dezembro 06, 2023

O CRISTO DE DEUS...

 Jesus, o “Cristo” de Deus.

      Jesus Cristo é uma combinação de nome e titulo adjetivado na relação com o Pai. Ele é a segunda pessoa da Santíssima Trindade e é Deus juntamente, igualmente e substancialmente com o Pai e o Espírito Santo. Hoje existem algumas teorias que querem mudar esse conceito de Senhor e Salvador Jesus Cristo. Falo sempre que o título Cristo significa o Messias esperado no Velho Testamento e o Ungido de Deus no Novo Testamento.

      Deus enviou o Seu Filho Unigênito, Jesus e o Ungiu para representar a divindade amorosa e ao mesmo tempo para se fazer homem, nascido de mulher gerado por Deus para também representar o ser humano criado pecador, embora Jesus jamais tenha pecado. Ele é o Cristo de Deus porque é o Messias, o Ungido para a suprema tarefa da redenção de todo aquele que nEle crê (João 3.16-21). Jesus foi enviado, como Deus para “se fazer homem e habitar entre nós cheio de graça e de verdade”, como nos diz o evangelista e apóstolo João (João 1.14).

      Eu não sei porque muitos fazem ilações desnecessárias sobre a pessoa de Jesus, Yeshua, Iesu. Uma vez que independente de se crer ou não nEle como o Filho Unigênito de Deus Pai, ele é a Bíblia diz que Ele é. Então, vamos olhar para o nosso para a Palavra de Deus, nossa fé como certeza da esperança e convicção do invisível, hoje e vivermos diante do Trono, pois nele está sentado o Rei dos reis e Senhor dos senhores e à sua destra o nosso Salvador ressurreto e hoje sumo sacerdote que voltará no grande dia do Senhor.           

{Rev. Maurício Ferreira.}

novembro 29, 2023

JESUS... SENHOR E SALVADOR...

 Jesus, nosso Senhor e Salvador.

      Jesus Cristo é o nosso Senhor e nosso salvador eterno. Senhor porque é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, soberano, altivo, grandioso, majestoso, transcendente e exaltado entre todos os seres, o Filho de Deus vivo. Salvador, porque veio ao mundo vicariamente nos substituir naquela cruz no calvário uma vez por todas e todo aquele que nele crê vive eternamente, não morre mais em consequência do pecado. Eterno, por ser atemporal, infinito, sem começo e nem fim, embora tenha vivido como homem por um tempo determinadamente pequeno e habitado entre nós.

      Jesus nos governa por toda eternidade, se fez carne para salvar o pecador que nele acreditar e tem este ministério redentor eternamente, pois estava no princípio com o Pai e está assentado a destra do Pai eternamente donde virá para resgatar a sua Igreja e determinar o destino eterno da humanidade criada. Jesus é puro amor, essencialmente amor, e expressa tudo isso no ato redentivo da cruz. Jesus é somente misericórdia e graça que vindo do Pai os expressou aqui vivendo, pregando e morrendo em nosso lugar. Jesus é o Senhor e salvador nosso para sempre.

      Isto posto, que devemos fazer? Crer, somente crer é o requisito do salvador. Depois de crer, obedecer é o requisito do Senhor. Assim, devemos, após unidos a Cristo pela graça por intermédio da fé (Efésios 2.8), viver sob esta maravilhosa graça que nos veio do coração de amor perfeito do Pai.                               

{Rev. Maurício Ferreira.}

novembro 14, 2023

O ÚNICO SUMO SACEDOTE

 Jesus, nosso sacerdote eterno,

     O que é um sacerdote? Sacerdote é aquele que intercede, se interpõe entre o ofendido e o ofensor. É aquele que advoga a causa do ofensor junto ao ofendido. Na vida somos ofensores, miseráveis e pecadores que agridem a honra divina e que entristecem o Espírito divino que está junto de nós.

      A Bíblia diz que, hoje, só há um Mediador entre o Deus único e o homem pecador: Jesus Cristo, encarnado, que se fez homem e morreu na cruz por mim e por você (I Timóteo 2.5). Diz também a Palavra que Jesus Cristo está entronizado a destra do Pai e intercede por nós (Rm 8.34; Ef 1.20; Hb 1.3). E a Palavra viva de Deus nos fala que se pecarmos temos um advogado junto ao Pai que é a propiciação pelos pecados do mundo todo (I Jo 12.1-2). Não nos esqueçamos jamais desse ato sacerdotal de Jesus Cristo, para que não nos assoberbemos, pensado que temos algum mérito na nossa regeneração, salvação, justificação e santificação.

      Somos ovelhas, aprendamos que a ovelha depende integralmente de seu pastor supremo, que a nutre, ampara, salva e conduz ao aprisco eterno (Sl 23). Vamos descansar no Senhor enquanto militamos na pregação do Evangelho de Jesus Cristo? Somos ovelhas e Ele é o nosso advogado, hoje junta ao Pai e amanhã o juiz que nos dirá para onde ir: se crermos para o céu se não crermos para o inferno. Seremos benditos do Pai ou malditos para sempre.

 {Rev. Maurício Ferreira.}

novembro 10, 2023

CRISTO SALVA!

 Só Jesus salva

     “Só Jesus Cristo salva!” é uma oração que ouvia muito no início do meu ministério. Muitas camisas com esses dizeres, muitos muros e muitos lábios proferindo-as. Sim, esta frase conta a verdade, mas precisa nos levar a um ponto do passado que nos faz olhar para a cruz vazia, a tumba vazia e o trono cheio da presença do nosso Redentor: sacerdote, profeta e rei.

     “Só Jesus salva!” nos remete ao decreto eterno de Deus profetizado verbalmente no denominado protoevangelho e realizado na cruz do calvário, confirmado na ressurreição dos mortos e consumado na parousia. Jesus Cristo salva, sim é verdade, e mesmo Jesus. Ninguém mais, nenhum outro caminho, verdade ou vida pode nos legar a salvação. Deus nos deu Jesus. Jesus mudou, muda e continuará mudando nossos corações.

     “Só Jesus salva!” Isto é a verdade. E esta verdade faz diferença na nossa caminhada cristã. Como quem foi salvo, redimido e salvo por Jesus. E como quem precisa falar dela para todo aquele a quem o Senhor Deus nos enviar. Jesus salva, este é o fato inconteste na vida do ser humano pecador, pensemos claramente no versículo 6 do Evangelho de João capítulo 14.                       

