto, veremos, observando tudo que Deus é o Senhor da Igreja, Senhor de cada um de nós e Senhor da história da humanidade. Desta forma, veremos que todas as vezes que o homem tentou tomar as rédeas da caminhada humana, Deus o fez retornar ao “caminho que Ele traçou” desde antes da fundação do mundo.                                      

{Rev. Maurício Ferreira}

setembro 14, 2023

EKKLESIA REFORMATA III

 O mundo está em reforma?

     Às vezes não observamos ao nosso redor, mas o mundo está em reforma, sim e constante. Olhamos para a história da humanidade e viajamos para as mais variadas épocas do mundo, hoje moderno. E passando por elas nos vemos numa transformação singular e consequentemente sendo reformados dia a dia. Nenhum dia é exatamente como o outro e nenhuma época também não.

     Se o mundo hodierno está como está é porque uma base foi criada, implementada, estabelecida para isso. Anos se passam e se passam, e nenhum ano traz as mesmas características do anterior, mesmo que haja algumas coisas semelhantes, mas são semelhantes não exatamente iguais. A vida prossegue seu curso de acordo com os acontecimentos em geral. É interessante que cada tempo que vivemos nos envolve em experiencias ímpares que devemos ou deveríamos guardar em nossas memórias porque não acontecerão mais.

     Um professor nos disse certa vez que vivemos num círculo encíclico e não vicioso. A história não se repete, ela é reformada a cada ciclo que passa sem se repetir viciosamente, o mundo está em constante reforma de sus bases, mesmo que não queiramos ou entendamos.                {Rev. Maurício Ferreira.}

setembro 07, 2023

EKKLESIA REFORMATA II

 Precisamos reformar?

     Nascemos, vivemos, crescemos, amadurecemos todos os dias que vivemos até morrermos. Nos transformamos periodicamente, porém, devemos nos transformar pela renovação de nossa mente, conforme nos fala a Bíblia em Romanos 12.2. vivemos em um mundo em que os dias não são iguais, cada dia que vivenciamos é diferente, cada etapa que caminhamos, está mais próximo da parousia e mais longe da cruz. Por isso, Deus vai promovendo reformas no decorrer dos anos na existência de sua Igreja.

     Nós somos o reflexo eclesiástico da presença divina na terra, e devemos viver como instrumentos dEle na condução e cuidado de toda a criação. Eu não sei o quanto dessa consciência nós temos, somos instrumentos usados por Deus para o estabelecimento de seu reino aqui nos dias de hoje, como foram e serão todos aqueles que Deus separou, chamou e santifica para tal tarefa. Olhando para a história da humanidade veremos que Deus tem o controle total dela.

     Assim, entendamos que Deus está controlando, transformando, renovando, mudando, para não nos conformarmos com este mundo em que militamos nossa fé.                                  

{Rev. Maurício Ferreira.}