{Rev. Maurício Ferreira.}

outubro 26, 2023

EKKLESIA REFORMATA IX

 A Igreja Protestante.

     Trinta e um de outubro de um mil quinhentos e dezessete, era uma manhã de domingo, comemorava-se o dia de finados, muitas pessoas acorreriam à Igreja naquele dia para a citada comemoração. A imprensa inventada por Gutemberg a menos de cem anos expandia-se. O iluminismo já mostrava sua realidade naqueles dias. A Igreja vinha secularizando-se e não mais satisfazia o coração do cristão que amava a Bíblia, a Palavra de Deus. Era esse o contexto geral naqueles dias.

     Deus já levantava “servos insatisfeitos” com a linha que a Igreja seguia, desde os séculos X e XI. Muitos tentavam falar contra os acontecimentos, mas eram calados de algum modo pela força da “Igreja” dominante desde o III e IV séculos da era cristã. Deus não estava inativo ou passivo à situação, Ele agia como sempre na vida espiritual dos servos, levantava e preparava servos e o tempo de tudo vir a acontecer.

     Assim, chegamos ao dia 31 de outubro de 1517, nas portas da capela do castelo de Wittenberg, com “95 teses” ali afixadas que certamente chamariam a atenção dos que passavam. Estas foram impressas e distribuídas por toda Europa e deflagra então a Reforma da Igreja de Jesus. A partir de então, surgem movimentos reformadores em várias partes do mundo conhecido até ali.

{Rev. Maurício Ferreira.}

outubro 20, 2023

EKKLESIA REFORMATA VIII

A igreja em reforma.

     Aproxima-se o século dezesseis e a Igreja numa situação cada vez mais caótica necessitava de uma intervenção urgente. A Igreja caminhava a cada momento nas mãos do clérigo daqueles dias, aparentemente fugia-se da naturalidade eclesiástica de ser “a Igreja de Deus”. A Igreja se secularizava cada vez mais, e os líderes voltavam aos tempos pré Cristo, em que os fariseus dominavam como queriam a religiosidade do povo, ditando regras espirituais equivocadas.

     A Igreja precisa constantemente ser reformada em seus princípios. Mas, naqueles dias a Reforma se fazia urgente pelos caminhos que estava sendo tomados, pelos dogmas que estavam sendo decretados, pela situação moral que vivam seus líderes, mas principalmente por causa da fuga irreverente da Palavra do Senhor, a bíblia Sagrada. Secularizavam a Igreja, trazendo para dentro dela as ideias filosóficas e tradicionais, sem levar em conta a “única regra de fé e de prática” que Deus havia deixado.

     Assim, com a Bíblia sendo proibida ao povo, com o analfabetismo contundente, com a vida moral devastada, com Jesus sendo relegado a segundo plano, Deus interveio e levantou seus instrumentos para tal tarefa. 

 {Rev. Maurício Ferreira.}

outubro 13, 2023

EKKLESIA REFORMATA VII

 Uma igreja se transformando...

     Por volta do século X em diante o laicado eclesiástico começou a olhar para o clero insatisfeito e a observar quantas coisas na Igreja não estavam funcionando como deveria, segundo a Bíblia Sagrada. Assim, a Igreja começa seu processo de transformação a partir do coração humano oferecido ao Senhor.

     Existe um manual para a Igreja de Jesus implementar no dia a dia. O primeiro passo dele é acolher a Palavra viva de Deus, dinâmica e contextual. Ela não perde sua essência em toda eternidade de sua existência. Deus deixou as diretrizes para sua Igreja e o homem passa a tentar tomar as rédeas funcionais da Igreja de Cristo, sem se lembrar que esta afirmação é a verdade: “Igreja de Jesus”.

     A Igreja é uma comunidade que está sempre em renovação, transformação. Ela se reforma de forma negativa, pelas mãos humanas e positivamente pelas mãos de Deus. O homem tenta tomar a condução da Igreja, erra, falha e perverte; Deus tem a condução da Igreja em suas mãos e a conduz, mesmo que seja para retornar ao rumo, ao caminho que Ele traçou na eternidade para sua instituição Sagrada. Assim, a partir do século X a Igreja começa a se transformar sob a égide divina.       

{Rev. Maurício Ferreira.}

outubro 06, 2023

EKKLESIA REFORMATA VI

 Uma igreja desejosa...

     Por volta dos séculos X e XI começaram a pipocar na história da Igreja de Jesus alguns descontentamentos: John Huss, Guilherme de Savonarola entre tantos servos que olhavam ao seu redor e não gostavam dos rumos para onde estava indo a Igreja daqueles dias. Por isso, nascia ali algumas ideias dissonantes com o rumo eclesiástico da Igreja Romana, que era única que imperava com requintes de realeza naqueles tempos.

     Surgia nesses dias os chamados pré reformadores. Homens que estavam dentro da Igreja, mas que tinham “senões” para com a forma em que a conduziam. Nestes dias a Igreja caminhava para rumos idolátricos cada vez mais evidentes, trabalhava para diminuir a direção divina sobre ela, e trazer a Igreja para as mãos dos líderes religiosos, como ainda vemos hoje. Caminhava para uma exclusão do ato redentivo de Cristo na cruz do calvário.

     Portanto, a Igreja era a Igreja, mas com um alto grau de insatisfação entre seu clero. Pontualmente se levantavam líderes que não queriam seguir esse caminho, mas que eram silenciados por suas ideias contrárias a liderança maior. Não eram ouvidos, pois não havia para a “Igreja” desejo de retorno a Palavra de Deus.

{Rev. Maurício Ferreira.}

setembro 29, 2023

EKKLESIA REFORMATA V

 Uma igreja pensante...

     No passado, antes do dia 31 de outubro de 1517, a Igreja de Cristo já estava incomodada com o andamento da mesma, e por isso surgiram muitos pensadores argutos que olhavam as decisões eclesiásticas com apreensão. Muitos e variados pensadores de diversos países se levantaram, dentro de suas possibilidades, para fazerem colocações que levavam ao fulcro natural da religião, que é a Bíblia Sagrada.

     O tempo passou, a Igreja cresceu, amadureceu e como é natural começou a seguir sua vocação humana deixando assim de olhar para os ditames da palavra de Deus, portanto se desviando do caminho correto. Deus tem a sua Igreja na mão, mesmo que pensemos o contrário. Deus continua no comando de sua Igreja, mesmo que assim não queiramos. Deus é para sempre o autor e consumador da fé do crente.

     Portanto, vamos entender que para sermos verdadeiros cristãos se faz necessário pensar, e pensar com a Bíblia. Cristão tem que pensar, pois o Novo culto que ele tributa a Senhor é racional. Pensar faz com que nosso coração entenda quem é Deus e quem somos nós. Assim, sejamos humildes diante do Trono sempre, pensemos.  

{Rev. Maurício Ferreira.}

setembro 22, 2023

EKKLESIA REFORMATA IV

 Uma igreja crente...

     No mundo em que vivemos, pleno de idas e vindas, de mudanças, renovações e transformações, temos a igreja, que Deus formou desde sempre. Após o pecado humano, Deus levantou Enos: “A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo que se começou a invocar o nome do Senhor.” (Gênesis 4.26).

     Vemos que após o pecado do homem, Deus levanta novamente seu remanescente. Reinicia a dupla linhagem no mundo entre aqueles que invocariam ao Senhor e aqueles que continuariam sem invocá-lo. O piedoso e o ímpio seguiriam junto, como o trigo e o joio, até que Cristo volte. Vivemos a crise espiritual no cosmos e assim caminharemos até a parousia.

     Pensando em tudo que Deus já fez, imaginemos o que Ele continua a fazer e como Deus continua na condução constante da Sua Igreja. Portanto, veremos, observando tudo que Deus é o Senhor da Igreja, Senhor de cada um de nós e Senhor da história da humanidade. Desta forma, veremos que todas as vezes que o homem tentou tomar as rédeas da caminhada humana, Deus o fez retornar ao “caminho que Ele traçou” desde antes da fundação do mundo.                                      

{Rev. Maurício Ferreira}

setembro 14, 2023

EKKLESIA REFORMATA III

 O mundo está em reforma?

     Às vezes não observamos ao nosso redor, mas o mundo está em reforma, sim e constante. Olhamos para a história da humanidade e viajamos para as mais variadas épocas do mundo, hoje moderno. E passando por elas nos vemos numa transformação singular e consequentemente sendo reformados dia a dia. Nenhum dia é exatamente como o outro e nenhuma época também não.

     Se o mundo hodierno está como está é porque uma base foi criada, implementada, estabelecida para isso. Anos se passam e se passam, e nenhum ano traz as mesmas características do anterior, mesmo que haja algumas coisas semelhantes, mas são semelhantes não exatamente iguais. A vida prossegue seu curso de acordo com os acontecimentos em geral. É interessante que cada tempo que vivemos nos envolve em experiencias ímpares que devemos ou deveríamos guardar em nossas memórias porque não acontecerão mais.

     Um professor nos disse certa vez que vivemos num círculo encíclico e não vicioso. A história não se repete, ela é reformada a cada ciclo que passa sem se repetir viciosamente, o mundo está em constante reforma de sus bases, mesmo que não queiramos ou entendamos.                {Rev. Maurício Ferreira.}

setembro 07, 2023

EKKLESIA REFORMATA II

 Precisamos reformar?

     Nascemos, vivemos, crescemos, amadurecemos todos os dias que vivemos até morrermos. Nos transformamos periodicamente, porém, devemos nos transformar pela renovação de nossa mente, conforme nos fala a Bíblia em Romanos 12.2. vivemos em um mundo em que os dias não são iguais, cada dia que vivenciamos é diferente, cada etapa que caminhamos, está mais próximo da parousia e mais longe da cruz. Por isso, Deus vai promovendo reformas no decorrer dos anos na existência de sua Igreja.

     Nós somos o reflexo eclesiástico da presença divina na terra, e devemos viver como instrumentos dEle na condução e cuidado de toda a criação. Eu não sei o quanto dessa consciência nós temos, somos instrumentos usados por Deus para o estabelecimento de seu reino aqui nos dias de hoje, como foram e serão todos aqueles que Deus separou, chamou e santifica para tal tarefa. Olhando para a história da humanidade veremos que Deus tem o controle total dela.

     Assim, entendamos que Deus está controlando, transformando, renovando, mudando, para não nos conformarmos com este mundo em que militamos nossa fé.                                  

{Rev. Maurício Ferreira.}

agosto 31, 2023

EKKLESIA REFORMATA... I

 Reformar é preciso?

     Nós gostamos de mudar as coisas vez em quando. Móveis, cores, cabelo, roupagem etc. Mas ao mesmo tempo nós apegamos em conservar outras, nos acomodamos aos enlevos existenciais e principalmente quando for causar transtornos e trabalho mais árduo. Enfim, somos na verdade inconstantes com nossa vida no cotidiano.

     Quando se trata da vida é assim, quando se trata das coisas também o é. Mas reformar é preciso, nascemos, vamos caminhando no desenvolvimento da existência pessoal, amadurecemos sensorialmente no transcorrer da vida. Nos tornamos adultos e envelhecemos, Deus nos reforma todos os dias, mesmo que não queiramos isso, mas faz parte da existência humana, da vida ativa. Portanto pensemos com carinho nas coisas e atividades ao nosso redor. Uma delas: a igreja.

     Fazemos parte de uma igreja, seja ela física ou não. Sempre somos ou seremos parte de um núcleo eclesiástico, consciente ou inconscientemente. Mesmo que optemos pelo ateísmo, faremos parte de um núcleo religioso e contrário a Deus. Portanto, vamos nos dias de hoje pensar um pouco sobre a igreja que somos parte, nós, a Igreja de Jesus Cristo. Analisemo-la para crescer.         

[Rev. Maurício Ferreira]

agosto 23, 2023

INDO, FAÇAM DISCÍPULOS...

 Missões...

     Geralmente nos dizemos missionários, mas na verdade não o somos verdadeiramente. Mas por que não somos verdadeiros missionários? É simples a resposta, porque não nos colocamos na brecha das muralhas, não tomamos posse da ordem de Jesus antes da subir aos céus, e por fim, não portamos como servos de Deus.

     Fazer missões é ir sem restrições. Ir não quer dizer mudança geográfica, mas IR na concepção bíblica é fazer missões. E fazer missões é fazer com que o Evangelho seja pregado a toda criatura em todo mundo. Como fazer isso? Podemos fazê-la indo onde for necessário enviados pelo Senhor e sua igreja; também fazemos missões quando somos fiéis dizimistas, pois a igreja que pertencemos envia missionários e os sustenta com sua receita, total ou parcialmente; e além dessas duas formas, fazemos missões orando pelos sevos que se dispõem a ir.

     Quero que pensemos hoje sobre isso. Se estamos vivendo missões, sendo missionais, mas independente da terminologia se estamos ouvindo, escutando e praticando a “Grande vocação” de Jesus Cristo: façam discípulos, porque podemos fazer missões onde estamos plantados como videira frutífera nas mãos do Pai.                  

[Rev. Maurício Ferreira]

agosto 16, 2023

FAÇAMOS MISSÕES.

 IPB no Brasil...

     No último dia 12 de agosto comemoramos 164 anos da presença presbiteriana no Brasil. Se deu porque um servo de Deus foi impactado pelo ardor missionário e deixou seu país com a vontade de trazer o Evangelho ao nosso país. Isto se deu em 1859, quando no dia 12 ele aporta nas baías do Rio de Janeiro e aqui permanece, se casa nos EUA e morre oito anos depois, deixando uma igreja consolidada e pronta a sobreviver no país por muitos e muitos anos, por isso esse ano comemoramos os 164 desse trabalho missionário.        

     Este jovem foi Ashbel Green Simonton (janeiro de 1833 a dezembro de 1867). Ele chega ao Brasil com apenas 26 anos e aqui vive até os 34. Um visionário? Um aventureiro? Não, simplesmente não. Mas um servo que ouviu o chamado e vocação do Senhor que olhava para o Brasil com um indizível amor e graça.

     Eu e você, presbiterianos, somos frutos de um ardor missionário de um jovem apaixonado por Deus e sua obra. Devemos, além de gratidão, nos colocarmos na brecha para que o Senhor nos use de forma esperada ou até mesmo inesperada na obra grandiosa que Ele tem para ser realizada, pensa nisso – sejamos missionários.    [Rev. Maurício Ferreira]

agosto 09, 2023

NÓS OS PAIS...

 Pai nosso...

     Hoje comemora-se o dia dos pais no calendário brasileiro. Jesus numa comparação à bondade de Deus, nos compara, homens, esposos e pais, como aqueles que oferecem a seus filhos exatamente aquilo que eles os pedem, e nos faz imaginar o quão mais benigno é o nosso Deus e Pai (Mateus 7.9-11).

     Jesus nos ensinando a orar nos fala que devemos orar ao “Pai nosso” que está nos céus (Mateus 6.9), sim, nosso Pai que assentado num alto e sublime Trono, rodeado pelos querubins de seis asas conforme nos informa o profeta Isaías (Isaías 6.1-3). Deus é chamado de Pai “aba” em hebraico para nos mostrar como devemos ser na caminhada da vida no dia a dia. Deus é o Pai prodigioso que reparte a herança em vida, mas continua aguardando à porta o seu filho que há de retornar, mesmo que tenha vivido dissolutamente (Lucas 15.11-31) e sem negligenciar o filho que está dentro de casa. Deus é o Pai perfeito.

     Hoje se comemora o dia dos pais, que sejamos como pais, pelo menos imitadores de Pai Eterno, e que sigamos seus mandamentos, para sermos pais conforme o coração de Deus, todos os dias de nossa vida fugaz, vivendo de acordo com a Palavra Santa.

[Rev. Maurício Ferreira]

agosto 02, 2023

EU E O MUNDO...

 Nós e o mundo em que vivemos.

     Que relação podemos ter com o mundo em que vivemos? Esta pergunta nos leva a pensar, muitas vezes, na nossa capacidade de nos adaptarmos a toda e qualquer situação num andamento camaleônico do ser humano. Vemos isso claramente nas maus diversas filosofias ideológicas adotadas pelo homem de todos os tempos. Surgem e desaparecem as muitas ideologias, e o que jamais passará é a absoluta verdade provinda do coração e lavra do Senhor dos céus e da terra que é Deus.

     A Bíblia diz que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus, e o contrário se faz verdade também. Se o nosso Deus tem o mundo como sua criação, para ser abençoado de forma comum por ele, nós devemos nos ater a amar a Deus, que ao nos adotar, nos livrou das influencias deletérias do mundo e nos conduziu para diante de seu trono de glória, graça e misericórdia amorosa. Mantenhamo-nos com os olhos fitos em Deus, o mundo se tornará para o cristão apenas um campo missionário para evangelização.

     Somos de Deus, devemos viver para Deus, se assim fizermos, nossa relação com o mundo será de misericordiosa graça, como o faz nosso Senhor e Deus.                                         

[Rev. Maurício Ferreira]

julho 25, 2023

SOMOS DE CRISTO, JÁ...

 Somos cristãos.

     “Direi ao mundo que sou crente, não me envergonho de o dizer! Direi ao mundo que sou crente. E que por Cristo vou vier. Direi ao mundo que ele salva. E nesta vida o seguirei. e eu bem sei que, crendo nele, terás as bênçãos que eu encontrei. Direi ao mundo que ele ama, que Cristo dá perdão e paz. A minha vida eu lhe entrego. Jesus meu guia satisfaz.

     Direi ao mundo que ele volta, se tarde ou cedo, eu não sei! Mas viverei sempre esperando e preparado estarei. Na sua vinda gloriosa aos que o amarem, Jesus dará maravilhas infinitas, e ao lar celeste nos levará. Oh! dize ao mundo que és crente, não te envergonhes de o dizer, Oh! Dize ao mundo que és crente, e que por Cristo vais viver.” (Hino 386 do Hinário Novo Cântico).

     Eu não sei como você pensa nisso, mas temos que olhar para a cruz, viver o hoje e seguir adiante confiante e expectando que somos filhos de Deus. Se somos filhos de Deus, somos cristãos, comprados pelo sangue precioso do Senhor Jesus Cristo, como expressão grandiosa do amor perfeito de Deus. Por isso gritemos para o mundo inteiro ouvir, em alto e bom som: somos cristãos, somos de Cristo, somos filhos de Deus. 

[Rev. Maurício Ferreira]

julho 21, 2023

NOSSO PRECEPTOR...

 Espírito Santo...

     O Espírito Santo é chamado por nós como a terceira pessoa da Santíssima Trindade. O Espírito Santo é Deus, em sua total essência e substancia, presente na dispensação da consolação da igreja. O Espírito Santo tem uma missão dinâmica na dispensação de nossos dias: Ele convence, regenera, batiza, adora e sela o converso. Portanto, vivemos a dispensação do Espírito até que Cristo Jesus regresse.

     O Espírito Santo tem a unção de nos convencer do pecado, todos pecaram; da justiça, há uma justiça a ser exercida, por isso Jesus morreu em nosso lugar; do juízo, porque nosso campeão está com o Pai como vencedor e voltará para julgar vivos e mortos. O Espírito Santo sela, Ele nos deixa completamente pertencentes e dependentes da ação redentora de Deus em Cristo Jesus. O Espírito Santo nos dá a vida nova que necessitamos com sensibilidade de crer na mensagem da cruz.

     Assim vivamos conscientes de que o Espírito Santo é o Emanuel hodierno, Deus conosco eternamente. Mas Ele é Deus conosco e em nós todo o tempo, e para sempre até a consumação plena dos tempos. Somos filhos, servos e ovelhas do Espírito Santo, nosso Deus hoje.

 [Rev. Maurício Ferreira]

julho 14, 2023

O FILHO REDENTOR...

 Jesus...

     Jesus, o Cristo de Deus. Jesus o Filho Unigênito de Deus. Jesus o Redentor dos homens que nEle creem. Jesus o “agnus Dei”, isto é o Cordeiro de Deus. Jesus como Cordeiro vicário, tirou todos os pecados daqueles que nEle creem, no mundo. Jesus o Senhor, Onipotente, Onisciente e Onipresente, eterno, atemporal, infinito e glorioso Senhor e Deus de nossas vidas. Jesus é o Senhor do universo, que era no princípio, estava no princípio com Deus, e é Deus (João 1.1). Jesus, pois o verbo eterno.

     Quando pensamos em Jesus Cristo ficamos impressionados com Sua grandeza. Jesus reivindica ser o “Grande Eu Sou”, isto é Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Jesus veio ao mundo a mando do Pai para nos comprar pelo valor inominável de Sua vida de amor. Sua morte crucial foi substitutiva, vicária por nós. Jesus nos redimiu, comprou, tornando nossa cobertura cruenta por pecados que cometemos, todos eles.

     Assim, pensemos em Jesus Cristo como nosso suficiente Salvador. Pensemos nEle como nosso Senhor. Pensemos em Cristo como o Filho dado por Deus com o objetivo de todo aquele que nEle acredita, entendendo a mensagem da cruz, do amor divino expresso de modo prático através do único e suficiente Salvador: Jesus Cristo, o Senhor!

{Rev. Maurício Ferreira}

julho 06, 2023

VOLTANDO NO TEMPO...

                                 DUAS VIDAS, DOIS CAMINHOS...__________________________

Hoje ao chegar a casa, na volta da comemoração de um aniversário de quinze anos, deparei com a notícia da morte do "mega star" Michael Jackson. Fiquei triste, como é natural ante a morte de um ser humano! As notícias dizem que ele foi levado ao hospital já sem respirar, com parada cardíaca, aonde chegou já em coma e não retornou! Morreu! Dia 25 de Junho, aos cinquenta anos, o cantor e dançarino, um "ídolo pop mundial", mas morreu! Vendo este fato me lembro de outro ser humano, que também nascia há cinquenta anos.

Dois homens, duas vidas, dois destinos diferentes. A vida é mesmo um mistério incognoscível ao próprio ser humano. Dois homens nascem, crescem em universos diferentes, tomam rumos diferentes e chegam a alvos diferentes, na maioria das vezes. Mas, interessantemente tudo depende do começo, dos primeiros passos, da base ética virtuosa dada pelos progenitores ou tutores de cada ser humano, ou de um coração aberto a mudanças no trajeto da vida, sempre existe esperança para quem vive. Diz a psicologia que uma criança apreende nos três primeiros anos de sua vida uma gama de conhecimento tão intensa que jamais no mesmo período irá adquirir na vida. Os pais de um menino brasileiro, nascido nas Minas Gerais, o ensinaram a ser um homem simples, que nunca poderia ter tudo que desejasse, mas que era feliz com aquilo que tinha. Os pais do menino americano, Michael, logo descobriram, nele, um potencial artístico exuberante e o exploraram, exigindo dele mais do que poderia dar como um garoto de seis anos.

Enquanto o adolescente com catorze anos, brasileiro estudava e se preparava para a vida, o adolescente americano com a mesma idade fazia sucesso pelo mundo, vendia discos aos milhões, conquistava a fama e se celebrizava no mundo inteiro. O adolescente brasileiro estava entre seu fã clube espalhado pelo mundo.

Na transição para a mocidade continuava, cada um seu trajeto; o jovem brasileiro tentando uma faculdade e o jovem americano enriquecendo e se celebrizando cada vez mais. Vinte e quatro anos o auge da fama do jovem americano, Thriller foi seu álbum mais célebre, vendeu cento e nove milhões de cópias até hoje. O jovem brasileiro ingressava numa faculdade, já casado e com filhos. Bad, Dangerous e Invicible foram outros álbuns, que fizeram do homem americano uma "lenda viva" conforme os ditames da mídia contemporânea.

Quando olhamos para esta carreira, na verdade ainda hoje existem muitos milhares de fãs, e sempre existirão, mas ela, na realidade, terminou aos trinta e três anos, com o último e esplendoroso sucesso de vendas e mídia. Depois foi viver da fama adquirida, da celebridade conquistada até princípio da década de noventa. Mas ele já estava morrendo através da desilusão com a vida que levava, foi para a "Neverland" literalmente.

Estima-se que setecentos e cinquenta milhões de cópias foram vendidas por este artista de repercussão mundial. Neste trajeto, o jovem, moço de meia idade, brasileiro, deixou de lado seus ídolos humanos, incluindo Michael entre os vários que tinha, e passou a partir dos vinte anos a seguir somente um Senhor, JESUS CRISTO. Casou-se, teve três filhos, ingressou em uma carreira profissional e hoje vive com sua família. Seus filhos tem já uma vida independente e não moram mais com ele, mas juntos, unidos pelo Espírito divino formam uma família feliz e cristã. Está vivo!

E o outro? Morreu cedo! Embora tenha angariado muito dinheiro, a mídia diz que morreu sem nada, teve que dilapidar seu patrimônio para tentar quitar dívidas milionárias. Estava em franca e visível decadência! Morreu aos cinquenta anos no dia vinte e cinco de Junho de dois mil e nove. A ele podemos juntar outros como John Lenon, Jimmy Hendrix, Janez Joplin, Bob Marley, Elvis Presley, que não souberam viver, isto é, lidar com a própria fama.

O homem brasileiro, não é famoso, não vendeu discos, não é conhecido fora de seu pequeno universo, não é dono de sua própria vida, pois um dia a recebeu voluntariamente aquEle que é Senhor de todas as coisas: pois é soberano: JESUS CRISTO.

Duas vidas, dois caminhos, uma já acabou, a outra continuará enquanto Deus continuar colocando os "pontos e vírgulas" ou as "vírgulas", como pausas nas fases de sua vida. As bases foram colocadas, uma "rocha", outra "areia", (Mateus 7.24-29). Para a segunda a casa caiu!

A pergunta que me vem a mente numa hora assim é: e você meu querido e querida leitora, como sente que está sua vida? Está ruim? Eu quero lhe dizer que ainda existe esperança para você! Está boa, ainda tem muito a melhorar! Nosso futuro pode ser projetado agora, volte-se para Jesus Cristo e coloque a sua vida em suas divinas mãos e viva para sempre, mesmo que morra fisicamente (João 5.24-29).

Você que está vivo ainda tem a oportunidade de mudar seu futuro, faça-o agora, pois amanhã pode não ser mais, para você ou para mim. Mas seja como for, se Jesus estiver na condução de nossas vidas, certamente não temeremos a chuva, os rios transbordantes, os ventos impetuosos, tampouco as tempestades, pois estaremos firmados na rocha eterna. Abra seu coração para a Palavra de Deus e descubra nela seu real seguro de vida: JESUS CRISTO. Ele quer te salvar e te diz: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14.6). Michael Jackson morreu! Mesmo com toda fama. Ficará suas músicas, alguma influência que esmaecerá como o tempo. Mas ele não existe mais. Você está vivo, e pode se imortalizar, não por causa de obras feitas por mãos humanas, mas pela obra redentiva da cruz, eterna! E dai? (SDG) 

{Rev. Maurpicio Ferreira}

YAHWEH...

 Deus...

     O Salmo 139 nos coloca diante de algumas perfeições divina incomunicáveis: onipresença, onisciência e onipotência. Deus, sim está presente em qualquer local, sabe de tudo acerca de todos e tem todo poder para fazer mais que imaginamos, pedimos ou pensamos em seu ser.

     Você percebe isso quando a Bíblia nos fala que Deus está onde quer que estejamos Ele habita nossos corações e onde quer que estejamos Ele estará. Mas, além disso, independente de nós, Deus habita todo universo e a terra. Também o vemos conhecendo nossas palavras antes de lhas proferirmos, conhecer-nos em substância ainda não completamente formada, e entreteceu nossas vidas desde o ventre de nossa mãe. Mas quando percebemos os grandes feitos do criador entenderemos o quão poderoso Ele é, pois sabemos que Ele domina sobre a natureza, repreende-a e muda-a apesar de sua dureza e inflexibilidade.

     O Deus que criou, é o mesmo que cuida e dirige toda criação e todos os seres criados pelo verbo criador ou pelas mãos e sopro vivificador. Deus é o senhor do universo criado e da terra como habitação do homem. Hoje vivemos nós sob a égide cuidadosa do Senhor Deus Onipotente, Onisciente e Onipresente. Louvado seja Deus que criou, manteve, sustém e salva a humanidade criada, seus filhos.

{Rev. Maurício Ferreira}

junho 30, 2023

DEUS É QUEM EDIFICA...

 Se o Senhor não edificar...

     Assim inicia o Salmo 127: “Se o Senhor não edificar... se o Senhor não vigiar a cidade”. Eu emito minha palavra acerca desses inícios entendendo que nada na nossa vida deve planejado sem que na dianteira esteja o criador do universo, tudo e todos; sem que no cuidado esteja o Senhor dos senhores e Rei dos reis. O proverbista nos fala que podemos fazer planos em nossos corações, mas a resposta correta dos lábios vem do Senhor (Pv 16.1).

     Nós não temos noção da soberana condução divina sobre nossas vidas. Nós gostamos de pensar que temos “livre arbítrio” sobre nossos passos. Primeiro engano é que não temos livre arbítrio sobre nossas vidas, somos totalmente dependentes de Deus, mesmo tendo “livre agência” sobre nossas decisões naturais.

     Assim, pensemos atentamente sobre nossa vida. Sobre o que compreendemos estar sendo edificado nela: nosso lar, família, planos, profissão, objetivos cotidianos. Pensemos que Deus está na direção do nosso caminhar diário e entendamos que se Deus não faz, nós fazemos castelos de areia sob o alicerce da mesma matéria. Olhemos, portanto para o trono e descansemos no Senhor, pois a promessa a nós feita é que “aos amados, Ele dá enquanto dormem”. Assim, descansemos no autor e consumador de nossa fé todo dia confiantemente.

{Rev. Maurício Ferreira}

junho 24, 2023

DEFINIÇÃO CRISTÃ.

Ser ou não ser?

     Esse é um tema que uso recorrentemente, pois além de gostar a citação shakespeariana da frase, trago para reflexão pessoal, pois não existe meio termo na vida cristã, ou somos ou não somos. Ser cristão precisa ser nossa prioridade, olhar para o trono de graça deve ser a tônica de nossa vida com Jesus todos os dias. Não existe possibilidade do cristão andar na corda bamba, tampouco com um pé de cada lado da sua história de vida. Definição diante de Deus e consequentemente do mundo precisa ser nossa postura.

     Vivemos num mundo polarizado, onde não se tem convicção do que se acredita, mas sim convicção de ódio contra alguém. A vida cristã não tem uma conotação negativa de ódio, mas sim a conotação positiva do amor. Fomos amados primeiro com o amor perfeito e constrangedor do Deus Pai. Assim, vamos caminhar entendendo que devemos amar os nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem, mesmo que pensemos ser impossível isso, veremos que assim fomos amados.

     Pensando em tudo supracitado, vamos ser cristãos de fato, sem restrições, sem discriminação, sem rodeios, sejamos de fato e de direito “o cristão” que Deus espera que sejamos cristãos, sem nenhuma sombra de dúvida pessoal. É isso: somos ou não somos, definitivamente.                 

{Rev. Maurício Ferreira}

junho 15, 2023

JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO!

 Expectativa do crente.

     Vive-se, o dia a dia, conscientes de que estamos caminhando para algum ponto de referência final. Podemos pensar na cova em um cemitério, podemos pensar numa vida eterna. Se um ou outro estaremos sempre rumo ao nosso chamado secularmente de “destino”. O cristão verdadeiro, que conhece a Jesus Cristo, vive a expectativa do “porvir”, que chamamos pelo nome de “parousia”. Parousia também chamamos de volta de cristo.

     Hoje, caminhamos pelas sendas espirituais, como cristãos, como filhos de Deus, com a certeza de que não estamos sem norte ou sem um alvo preestabelecido, pois vivemos a certeza de que Deus já tem nosso alvo de vida espiritual, escrito, traçado e determinado. Enquanto caminhamos nos dias atuais, temos já nossa expectação que é o retorno de Jesus Cristo, pois essa é a promessa que ele nos fez, de que iria voltar para julgar os vivos e os mortos.

     Vamos entender que existimos com o coração cheio de a expectativa do reencontro com o Senhor Jesus Cristo, para um encontro final, para ouvirmos o acórdão sentencial definitivo. É muito bom sabermos que não vivemos para morrer, mas vivemos para a eternidade em Cristo. Você já se imaginou definitivamente com Deus, nosso criador, sustentador e Senhor? Sim, então viva para o louvor de sua glória enquanto espera.

{Rev. Maurício Ferreira}

junho 06, 2023

CRER E OBEDECER...

Responsabilidade do crente.

     Primeiro temos que pensar assim: a responsabilidade do crente é crer em Jesus Cristo. Mas a própria Bíblia nos questiona assim: “Você crê que Deus é um só? Faz muito bem! Até os demônios creem e tremem. (Tiago 2.19), que podemos pensar sobre isso? Entendamos que falar é fácil, nada custa e está diante de nós. Mas a realidade é que a responsabilidade do crente vai muito além do que vemos e cremos, embora esteja nelas baseada.

     A responsabilidade do filho de Deus está numa vida de obediência constante e fiel todo dia. Deus nos requer muito pouco, ao nos falar de conduta cristã, nos conduz à fé salvadora. Ao mesmo tempo quando vislumbramos a ordem do Cristo, entenderemos que crer nos induz à obediência de vida, constante. O cristão, filho de Deus certamente irá perseverar, permanecer em sua fé até ou mesmo que esta o conduza à morte, ela não vem de nós, é dom de Deus, para evitar nossa glória vã ou vanglória isto é orgulho, soberba, a doença do ego.

     Entendendo isso, vivamos conscientes de que nós cristão, devemos viver a responsabilidade dos que creem e obedecermos, mostrando ao mundo que o autor e consumador de nossa fé está vivo e ativo no governo do mundo.   

[Rev. Maurício Ferreira]

junho 01, 2023

OBEDECER E SERVIR.

 Disponibilidade cristã.

     Temos ministérios variados na Igreja de Jesus, nossos ministérios estão diretamente ligados aos dons espirituais que Deus nos dá como lhe apraz e, ainda, que devemos buscar com afinco os melhores dons. Entendamos que Deus dá conforme sua boa vontade, mas que devemos entendê-la e buscar de todo o coração o que de melhor Ele tem para mim para edificação de sua Igreja.

     Assim pensando, estejamos disponíveis para que o Senhor nos use na edificação de sua Igreja conforme o seu prazer em realizar esse projeto de construção do reino em nosso meio a cada e todo dia. Deus edifica a Sua Igreja de muitas formas, e uma delas é “usar a mim e a você” como Ele desejar. Imagine-se como um instrumento valioso nas mãos do criador e Senhor de tudo e de todos, imaginou? Pois é exatamente assim que somos nas mãos do Senhor.

     Agora desejo que exercitemos nosso coração para tentar entender o que Deus tem para nós coletivamente e então como Deus nos utilizará individualmente nesse projeto de Seu eterno reino. Deus está edificando a Sua Igreja, Deus está trabalhando no Seu original projeto desde sempre e para sempre, que sejamos vasos nas mãos desse oleiro eterno e gracioso, hoje

{Rev. Maurício Ferreira}

maio 03, 2023

PERDOAR, MISSÃO DE VIDA.

 Vivamos para perdoar.

     Nossa alegria é saber que Deus nos perdoou e deu vida nova. Como é bom pensar na misericórdia de Deus para conosco, pois nos sentimos abençoados e liberados para viver o reino e libertados para seguir vivendo em Cristo Jesus. Quando nos vemos neste caminhar sob a misericórdia graciosa de Deus, precisamos analisar e avaliar o valor de todo amor divino e assim nos voltarmos a fazer a mesma coisa, perdoar, ser misericordioso e gracioso para com todos que se aproximem de nós.

     Somos perdoados, portanto devemos viver para perdoar o próximo e ter sempre o coração limpo e desimpedido de qualquer forma de rancor, amargura e ou ódio. Somos abençoados com tudo que o Senhor nos concede espiritual e humanamente na vida. Deus nos ordena perdoar 70x7, perdoar de forma indefinida, perdoar porque fomos e somos perdoados, mais, muito mais que merecemos, cabe-nos obedecer e vivermos para perdoar ao próximo e a nós mesmos inúmeras vezes.

     Assim, devemos entender e ser cristãos que vivem como discípulos de Cristo Jesus que foi a uma cruz, morrer por nossos pecados, se fazendo justiça de Deus para que todo aquele que nEle crer viva eternamente por causa do amor divino por nós pecadores.

{Rev. Maurício Ferreira}

abril 26, 2023

MISERICÓRDIA DIVINA.

 Confissão ante o Trono...

     “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1.9). Deus nos fala sobre confissão de pecados. Afirmativamente nos diz a Bíblia que devemos confessar os pecados reconhecidos e arrependidos. Não podemos dizer que amamos a Deus se agirmos deliberadamente de modo contrário à sua vontade.

     Mas, atentemos, pois se confessarmos os nossos pecados, seremos perdoados por Deus, rico em misericórdia, em sua misericórdia fiel e justa. Todo cristão tem clara percepção de seus pecados, mesmo porque se não o tiver, não será cristão. Portanto, confessemos os nossos pecados diante do trono para sermos perdoados, pois só confessa pecado aquele que entendeu a mensagem da cruz e é, hoje, filho de Deus em Cristo Jesus.

     Somos cristãos? Se sim, confessemos nossos pecados; mas se não formos Deus concederá as possibilidades e oportunidades de arrependimento e confissão. Povo que se chama pelo nome do senhor, humilhe-se, ore, e busque ao Senhor, converta-se dos maus caminhos e seremos ouvidos certamente. Deus nos ordena que confessemos os pecados, pois Ele está pronto a perdoar, vamos?

{Rev. Maurício Ferreira}

abril 21, 2023

TUDO QUE VEM DE DEUS É BOM...

 Tudo coopera...

     “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8.28). Pensarmos neste versículo nos faz tentar entender o que seria isso. Deus é o Senhor do universo, o Pai exaltado, o Criador e Senhor Sustentador de tudo e toda Sua criação. Não há nada ou ninguém que esteja numa posição hierárquica entre tudo que há acima dEle. Existe dentre todas as perfeições divinas sua onisciência.

     Quando nos encontramos diante do Trono, entendemos que tudo está sob Seu comando espiritual e material. Assim, se nosso Deus é Senhor de tudo e todos. Todas as coisas para aqueles que o amam cooperarão para o bem. O bem ou bom natural, intrínseco, interno, essencial em Deus, por Deus e para Deus. Tudo coopera para a mais alta qualidade para aquele que ama a Deus. Tudo, e este tudo está relacionado com Deus, o Senhor que conduz que é o único que é “bom” de acordo com Jesus Cristo.

     Portanto, se amarmos a Deus, poderemos descansar no seu cuidado e proteção e na sua bondade intrínseca que nos contagia e consequentemente coopera na nossa trajetória. É isso!

{Rev. Maurício Ferreira}

abril 04, 2023

ROMANOS 8.37

 Mais que vencedores.

     “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8.37). Será que temos o real entendimento do que este versículo nos fala? Creio que gostamos de frases de efeito e muitas vezes alguns versículos se tornam para nós, apenas isso: Uma frase de efeito, um provérbio popular ou um adágio para se seguir. Devemos entender que tudo que nos acontece é somente pela soberana misericórdia divina.

     Antes de dizer este versículo, Paulo utiliza a pena para falar do cuidado divino e depois dele também continua a fazê-lo, nos colocando numa estreita relação com o Senhor que é constante, firme, forte e perene. Então, em tudo isso, somos mais que vencedores, intermediados por aquele que nos amou a ponto de morrer a nossa morte para nos legar vida eterna: Jesus Cristo.

     Assim, vamos entender que na trajetória da vida existe uma cruz, que nela foram vencidos: a morte, a carne e Satanás, inimigos naturais dos filhos de Deus. Assim, nossa vitória tem os méritos do Cristo de Deus, Jesus. Descansemos nas promessas do criador e vivamos sob um processo obediente quanto ao Seu doce amor.

{Rev. Maurício Ferreira}

março 28, 2023

VIVER AMOROSAMENTE

                                                     Vida real                                                         

     Gálatas 6.1-5 nos leva para esta visão de uma vida real. O Senhor nos fala que devemos viver de forma solidária, na instrução, na exortação, na caminhada cristã. Ajudem-se um ao outro, levem a carga uns dos outros, sirvam uns aos outros, edifiquem-se uns aos outros e faça tudo com espírito de brandura.

     Mas cuidemo-nos para que ao caminhar ao lado do faltoso, ou tentarmos ajudar reanimando nosso próximo, não sejamos também tentados, pois isso também é muito comum, na caminhada em santidade e graça. Devemos caminhar sustentando-nos mutuamente, mas lembrarmo-nos que de nossa vida, daremos conta individualmente.

     Portanto, lembremos que somos os únicos responsáveis no relacionamento com Deus. Os únicos. Não podemos utilizar de nenhum tipo de chantagem com o Senhor, pois Ele já está escrevendo e analisando nossa caminhada, dia a dia. Assim, tudo que realizamos para o outro entra na conta, mas principalmente o “como” está nosso coração em cada instante é que contará diante do Pai.

{Rev. Maurício Ferreira}

março 21, 2023

NOSSO SENHOR.

 Deus é nosso Senhor!

     Quando entendemos o que é ser servo “doulos”, escravos é que percebemos que Deus é Senhor. Deus é Senhor, o que nos mostra claramente que quem dirige, conduz, guia toda a criação é Ele, o Senhor Deus. Por isso nada está fora de sua autoridade decretiva ou permissiva. Deus é Senhor quer dizer que Ele caminha na direção de todas as criaturas e demais criações que existem, vivem, convivem e sobrevivem sobre a face da terra.

     Deus é Senhor, da vida de cada um de nós. Quando digo Deus é Senhor, estou defendendo a soberania divina sobre toda criação, porque Deus faz, desfaz e refaz, como, quando quer e se quiser. Deus não se furta a sua responsabilidade divina de ser o único, supremo e altivo Senhor. Este Deus Senhor conduziu e continuará conduzindo sua criação e particularmente seu povo eleito todos os dias até a consumação dos séculos.

     Não sei você, mas me deleito descansando no senhorio divino, pois entendo que minha participação nesta vida está em ser obediente ao único Senhor: Deus!   

{Rev. Maurício Ferreira}

março 16, 2023

SAL E LUZ NO MUNDO?

Quem somos nós?

     “Sal da terra e luz do mundo”. Sal, salga, conserva, preserva e faz arder. Luz dissipa trevas. Jesus nos fala aquele humilde, chorão, manso e faminto diante de Deus; mas também o misericordioso, Santo, pacificador e perseguido por causa da justiça que é cheio ao buscar com avidez, é “sal da terra” e igualmente “luz do mundo”. Isto quer dizer que temos uma funcionalidade passiva diante de Deus para sermos ativos diante do mundo.

     Quando nos dobramos diante do Senhor, temos condições de andar altaneiramente diante do próximo, tendo os pés como os da corça, leves e suaves na representação do Reino de Deus nesta terra. Somos embaixadores do Reino, assim, necessitamos viver o reino de Deus enquanto por aqui tramitamos e militamos. Para que sejamos “sal e luz” precisamos estar antes diante de Jesus, diante do trono todo tempo. Então, analisemos nossos passos, para ver se estamos caminhando sob a autoridade, assim submissos da Deus, para servirmos no mundo como filhos de Deus.

     Sal da terra e luz do mundo significa vida ativa na obra evangelística que o Senhor Jesus Cristo nos deixou para realizar em cada dia que aqui passamos, pregando o Evangelho a todo mundo por toda terra.                               

{Rev. Maurício Ferreira}